O“hot hatch” de edição limitada, feito com o contributo de Akio Toyoda após correr em Nürburgring, estará disponível na Europa.
A Toyota estreia na edição deste ano do Tokyo Auto Salon o GR Yaris Morizo RR, uma edição limitada do GR Yaris feita para circuito. Esta variante mais extrema do “hot hatch” tem a particularidade de ter sido desenvolvida com o contributo do chairman da marca nipónica, Akio Toyoda, durante as corridas de resistência, incluindo as 24 Horas de Nürburgring. Este GR Yaris Morizo RR utiliza o mesmo sistema Direct Automatic do GR Yaris normal, uma caixa automática com conversor de binário de oito velocidades, de origem ZF, que permite passagens mais rápidas e melhor controlo. A suspensão também contempla uma afinação mais adequada a circuitos, assim como a direção, e há um novo modo 4WD que permite uma distribuição de binário na proporção 50:50.
Esteticamente, o Morizo RR dispõe de uma asa traseira em fibra de carbono, saias laterais mais pronunciadas e um spoiler dianteiro que aumenta a “downforce”, além de contribuir para uma redução do peso. As pinças de travão amarelas permite uma espécie de efeito de contraste com a cor exterior Gravel Khaki, além de umas jantes em tom bronze mate. Por dentro, há um volante de competição revestido em Alcantara, a assinatura de Morizo no para-brisas, bancos com apoios de cabeça modificados e pespontos em amarelo, aplicações em preto piano, um painel de instrumentos em TFT e uma placa alusiva à edição limitada. O motor deverá ser o mesmo 1.6 de três cilindros turbo do GR Yaris convencional, a debitar 280 cv.
Ao todo serão construídas 200 unidades deste GR Yaris Morizo RR, divididas na mesma proporção entre o Japão e a Europa. Nas imagens surge um protótipo, sendo que o carro final deverá ser mostrado na primavera.
