- A Citroën estará presente no Salão Automóvel de Bruxelas 2026, com um stand que irá refletir toda a criatividade e capacidade de inovação de uma marca que vive um momento dinâmico excecional.
- Essa energia é ilustrada pela forte expressão de uma visão de futuro com o concept car ELO apresentado em estreia mundial ao público, uma gama renovada liderada pelo novo porta-estandarte da marca, o C5 Aircross, a ousadia do Ami na sua versão Dark Side e a paixão pelo automóvel com a exposição de um monolugar de Fórmula E.
- A Conferência de Imprensa terá lugar no stand no dia 9 de janeiro às 09h40 (hora local), na presença de Xavier Chardon, CEO da Citroën, e de Pierre Leclercq, Responsável pelo Design.
Por ocasião do Salão Automóvel de Bruxelas, que abrirá as suas portas ao público a 9 de janeiro de 2026, a Citroën desvendará um stand à sua imagem: colorido, moderno, acolhedor, que ilustra toda a criatividade e inovação da marca francesa. Uma marca em pleno auge que reivindica, mais do que nunca, a sua singularidade: tornar a mobilidade acessível, pensar em soluções engenhosas, oferecer conforto, propor o que realmente importa e eliminar o supérfluo, abordar todas as formas de viver o automóvel, deixando a escolha da energia e da silhueta à escolha dos cliente particulares e dos profissionais.
O stand reflete a incrível energia que está a impulsionar a Citroën. O público poderá descobrir um concept car inovador, inteligente e surpreendente, apresentado em estreia mundial, o Citroën ELO. Ao seu lado estará uma gama totalmente renovada, com o novo C5 Aircross, finalista do prémio “Car Of The Year”, e porta-estandarte que incorpora o melhor savoir-faire da Citroën, mas também o AMI, pioneiro da micromobilidade elétrica, que revela pela primeira vez num salão o seu lado obscuro com a versão Dark Side, ou ainda um monolugar que reaviva a paixão pelo desporto automóvel com a chegada da Citroën ao Campeonato do Mundo de Fórmula E, sublinhado por um pódio logo no primeiro e-Prix da temporada, em São Paulo.
A Conferência de Imprensa terá lugar na sexta-feira, dia 9 de janeiro, às 09h40 (hora local; 08h40 em Portugal Continental), com a presença de Xavier Chardon, CEO da Citroën, e de Pierre Leclercq, Responsável pelo Design da marca francesa.
Citroën ELO: um Pequeno que pensa Grande
A Citroën escolheu Bruxelas para desvendar, publicamente e em estreia mundial, o ELO, um concept car concebido como um verdadeiro laboratório de ideias. O ELO está totalmente enraizado na sociedade e nos estilos de vida em evolução: responsável, funcional, inteligente, multiusos, acessível e decididamente simpático. Compacto (4,10 m), mas incrivelmente espaçoso, o ELO é “o pequeno que pensa em grande”. A sua arquitetura 100% elétrica é explorada de forma otimizada para oferecer um espaço modular que pode acomodar até seis pessoas, transformando o habitáculo num verdadeiro espaço de vida. O ELO facilita tudo: deslocações, momentos de relax, lazer, teletrabalho. Concebido para uma vida em movimento, o ELO utiliza materiais práticos, resistentes e inovadores, desenvolvidos em colaboração com a Goodyear e a Decathlon, dois parceiros especialistas nas suas áreas.
Com o ELO, não é o cliente que se adapta ao veículo, mas sim o veículo que se adapta às necessidades do cliente. Em referência, apresenta-se com 4 lugares, com um banco do condutor em posição central, que beneficia, assim, de uma nova sensação de visibilidade, fruto de um para-brisas de 180° e uma interface moderna e engenhosa, enquanto os passageiros traseiros beneficiam de um espaço imenso. Este banco do condutor pode ser virado para estabelecer uma conversação ou para trabalhar com um suporte específico. Adicionalmente, em caso de necessidade, dois bancos adicionais podem ser desdobrados para transportar um total de seis pessoas. Pode ainda ser transformado num espaço para que duas pessoas possam dormir, numa sala de home cinema, para fornecer energia e multiplicar os usos. O ELO renova o universo da mobilidade e torna-se o catalisador de momentos partilhados a dois, em família ou entre amigos.
Com o seu design inovador, energia contagiante e engenho, o ELO ilustra magistralmente o espírito Citroën: original, criativo, otimista, inteligente, orientado para o bem-estar dentro e fora do veículo. O ELO é uma verdadeira lufada de ar fresco para uma forma diferente de ver o automóvel.
Novo C5 Aircross: o porta-estandarte da Marca muda de escala
A Citroën apresenta em Bruxelas o novo C5 Aircross, uma evolução profunda que reposiciona este modelo no coração do segmento C dos SUV. Mais carismático, mais tecnológico e mais eficiente, afirma-se através de um design simultaneamente musculado e fluido, otimizado para a aerodinâmica.
A bordo, a Citroën oferece uma verdadeira experiência de viagem em classe conforto: habitabilidade generosa, espaço excecional na segunda fila, volume da bagageira preservado independentemente da motorização. Condutor e passageiros descobrem um habitáculo de alta tecnologia, sublimado pelas suspensões com Amortecedores Hidráulicos Progressivos, bancos Advanced Comfort e um painel de instrumentos modernizado, cujo ecrã tátil Cascade de grandes dimensões reforça a ergonomia e a intuição. A condução ganha em serenidade graças às tecnologias de assistência de última geração, nomeadamente o Citroën Matrix LED ou o Pack Drive Assist 2.0.
No que diz respeito às motorizações, a Citroën oferece uma gama eletrificada particularmente ampla. O C5 Aircross está disponível em versão híbrida, com autonomia até 950 km, em versão híbrida Plug-in, com mais de 100 km de circulação elétrica em condições urbanas e cerca de 1.100 km totais, e em versão elétrica acessível e versátil, com uma autonomia até 520 km.
Citroën Ami Dark Side: o enfant terrible assume o seu lado obscuro
Pioneiro da micromobilidade elétrica há cinco anos, o Citroën Ami continua a redefinir os usos urbanos. Com um design inspirado na animação, uma simetria lúdica e um carácter jovial, o Ami conquistou cerca de 85.000 utilizadores, desde o seu lançamento. Em 2025, adotou um visual mais robusto, sem renunciar à sua candura característica.
Em Bruxelas irá mostrar o seu lado obscuro com a nova edição Ami Dark Side. Vestido com uma tonalidade Black Night — um preto mate profundo — realçada por elementos gráficos brancos, o Ami Dark Side torna-se mais rebelde e mais elegante, sem perder o seu espírito divertido e desenfadado.
Sempre compacto, sempre 100% elétrico, sempre acessível a partir dos 14 anos, dependendo do país (em Portugal desde os 16 anos, com carta de condução da categoria B1), o Ami permanece fiel à promessa da Citroën: mobilidade fácil, segura, acessível, personalizável e decididamente humana. O Ami Dark Side continuará, assim, a explorar um território que a Citroën inventou, o da micromobilidade elétrica suave e inteligente, pensada para o dia a dia.
Fórmula E: a Citroën junta-se a um campeonato inspirador
A Citroën assinala no Salão de Bruxelas a sua entrada oficial no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E, marcando uma nova etapa importante na sua história desportiva. Com uma herança forjada nos Rally Raids, no WRC e no WTCC, a Marca aborda esta disciplina com a mesma determinação: aprender rapidamente, progredir sempre, ter um desempenho sustentável. Esta motivação foi coroada de sucesso logo no primeiro E-Prix da temporada, realizado a 6 de dezembro, em São Paulo, com um pódio conquistado pelo piloto Nick Cassidy.
A Fórmula E assume o espírito da nossa época: uma competição 100% elétrica, empenhada, responsável, disputada no coração das cidades e concebida para um público jovem, conectado e internacional. Oferece à Citroën uma plataforma tecnológica e mediática notável, bem como um terreno de inspiração para a mobilidade elétrica do futuro.
O monolugar exposto em Bruxelas ostenta uma pintura tricolor, testemunho do orgulho de representar o savoir-faire francês nas pistas e de inscrever a Citroën num novo horizonte desportivo.
