Mais uma época completa para o piloto Rafael Cardeira, que culmina num momento solidário, como consolidação de um dos seus projetos de Responsabilidade Social. Numa ação que caracteriza o envolvimento com a comunidade para além da atuação desportiva, o piloto do Sporting Clube de Portugal fez o encerramento da ação KM’Solidários, que entregou à ONG Atlas – People Like Us um cheque com o valor correspondente a cada quilómetro competitivo percorrido durante a época.
940 foi o número total de quilómetros competitivos que Rafael Cardeira percorreu ao longo da temporada de 2025, valor que corresponde ao cheque entregue no âmbito do projeto KM’Solidários à ATL
Rafael Cardeira manifestou grande satisfação com esta iniciativa, sublinhando o valor de retribuir à sociedade o apoio recebido ao longo das competições, destacando ainda a relevância de apoiar instituições cujo trabalho é fundamental no suporte social e na ajuda às comunidades mais vulneráveis.
A ação teve também a participação da TIEN21, uma das marcas que apoia o projeto do piloto da Marinha Grande, e que também teve um papel ativo ao oferecer eletrodomésticos, reforçando o compromisso conjunto com a responsabilidade social e o apoio à comunidade. Joana Matos, Diretora de Marketing e Comunicação da marca, sublinham o orgulho em integrar a iniciativa: “Identificámo-nos desde cedo com esta vertente do projeto do Rafael e seguimos juntos desde então. Achamos que as empresas têm a responsabilidade de contribuir para a sociedade e apoiar causas que geram impacto real.”
Para a CO2 Auto, reconhecida pelo envolvimento contínuo em ações sociais e pela proximidade à comunidade: “Esta ação reforça aquilo que acreditamos ser um pilar fundamental da nossa estrutura – estar presente na comunidade, isto é tão importante como o nosso trabalho diário”, indica Octávio Filipe, Sócio-Gerente da CO2 Auto.
A ação teve representantes do Municipio Marinha Grande, Alcobaça e da Junta de Freguesia de Pataias e Martingança, que reforçaram a importância da iniciativa das empresas privadas no apoio à população local, sob veículo de iniciativas como os Km’Solidários. Foi ainda destacado o papel importante do piloto junto dos jovens das escolas dos concelhos e freguesias abrangidas pelas suas visitas e intervenções solidárias.
Para Helena Vasconcelos, presidente da ATLAS – People Like Us, a relação próxima da instituição com Rafael Cardeira, é de extrema importância para a visibilidade dada às causas sociais e para o impacto humano destas ações junto dos beneficiários, sublinhando a expansão da instituição sem perder a ligação às origens. O piloto do Sporting Clube de Portugal refere que “O desporto só faz sentido quando conseguimos devolver à sociedade parte daquilo que ela nos dá, especialmente no apoio a instituições que fazem um trabalho indispensável a nível social e que apoiam os mais carenciados.”
