- Mais incisivo, mais técnico: Opel Astra e Astra Sports Tourer com Blitz iluminado e Opel Compass, bem como iluminação Intelli-Lux HD pela primeira vez
- Impressionante phygital: concept-car Opel Corsa GSE Vision Gran Turismo de elevado desempenho
- O Opel totalmente elétrico mais rápido: vencedor do troféu “Volante de Ouro” [1], o Mokka GSE traz para as estradas o ADN dos ralis
- Primeiro Opel elétrico a bateria com tração integral: Grandland Electric AWD com 239 kW (325 cv)
- SUV familiar totalmente elétrico com maior autonomia: o Opel Frontera Electric Extended Range
- Sexta-feira, dia 9 de janeiro de 2026, às 08h00 (em Portugal Continental): o CEO Florian Huettl apresenta os novos modelos Opel no Hall 5 da Brussels Expo.
2025 foi um ano marcado pelo “OMG! GSE” na Opel – arrepios, velocidade e emoções elétricas. A marca inicia o novo ano com o mesmo ímpeto, arrancando em 2026 com uma presença emocionante no Salão Automóvel de Bruxelas 2026, de 9 a 18 de janeiro. Os novos Opel Astra e Astra Sports Tourer irão, assim, celebrar as suas Estreias Mundiais na 102.ª edição deste salão internacional. Os best-sellers da classe compacta “made in Germany” estão mais elegantes e mais técnicos do que nunca, integrando, pela primeira vez, o Opel Blitz permanentemente iluminado no centro da moderna frente da marca Opel Vizor, bem como a inovadora iluminação adaptativa Intelli-Lux HD, única no segmento.
Visitantes profissionais e público em geral poderão ali notar que o novo Astra já incorpora elementos do Opel Corsa GSE Vision Gran Turismo. O mais recente concept-car de elevadas performances da Opel irá, mais uma vez, fundir os mundos digital e real no Hall 5, criando momentos “OMG! GSE” fascinantes. O mesmo acontece com o novo Opel Mokka GSE, que já está disponível para encomenda. O vencedor do troféu “Volante de Ouro 2025”1 (“Goldenes Lenkrad 2025”, no original) representa o próximo patamar do conceito “Grand Sport Electric” e, assumindo-se como o modelo Opel totalmente elétrico mais rápido, com 207 kW (281 cv), traz para as estradas o ADN dos ralis.
“Em 2026 iremos celebrar os 90 anos dos automóveis compactos da Opel. Esta história de sucesso está claramente focada no futuro. É por isso que estamos a apresentar os nossos novos Opel Astra e Astra Sports Tourer em Bruxelas, logo no início do ano. Eles irão impressionar o público com tecnologias inovadoras e um design ainda mais arrojado. Ao mesmo tempo, tal como o novo Mokka GSE, mostram como nós, na Opel, transformamos ideias visionárias em realidade. Visite-nos no Salão Automóvel de Bruxelas 2026 e veja por si mesmo”, afirmou Florian Huettl, CEO da Opel que convida os visitantes a deslocarem-se ao stand da Opel, no Hall 5, palco onde irá apresentar os novos modelos à imprensa na sexta-feira, dia 9 de janeiro, às 09h00 locais (08h00 em Portugal Continental).
Os visitantes também podem conhecer outros modelos da Opel na Brussels Expo, com destaque para o novo Opel Grandland Electric AWD (All-Wheel Drive), o primeiro veículo elétrico com tração integral da marca. A gama de veículos elétricos a bateria em exposição é completada pela versão Extended Range do Opel Frontera Electric, bem como pelo pequeno automóvel mais vendido do mercado alemão, o Opel Corsa. Além disso, uma edição especial do Opel Vivaro Sportive mostra que este veículo comercial ligeiro multifunções não é apenas altamente prático e flexível, mas também pode brilhar com um visual desportivo. O Vivaro estará em exposição na área da Stellantis Pro One, adjacente ao espaço da Opel.
Estreia mundial: Novo Opel Astra com Blitz e Intelli-Lux HD constantemente iluminados
O novo Opel Astra e o novo Opel Astra Sports Tourer, concebidos, desenvolvidos e construídos em Rüsselsheim, serão em breve apresentados com um novo visual, um design ainda mais arrojado e ainda mais tecnologias de ponta e características de conforto, quando celebrarem as suas Estreias Mundiais no Salão Automóvel de Bruxelas de 2026. Os destaques do novo visual incluem o Opel Blitz iluminado pela primeira vez – e de forma constante – no Opel Vizor aperfeiçoado, bem como o Opel Compass iluminado. A vista frontal é claramente inspirada no mais recente concept-car Opel Corsa GSE Vision Gran Turismo de elevado desempenho. Outra característica única na classe compacta é a tecnologia de iluminação utilizada em ambos os lados do Opel Vizor. O SUV Opel Grandland topo de gama serviu de inspiração aqui: a iluminação Intelli-Lux HD adaptável e sem encandeamento, com mais de 50 000 elementos, está agora disponível pela primeira vez para os modelos Astra e Astra Sports Tourer.
O novo visual também se reflete no interior. Mesmo a versão de entrada na gama estará equipada de série com os bancos Intelli-Seats, especialmente desenvolvidos pela Opel, com recortes ergonómicos, disponíveis pela primeira vez no Astra. Entretanto, os engenheiros e designers mantiveram-se fiéis à abordagem “Greenovation” da Opel: o interior do novo Astra é concebido de materiais 100% reciclados. E graças à sua bateria de 58 kWh, o Astra Electric totalmente elétrico pode percorrer até 454 quilómetros sem emissões locais (WLTP[2]), mais 34 km face à geração anterior. Além disso, o modelo disponibiliza, pela primeira vez, V2L – Vehicle to Load, permitindo que dispositivos externos, como bicicletas elétricas, sejam carregados sem a necessidade de fontes de energia adicionais.
Opel Corsa GSE Vision Gran Turismo: Puro desempenho no mundo real e digital
O futuro da marca de elevada performance GSE é representado pelo mais recente conceito de Rüsselsheim. Com uma potência de 588 kW (800 cv), 800 Nm de binário, aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,0 segundos e uma velocidade máxima de 320 km/h, o sensacional Opel Corsa GSE Vision Gran Turismo representa puro desempenho elétrico, enquanto sublinha o compromisso da Opel com o importante segmento dos automóveis pequenos. É o primeiro concept-car phygital da marca alemã, fundindo os mundos digital e real. Os visitantes do Salão Automóvel de Bruxelas poderão ver de perto o modelo físico, mas todos os demais poderão experimentá-lo virtualmente na plataforma, Gran Turismo 7, um dos principais simuladores de corrida do mundo.
“OMG! GSE”: Novo Opel Mokka GSE totalmente elétrico com velocidade máxima de 200 km/h
Já disponível para encomenda, o novo Opel Mokka GSE promete proporcionar ainda mais momentos “OMG! GSE”. O modelo traz, para o dia a dia, as sensações do automobilismo inerentes ao novo Mokka GSE Rally. Com 207 kW (281 cv), o recém-chegado é tão potente quanto o seu homólogo de ralis, e com o binário imediato de 345 Nm, acelera de forma igualmente intransigente, completando o sprint dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,9 segundos. Com uma velocidade máxima de 200 km/h, é o Opel totalmente elétrico mais rápido do mercado. A tecnologia sofisticada, que também foi inspirada no carro de ralis, contribui para o seu desempenho excecional. Por exemplo, o Mokka GSE tem um diferencial autoblocante Torsen de placas múltiplas, bem como um chassis com eixos especialmente concebidos e novos amortecedores hidráulicos. Todos os componentes de alta tensão também são provenientes do Mokka GSE Rally. Assim, o potente veículo totalmente elétrico de produção desperta o entusiasmo dos especialistas e do público, tendo, entretanto, conquistado o galardão “Volante de Ouro 2025” na Alemanha como “Melhor Automóvel Pequeno”1.
Opel Grandland Electric AWD: Primeiro modelo Blitz totalmente elétrico com tração integral
O novo Grandland Electric AWD (All Wheel Drive), que a Opel está a apresentar em Bruxelas, é o primeiro veículo elétrico com tração integral da marca. Ele demonstra como o máximo conforto e a utilidade no dia a dia podem ser combinados com uma condução potente e sem emissões locais. Isto é garantido por uma potência do sistema de 239 kW (325 cv) e um binário máximo de 509 Nm.
Além dos quatro modos de condução “Normal”, “Eco”, “Sport” e “4WD”, a suspensão com tecnologia Frequency Selective Damping melhora ainda mais o prazer de condução sempre adaptado à situação e seguro. Dependendo da situação, das condições da estrada e do estilo de condução, a tecnologia permite diferentes características de amortecimento para uma condução confortável, bem como para um estilo de condução desportivo e ambicioso com um contacto mais direto com a estrada.
Diversão ao volante para todos: Opel Frontera Electric Extended Range e Corsa Electric
O Opel Frontera Electric complementa o portfólio da marca em Bruxelas como uma variante Extended Range. Equipado com uma bateria de 54 kWh (capacidade útil), o SUV familiar flexível pode viajar até 409 quilómetros (WLTP) sem emissões locais entre recargas. O Frontera totalmente elétrico também chama a atenção com a sua prática tenda montada no tejadilho. Com um volume de carga de até cerca de 1.600 litros, o Frontera não só oferece muito espaço para bagagem e equipamento de lazer, como também pode transportar uma caixa de carga no tejadilho de até 240 kg, ideal para aventureiros que procuram uma experiência única ao ar livre.
Por fim, o Opel Corsa Electric demonstra como funciona o prazer de condução com bateria elétrica na classe dos automóveis pequenos, mostrando-se rápido, ágil, prático e confortável. É por isso que o Corsa é um best-seller absoluto há muitos anos no mercado alemão em particular.
O Salão Automóvel de Bruxelas 2026 abre as suas portas ao final da tarde de sexta-feira, dia 9 de janeiro. Os dias de abertura ao público vão de sábado (dia 10) a domingo (dia 18), das 10h00 às 19h00, todos os dias. Na sexta-feira, dia 16 de janeiro, os entusiastas de automóveis podem até desfrutar da exposição até às 22h00.
Informação de Consumos e Emissões
Valores combinados de acordo com o WLTP
Opel Mokka GSE – Consumo de energia: 18,5 kWh/100 km; Emissões de CO2: 0 g/km; Etiqueta de CO2: A.
Opel Grandland Electric AWD – Consumo de energia: 17,9 kWh/100 km; Emissões de CO2: 0 g/km; Etiqueta de CO2: A.
Opel Frontera Extended Range – Consumo de energia: 16,5 kWh/100 km; Emissões de CO2: 0 g/km; Etiqueta de CO2: A.
Valores de autonomia determinados de acordo com a metodologia do procedimento de ensaio WLTP (R (CE) n.º 715/2007, R (UE) n.º 2017/1151). A autonomia real pode variar em condições quotidianas e depende de vários fatores, em particular do estilo de condução pessoal, das caraterísticas do percurso, da temperatura exterior, da utilização de aquecimento e ar condicionado e do pré-condicionamento térmico.
Os valores de um veículo não dependem apenas da utilização eficiente do combustível, mas são também influenciados pelo comportamento de condução e por outros fatores não técnicos.
[1] AUTO BILD, edição 47/2025, e BILD am SONNTAG, edição 47/2025, categoria “Automóveis Pequenos”.
[2] A autonomia indicada – preliminar – foi determinada utilizando os procedimentos de teste WLTP (Regulamento (CE) n.º 715/2007 e Regulamento (UE) n.º 2017/1151). A autonomia real pode variar em condições normais e depende de vários fatores, em particular do estilo de condução pessoal, das condições da estrada, da temperatura exterior, da utilização do aquecimento e do ar condicionado, bem como do pré-condicionamento térmico. Veículo ainda não disponível; dados adicionais ainda não disponíveis.
