A dupla formada pela piloto portuguesa Maria Luís Gameiro e a navegadora espanhola Rosa Romero foi esta quarta-feira, em Lisboa, anfitriã de um momento carregado de emoção e inspiração com a partida simbólica para o Dakar 2026. A cerimónia que reuniu cerca de uma centena de convidados num restaurante da capital, o ambiente pulsava com a energia de quem vê um sonho tornar-se realidade.
Depois da experiência de 2025, agora Maria Luís Gameiro sente-me mais preparada, apesar de as condições serem, também, outras, com um novo carro e uma nova navegadora. Contudo, os objetivos são também distintos.
Entre os patrocinadores, representantes da imprensa, dirigentes federativos e amigos e admiradores da equipa, dupla comemorou a iminente partida para a Arábia Saudita, ficando amplamente testemunhada a coragem, a determinação e a paixão destas duas atletas que se preparam para enfrentar uma das provas mais exigentes do desporto motorizado mundial.
“Este é um sonho que começa a ganhar vida. O Dakar é mais do que um desafio de superação; é uma jornada de coragem, resiliência e paixão. Estamos determinadas a representar com orgulho todos aqueles que acreditam em nós”, afirmou Maria Luís Gameiro, com a voz carregada de emoção. A piloto de Cascais sublinhou “a energia e o apoio que sentimos hoje são a força que nos impulsiona a enfrentar os próximos dias nesta derradeira semana que nos separa da viagem para o Dakar 2026.”
Este momento marcou o arranque oficial da campanha da dupla rumo ao Dakar 2026, reforçando a ligação com os patrocinadores e parceiros que tornam possível esta participação, tudo isto num ambiente de entusiasmo e confiança, refletindo o espírito de união e o sonho coletivo que move este projeto.
Assim está tudo a postos para a partida que terá lugar já no dia 3 de janeiro em Yanbu na Arábia Saudita, neste que será a sétima vez em o Dakar tem lugar naquele país. Cada vez mais exigente, a prova Thierry Sabine idealizou no final da década de 70 do secúlo XX tem agora moldes bem distintos, mas não é por isso menos desafiante. No total os concorrentes vão disputar um Prólogo e 13 etapas que totalizam cerca de 5000 quilómetros ao cronómetro, com uma dia de descanso na capital saudita, Riade.
