- A Changan, marca do Grupo Auto-Industrial, anuncia um marco histórico alcançado pelo China Changan Automobile Group, que no seu conjunto atingiu uma produção acumulada de 30 milhões de veículos.
- O veículo número 30 milhões saiu da AVATR Digital Intelligence Factory, considerada uma das unidades fabris de automóveis mais avançadas do mundo.
- Este marco reforça a visão estratégica do Grupo, cuja ambição para 2030 inclui uma forte expansão internacional e o aumento significativo da produção de veículos de novas energias.
O Grupo Auto-Industrial assinala a conquista de um dos momentos mais emblemáticos do China Changan Automobile Group (CCAG), a produção de 30 milhões de veículos, um feito que demonstra a evolução do grupo enquanto empresa global de mobilidade inteligente e orientada para o utilizador. Este marco representa a consolidação de décadas de desenvolvimento tecnológico, inovação sustentável e aposta contínua na qualidade.
O veículo comemorativo, no caso um AVATR 12 Quad-Laser Edition*, saiu da linha de produção da AVATR Digital Intelligence Factory, localizada em Chongqing, unidade industrial que representa o expoente máximo da plataforma CHN, que combina a experiência de fabrico da Changan Automobile, a arquitetura digital e sistemas inteligentes da Huawei e a tecnologia de baterias da CATL.
A fábrica integra tecnologias de IA, 5G e Big Data, permitindo automação avançada, monitorização contínua e uma elevada flexibilidade produtiva, assegurando eficiência e precisão em cada etapa do processo. As capacidades da fábrica permitem ainda responder a pedidos altamente personalizados. A linha de produção tem capacidade técnica para produzir um automóvel a cada 60 segundos, em regime altamente automatizado, com produção mista de vários modelos e mais de 1.200 a 1.280 configurações personalizadas possíveis na mesma linha.
Um bastião da segurança e da tecnologia inteligente
A segurança continua a ser um dos pilares essenciais do grupo Changan Automobile, que desde 1999 tem vindo a reforçar a sua liderança neste domínio através de investigação contínua. O grupo é responsável pelo único Laboratório Nacional de Segurança de Veículos Inteligentes da indústria automóvel chinesa, onde são desenvolvidas soluções de segurança passiva e ativa, usando o seu sistema de verificação CA-ITVS. Esta abordagem permite que os modelos da marca atinjam classificações de topo nos principais mercados internacionais.
A própria AVATR Digital Intelligence Factory contribui para este objetivo ao integrar sistemas de inspeção avançados, capazes de detetar e corrigir, em tempo real, qualquer desvio ao padrão exigido. Com mais de 5 milhões de quilómetros de testes, os veículos da Changan atendem às expectativas de durabilidade de dez anos ou 260.000 quilómetros.
Na atual era inteligente, a Changan redefine a proteção com a sua recém-lançada Inteligência DAS, plataforma digital-inteligente desenvolvida independentemente pelo Grupo. Indo além da defesa física, a SDA introduz um ecossistema de segurança holístico que protege veículos, passageiros e dados, garantindo uma “viagem segura para casa”.
O Changan E06, modelo que será lançado na Europa no próximo ano, será um dos primeiros veículos com base nesta plataforma. O compromisso da Changan com a segurança já rendeu classificações máximas, como as 5 estrelas nos testes dos Euro NCAP atribuídas aos modelos Changan Deepal S07 e Changan Deepal S05, e continuará a cumprir os mais altos padrões europeus.
A Changan impulsiona a sua estratégia de crescimento, introduzindo tecnologias de ponta que respondem às exigências atuais de sustentabilidade, segurança e conectividade. O Green Plan concentra-se na eletrificação, na segurança avançada das baterias e no desenvolvimento de ecossistemas para veículos eletrificados, reforçando o compromisso da marca com a mobilidade sustentável. Em paralelo, o Plano Inteligente acelera a evolução da inteligência nos veículos da marca, dos sistemas de condução autónoma e da conectividade, elevando a experiência do utilizador e a segurança em estrada.
Entre as principais inovações destacam-se o sistema de baterias Golden Shield, concebido para oferecer proteção total, a tecnologia de aquecimento por impulsos de alta frequência que melhora o desempenho em climas frios e o sistema de propulsão BlueCore 3.0, que combina elevada eficiência energética com baixas emissões, garantindo viagens mais seguras, eficientes e fiáveis.
Uma visão global
A visão global do Grupo para os próximos anos reflete a ambição de se posicionar entre os 10 maiores fabricantes do mundo. Até 2030, o CCAG estima alcançar vendas anuais de cinco milhões de veículos, dos quais mais de 60% serão modelos de nova energia. Prevê ainda que 30% das suas vendas tenham origem em mercados internacionais, apoiando-se num plano de expansão que abrange a abertura de operações em vários países europeus, incluindo Espanha e Itália, e em novos investimentos superiores a dois mil milhões de euros no continente europeu.
A celebração dos 30 milhões de veículos agora produzidos representa, assim, um novo capítulo no percurso do China Changan Automobile Group, que continua a integrar inovação, segurança e evolução tecnológica como pilares fundamentais da sua visão para o futuro da mobilidade.
Mais informações disponíveis em www.changan-auto.pt.
