Leiria Festival Rallye : Madeirenses Cláudio Nobrega e Hugo Martins monarcas da Corte Leiriense pelo sexto ano consecutivo

A Grande Festa Motorizada de Final de Ano, que o Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML) levou, pelo sexto ano consecutivo, às mais emblemáticas especiais de asfalto da Região Centro, voltou a confirmar a excelência do evento e o elevado nível organizacional do clube sediado no Kartódromo Internacional da cidade do Lis.
Com a presença invejável de mais de sete dezenas de equipas — num equilíbrio perfeito entre formações portuguesas e espanholas — o Parque da Cidade ganhou cor, brilho e sonoridade, tendo como pano de fundo o imponente Castelo de Leiria, junto ao Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa.
Antes mesmo das grandes manobras, as verdadeiras estrelas já brilhavam aos olhos dos milhares de espetadores que voltaram a marcar presença em força nesta 6.ª edição: automóveis de excelência, intemporais, representando diferentes gerações, modelos e categorias. Foram eles que preencheram o espaço cedido pelo Município de Leiria, apoio incondicional do evento, que contou ainda com os fiéis patrocinadores ELF, Transwhite, Logiqueen e Dasp Rent.
Na tarde de sábado, o espetáculo arrancou em São Pedro de Moel, histórica especial dos ralis nacionais, onde uma multidão empolgada acolheu com entusiasmo os “malabaristas do volante”, num ambiente vibrante de “holas”, cânticos e coloridos efeitos luminosos. O dia terminou nos Milagres, com a clemência de São Pedro a ajudar a transformar o Kartódromo Internacional num verdadeiro anfiteatro repleto de público, embalado pela sonoridade dos potentes motores e pelo troar dos fogos que iluminaram o céu.
O domingo amanheceu chuvoso, tal como na edição passada, contribuindo para o espetáculo das derrapagens “mais ou menos controladas” na primeira passagem por Bidoeira. O público, que cedo acorreu às Zonas Espetáculo, agradeceu: entre manobras ousadas, alguns sustos e pequenas saídas de estrada — felizmente sem consequências de relevo — era evidente que o dia já estava ganho, mesmo com tanto ainda por ver antes do Grande Final na rotunda do Estádio. Seguiram-se nova passagem por Bidoeira, desta vez sob sol radioso, e as duplas passagens por Leiria e Milagres, realizadas sem incidentes, sob nuvens ameaçadoras mas com entusiasmo constante e o apoio vibrante do público.
A Grande Festa, que encerra o calendário do NDML, é um espetáculo singular: um concurso motorizado em que a classificação final é definida pelos votos do público, que avalia as manobras e o desempenho dos protagonistas até à passagem do último carro por Milagres II, especial que encerra o evento na estrada.
O momento de consagração, após o escrutínio dos votos, teve lugar na Rotunda do Estádio, perante uma multidão em êxtase. Sem reservas, cada piloto “deu tudo de si e da máquina”, num ambiente estrondoso de som, cor e movimento, com uma aura única que iluminou o majestoso Castelo e uma Cidade de Leiria vestida a rigor para receber o Natal.
Foram vencedores todos os envolvidos: o NDML e a sua magnífica equipa de colaboradores, o Município de Leiria enquanto suporte e anfitrião, os patrocinadores que tornaram o evento possível, o público incansável e entusiasta e, claro, os grandes protagonistas — os pilotos e as suas máquinas.
O público votou e consagrou os madeirenses Cláudio Nóbrega e Hugo Martins, em Datsun 1200 (1974), que renovaram um título que continua a ser exclusivamente seu no Leiria Festival Rallye. O lugar de vice-eleito foi para a dupla Pedro Rosado e Frede Silva, em Peugeot 206 GTI (2001), que voltou a vencer entre os veículos de tração dianteira. A fechar o pódio absoluto ficou a dupla Pedro Serrador e Vítor Rosa, em Ford Escort MK I (1974).
O pódio da tração dianteira completou-se com André Costa e Marco Costa, em Toyota Starlet (1978), e com Nélson Henriques e Margarida Jorge, em Citroën DS3 (2013).
Os carros eleitos no 6.º Leiria Festival Rallye foram o Nissan Micra 1.3 Super S (1996), da dupla Miguel Paião e Madalena Félix (Original), e o Fiat 131 Abarth (1980), apresentado por José Grosso e Henrique Damásio (Réplica).
Concluída com sucesso e agrado geral mais uma edição da Grande Festa Motorizada de Final de Ano, o NDML agradece o contributo de todos, sem exceção. Esperamos por vocês em 2026, com votos sinceros de um Feliz Natal e um Novo Ano em Pleno!
Todas as informações no site oficial NDML: https://site.ndml.pt/noticias/leiria-festival-rallye-4/

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter