- As parcerias estratégicas apoiam o objetivo da empresa de propor plataformas Stellantis AV-ready™ para tornar a mobilidade mais simples, segura e conectada para todos. A colaboração utiliza as plataformas AV-Ready Platforms™ da Stellantis para uma implementação escalável de nível 4 (sem condutor)
- A parceria marca o próximo passo nas ambições da Bolt de ter 100.000 veículos autónomos disponíveis na sua plataforma de mobilidade partilhada até 2035
- As duas empresas assumem o compromisso de cumprir os mais elevados padrões de segurança, fiabilidade e cibersegurança da Europa
- Os testes terão início nos países europeus a partir de 2026
A Stellantis e a Bolt, plataforma de mobilidade líder na Europa, anunciam hoje a celebração de uma parceria que visa explorar em conjunto o desenvolvimento e a implantação de veículos autónomos de nível 4 (sem condutor) para operações comerciais em toda a Europa.
Esta colaboração irá combinar as plataformas AV-Ready Platforms™ da Stellantis – especificamente o furgão médio eK0 e as plataformas STLA Small – com a extensa rede de mobilidade da Bolt. A Bolt fornece atualmente serviços de transporte em mais de 50 países, incluindo 23 Estados-Membros da UE, e pretende integrar os veículos autónomos da Stellantis na sua plataforma de mobilidade partilhada para fornecer serviços de transporte totalmente autónomos e sem condutor.
As plataformas AV-Ready Platforms™ da Stellantis foram concebidas para oferecer flexibilidade e escalabilidade, integrando conjuntos de sensores avançados, computação de elevado desempenho e redundâncias de sistema para cumprir os mais elevados padrões de segurança e fiabilidade, otimizando simultaneamente o custo total de propriedade para os operadores de serviços, tornando-as uma das soluções mais competitivas do setor.
As duas empresas planeiam começar a implantar veículos de teste para ensaios em países europeus a partir de 2026, com uma forte atenção na construção de um serviço que ofereça os mais exigentes padrões de segurança e desempenho na Europa. A implantação seguirá uma abordagem faseada, desde protótipos e frotas-piloto até uma expansão progressiva à escala industrial, com uma meta de início de produção em 2029.
Ambas as empresas trabalharão em estreita colaboração com os reguladores europeus para apoiar uma abordagem responsável aos testes, certificação e implantação escalável, em total conformidade com as normas aplicáveis de segurança, proteção de dados e cibersegurança.
Importância estratégica
Para a Stellantis, esta colaboração expande o seu crescente ecossistema de parceiros na Europa e promove a sua estratégia global de mobilidade sem condutor, utilizando as plataformas AV-Ready Platforms™ concebidas para uma implementação segura e fiável de nível 4 em grande escala.
Para a Bolt, a parceria marca o próximo passo em direção ao seu objetivo de ter 100.000 veículos autónomos disponíveis na sua plataforma de mobilidade partilhada até 2035.
Declarações dos executivos
Antonio Filosa, CEO da Stellantis, afirmou: “As nossas plataformas AV-Ready Platforms™ foram concebidas para oferecer a máxima flexibilidade, para que possamos proporcionar a melhor experiência possível aos clientes europeus. As frotas autónomas podem também contribuir para uma menor pegada de carbono, permitindo uma mobilidade partilhada e otimizada, reduzindo o congestionamento e as emissões. A parceria com a Bolt visa aproximar esta visão da realidade, combinando a nossa experiência em engenharia com o seu alcance operacional, na esperança de tornar a mobilidade sem condutor uma parte fiável da vida quotidiana na Europa.”
Markus Villig, fundador e CEO da Bolt, declarou: “Esta parceria reúne duas empresas que compreendem a dinâmica específica de operar na Europa. Ao combinar as plataformas AV-Ready Platforms™ da Stellantis e a nossa experiência operacional, pretendemos criar a melhor oferta de veículos autónomos adaptada às necessidades europeias, em conformidade com as normas europeias, e que milhões de pessoas poderão utilizar. A parceria marca o próximo passo na nossa ambição de termos 100.000 veículos autónomos na plataforma Bolt até 2035.”
Isenção de responsabilidade legal
Este Memorando de Entendimento não é vinculativo e reflete a intenção atual das partes. Quaisquer desenvolvimentos futuros, implementações, termos comerciais, funções e responsabilidades estarão sujeitos à celebração de acordos definitivos separados, aprovações regulatórias e condições técnicas e operacionais acordadas.
