- Presidente da Junta de Andalucía, Juanma Moreno, primeira vice-presidente do Governo, María Jesús Montero, Alcaldesa de Linares, María Auxiliadora del Olmo, e CEO da Santana Motors, Edu Blanco, inauguram esta nova era
- Santana Motors anuncia o início da produção dos seus veículos em Linares, e entrega a primeira unidade do modelo com que regressa ao mercado
- A histórica marca voltou para ficar para ficar: Edu Blanco torna público um acordo estratégico com o BAIC, para produzir e comercializar uma nova gama de SUV e todo-o-terreno com estilo Santana
A Santana Motors inaugurou, no passado dia 5 de dezembro, um novo capítulo da indústria automóvel, com o renascimento oficial de uma marca histórica, e o regresso da produção de veículos à cidade de Linares (Jaén). A empresa regressa em força, mantendo viva a lenda que teve início em 1956, e tornou esta fábrica numa referência internacional dos todo-o-terreno. E fá-lo com uma visão renovada, com novas alianças estratégicas, e com uma vocação clara: recuperar para a Andaluzia, e para Espanha, um papel de protagonista no fabrico de veículos robustos, tecnológicos e preparados para qualquer tarefa.
O ato levado a cabo na passada sexta-feira serviu para apresentar em sociedade – perante autoridades locais e autonómicas, e meios de comunicação de toda a Espanha – a nova Santana Motors, e a reativação da produção na histórica Santana Factory. Desde que a nova equipa diretiva, e a cidade de Linares, iniciaram, há já alguns anos, o percurso para recuperar o mítico fabricante espanhol, a expetativa face ao seu regresso ao setor automóvel espanhol e internacional não parou de crescer.
Os planos de produto, produção e comercialização, anunciados nos últimos meses, materializam-se, agora, numa realidade tangível. Enquanto, por um lado, a linha de montagem da Santana Factory está já, oficialmente, em laboração, produzindo as pick-up 400D e 400 PHEV, por outro, a Santana Motors desenvolveu uma rede comercial sólida, que permitirá levar a marca a grande parte do país, e a mercados estratégicos do sul da Europa, como Andorra, Gibraltar, Portugal e Itália. A esta rede junta-se uma estrutura pós-venda de alto nível, desenvolvida em conjunto com o Grupo JPG, capaz de oferecer suporte técnico avançado, e de garantir o fornecimento de peças em prazos muito reduzidos.
Mas a Santana não para. No âmbito desta apresentação oficial, a empresa assinou um acordo estratégico de colaboração com o BAIC Automotive Group, para a produção e comercialização de uma completa gama de veículos de todo-o-terreno de passageiros, que serão montados na Santana Factory a partir de meados de 2026.
María Auxiliadora del Olmo, alcaldesa de Linares: “O regresso da Santana Motors representa um passo importante para a cidade de Linares. Foi testemunha dos muitos anos de trabalho que foram necessários para torná-lo possível: esta é uma aposta numa marca que nos une, e faz parte da nossa identidade. Para qualquer natural de Linares, a Santana não é apenas uma fábrica, mas um símbolo partilhado. Este espaço transformou-se num parque industrial atrativo graças a uma gestão perseverante e planificada. Estamos no bom caminho: Linares avança, a Santana regressa, e alegra-nos ver, de novo, automóveis a sair daqui”.
Edu Blanco, CEO da Santana Motors: “Hoje é um dia decisivo para a história da Santana Motors, porque, depois de anos de trabalho, por fim, podemos iniciar devidamente esta nova etapa. A nossa Santana Factory já funciona, para trazer para a estrada os novos modelos da Santana, 14 anos depois de, infelizmente, ter fechado as suas portas. A nova pick-up Santana 400 abre caminho a esta nova etapa, que prosseguirá, muito em breve, com uma gama completa de veículos de todo-o-terreno desenvolvidos em conjunto com o nosso novo parceiro BAIC. Obrigado a todas as instituições pelo seu apoio, e a todo a equipa da Santana Motors por tê-lo tornado possível”.
María Jesús Montero, primeira vice-presidente do Governo de Espanha e ministra das Finanças, assinalou: “É um dia histórico: com esta reinauguração, Linares regressa ao pódio das capitais da indústria. Aplaudo a aposta decidida desta marca histórica, profundamente ligada à cidade de Linares. É motivo de orgulho comprovar como a indústria automóvel de Espanha continua a conquistar quotas de mercado, e estou convicta de que a Santana abre o caminho para os veículos competitivos, sustentáveis, e acessíveis para as famílias, com selo nacional. Parabéns à Santana Motors por apostar em Linares, por confiar no seu talento, e por ter conseguido tornar realidade este projeto”.
Juanma Moreno, presidente da Junta de Andalucía: “Hoje, é um grande dia para Linares, e para toda a Andaluzia; obrigado por ter escolhido a nossa terra. É um dia especial porque este projeto era muito desejado, e foi feito um grande esforço para torná-lo realidade. Quero desejar sucesso à Santana Motors, porque o vosso êxito ajudará a impulsionar a indústria na nossa terra. Aplaudo, também, o acordo com o BAIC, que contribui para tornar realidade o sonho de revitalizar a Santana em Linares, uma cidade que, hoje, é testemunho do fruto deste trabalho. Após anos difíceis, a Santana e Linares ressurgem, e iniciam uma etapa emocionante. Sinto-me muito satisfeito e orgulhoso de que sejamos capazes de atrair empresas tão diversas, e de diferentes lugares do mundo: bem-vindos à nossa terra. Juntos, conseguimos que os veículos da Santana voltem a sair de Linares. Parabéns a todos: este grande sonho torna-se realidade, e marca o início de uma nova aventura”.
No final do evento institucional, a Santana Motors fez a entrega dos primeiros veículos que começarão a circular pelas estradas espanholas. A primeira unidade foi entregue à Câmara de Comércio de Linares, num momento simbólico, que assinala o início desta etapa.
Após a cerimónia, e a entrega dos veículos, teve lugar uma reunião entre representantes da empresa, e instituições locais, regionais e do Governo de Espanha, na qual o Secretário de Estado da Indústria, Jordi García Brustenga, informou sobre as novidades incluídas no Plano Espanha Auto 2030, para apoiar a oferta e a procura, e impulsionar um automóvel elétrico espanhol e económico. Este plano, além de incluir ajudas diretas aos consumidores, no valor de 400 milhões de euros em 2026, tem como objetivo a elaboração de um guia de “Investimentos Bem Feitos em Espanha”, para o qual se pretende contar com o projeto da Santana em Linares, assim como com outros projetos de investimento estrangeiro em Espanha.
Santana Motors: o regresso de um ícone com uma nova geração de veículos
A renovada Santana Motors inicia a sua atividade com uma proposta de produto moderna, competitiva, e fiel ao espírito original da marca. A nova gama arranca com duas pick-up: Santana 400D, equipada com um motor Diesel de 190 cv de última geração, e Santana 400 PHEV, uma inovadora versão híbrida plug-in, com uma potência combinada de 429 cv, e uma autonomia elétrica de 120 quilómetros, orientada para profissionais, e para ambientes urbanos que requerem zero emissões nos seus trajetos diários.
Ambas as versões incorporam tecnologia avançada, verdadeiras capacidades off-road, e uma abordagem em termos de durabilidade e robustez que mantém intacta a essência histórica da Santana. Em matéria de segurança, o modelo inclui até 28 sistemas de assistência à condução de nível 2, posicionando-se entre as pick-up mais avançadas do mercado. A sua eletrónica permite escolher entre oito modos de condução, adaptados a diferentes terrenos e condição. O interior oferece um notável nível de conforto, com espaço para cinco ocupantes, materiais de qualidade, e uma proposta tecnológica que combina dois ecrãs de 10,25” e 14,6”, combinando comandos táteis com botões físicos, para as funções essenciais.
E empresa desenvolveu, também, uma sólida rede de pós-venda e assistência técnica, apoiada na experiência do Grupo JPG, com capacidade para fornecer peças em 24–48 horas, e fabricar componentes através de engenharia reversa quando necessário. Paralelamente, a rede de distribuição conta, já, com mais de trinta concessionários en Espanha, Portugal, Itália, Andorra e Gibraltar, consolidando, desde o início, uma presença com clara projeção internacional.
Santana Motors assina um acordo estratégico com o fabricante BAIC
A Santana Motors anunciou um acordo industrial e comercial com o BAIC, um dos maiores, e mais influentes, grupos automobilísticos da Ásia, que faz da empresa espanhola o seu parceiro exclusivo para a comercialização, na Europa, de uma nova gama de veículos de todo-o-terreno sob a marca Santana. Esta aliança representa um salto qualitativo na estratégia de expansão da empresa, e consolida Linares como um ponto-chave dentro do mapa industrial do sector.
A nova gama – complementar à atual oferta de pick-ups– será formada por dois SUV de tamanho médio, um SUV compacto, e dois SUV de grande porte, cobrindo segmentos essenciais do mercado europeu. Estes modelos serão, progressivamente, introduzidos entre 2026 e 2028, e chegarão a Linares no formato SKD (Semi Knocked Down), para que sejam montados na Santana Factory, onde será terminado o respetivo fabrico antes de saírem para a estrada.
Mas o alcance do acordo vai muito mais além. A Santana Motors e o BAIC já trabalham conjuntamente no desenvolvimento de novos modelos baseados em plataformas do grupo asiático, sobre as quais a Santana está a conceber estilos próprios, com uma identidade e uma linguagem estilística plenamente Santana. Esta colaboração permitirá, não só, alargar a oferta, como, também, aceder a mercados globais com produtos diferenciados, fruto de um modelo de trabalho conjunto entre equipas sino-espanholas, que combina transferência tecnológica, inovação, e uma visão partilhada de crescimento internacional.
A assinatura do acordo foi levada a cabo entre o CEO da Santana Motors, Edu Blanco, o diretor da Santana Factory, Mr. Zewen Liu, e Mr. Li Hui, Deputy CEO do BAIC Group, instantes antes do início do evento. O ato contou, ainda, com a presença do presidente da Junta de Andalucía, e de altos representantes do próprio grupo BAIC, sublinhando a dimensão estratégica, e o impacto industrial, desta colaboração.
Mr. Li Hui, Deputy CEO do BAIC Group, declarou: “É, para mim, um privilégio estar em Linares num momento tão histórico ye emocionante. A Santana é uma marca com um longo percurso no mundo do todo-o-terreno, com mais de sessenta anos de história industrial. O BAIC, fundado em 1958, é, hoje, um dos fabricantes mais respeitados do sector, e estamos sinceramente gratos por ter sido convidados para esta grande celebração, e por unirmos os nossos caminhos. Durante estes dias, pude perceber, de perto, o espírito e a história da Santana, e agora entendo porque esta marca está tão arreigada no coração de tantas famílias: é um símbolo de orgulho, construído graças a várias gerações de trabalhadores. Volver a ver a Santana viva não é apenas um feito técnico, mas, também, uma esperança para Linares. Enquanto representante do BAIC na Europa, esta cooperação é uma honra; em muitos sentidos, o BAIC e a Santana falam a mesma lígua. Nos últimos dias, senti com clareza a força que esta cidade tem no seu ADN. O nosso objetivo nas é apenas reativar uma fábrica, mas criar uma nova geração de veículos Santana, e enfrentar juntos o futuro”.
Santana Factory: a produção de veículos regressa a Linares
Num momento especialmente relevante para a indústria espanhola, a Santana Factory reabre as suas portas para receber a produção da nova geração de veículos de la marca. Esta instalação histórica de Linares foi modernizada e adaptada para acolher processos industriais com a mais recente tecnologia. A linha de produção já está operacional, preparada para montar os novos modelos que chegarão em formato SKD, e para acompanhar um crescimento progressivo nos próximos anos, com os novos veículos que serão incorporados no catálogo da empresa.
Esta reabertura representa, não só, a recuperação de um espaço emblemático, mas, também, a ativação de um polo industrial estratégico para a província de Jaén, e para o conjunto do sector automóvel em Espanha. Para além do emprego direto, o seu impacto na economia local será considerável, graças à contratação de fornecedores da zona, ao fortalecimento da indústria auxiliar, e ao incremento da atividade gerada pelo regresso de um fabricante histórico.
Enquanto constrói o seu presente e o seu futuro, a Santana Motors também desenvolveu ações para cuidar do seu legado. Uma dessas iniciativas é o apoio ao lançamento do livro “Da Metalúrgica à Lenda”, escrito por Juan Navarro, ex-trabalhador da empresa, em que destaca a relevância da Santana enquanto motor industrial na zona. Adicionalmente, a Santana Motors anunciou uma colaboração com o Santana Trophy, o raide de Santana históricos que se realizará em Marrocos, para o qual a empresa fará deslocar várias unidades da nova gama de modelos, que darão apoio à prova.
Esta iniciativa segue a linha da participação da Santana Racing Team no Rally Dakar, com um protótipo que será pilotado por Jesús Calleja, tendo Edu Blanco, CEO da Santana Motors, como copiloto, na próxima edição da mais dura prova de todo-o-terreno do mundo, a ter lugar entre os dias 3 e 17 de janeiro. Uma declaração de intenções por parte de uma empresa historicamente reconhecida pela robustez e pela fiabilidade mecânica dos seus modelos.
Sobre a Santana Motors
A Santana Motors é a empresa que comercializa e distribui, a nível internacional, os veículos fabricados na histórica Santana Factory de Linares (Jaén). Após um período de inatividade, a Santana inicia, em 2025, uma nova etapa, com o lançamento de uma gama de veículos de última geração, e uma estratégia com clara projeção internacional, mantendo o legado de modelos reconhecidos pela sua robustez, pela sua tecnologia, e pela sua capacidade para enfrentar as mais exigentes tarefas em todo o tipo de ambientes
