A Stellantis acelera a inovação na condução automatizada através do projeto europeu de referência Hi-Drive

  • A Stellantis apresenta tecnologias avançadas de condução autónoma em Bruxelas, com dois veículos de demonstração.
  • A participação no programa Hi-Drive reforça o papel da Stellantis na definição do futuro da mobilidade automatizada na Europa.
  • As parcerias estratégicas apoiam o objetivo da empresa de propor plataformas Stellantis AV-ready™ para tornar a mobilidade mais simples, segura e conectada para todos.

No Evento Final do Hi-Drive em Bruxelas, a Stellantis apresentou as suas mais recentes tecnologias de condução automatizada, demonstrando como os sistemas de última geração podem gerir o tráfego complexo e as condições reais de condução.

O Hi-Drive é o projeto emblemático da Europa dedicado ao avanço da automação de veículos e à viabilização de níveis mais elevados de condução automatizada em diversos ambientes. O programa concentra-se na expansão das capacidades dos veículos automatizados, garantindo ao mesmo tempo que estes funcionam de forma segura, fiável e eficiente em condições quotidianas.

Anne Laliron, Vice-Presidente de Investigação Tecnológica da Stellantis, afirmou: “O Hi-Drive é um excelente exemplo de inovação aberta, dando-nos a oportunidade de desenvolver e testar tecnologias de condução automatizada com parceiros europeus de renome. Ao trabalharmos em conjunto podemos oferecer soluções práticas e fiáveis que tornam a mobilidade diária mais segura e fácil para todos.”

No âmbito do Hi-Drive, a Stellantis apresentou dois veículos Living Lab (Laboratório Vivo):

  • Peugeot E-2008: equipado com um módulo sensor no teto que inclui oito Lidars, nove câmaras, quatro radares e conectividade V2X de curto alcance e celular. Este veículo recolhe dados ambientais em 360° para validar funções automatizadas em cenários urbanos de elevada densidade.
  • MY2018 Maserati Levante: para demonstrar a comunicação V2X e o mapeamento de alta-definição, com o objetivo de apoiar alertas de perigo em tempo real e reconhecimento dinâmico de sinalização para uma condução mais segura e informada.

Os futuros veículos altamente automatizados, incluindo sistemas sem condutor, requerem conectividade avançada. A Stellantis está a testar comunicações celulares de curto alcance e 5G para troca informações de trânsito e rodoviárias com outros veículos e infraestruturas digitais, que são fatores essenciais para a próxima geração de condução automatizada.

A Stellantis continua a fortalecer o seu portefólio de ADAS e condução automatizada com funcionalidades intuitivas que apoiam os condutores atualmente, desde informações de trânsito em tempo real até condução sem mãos em autoestrada, ao nível 2+. A empresa está também a avançar com veículos autónomos de nível 4 (sem condutor) para serviços de táxis robô em todo o mundo através de duas colaborações paralelas: uma com a NVIDIA, Uber e Foxconn, e outra com a Pony.ai, ambas dedicadas a soluções de mobilidade sem condutor escaláveis e económicas. Ambas as colaborações serão baseadas nas plataformas Stellantis AV-Ready™, que são projetadas para oferecer máxima flexibilidade de adaptação a vários cenários de utilização de mobilidade comercial e de passageiros.

Através do investimento em tecnologias avançadas de automação, a Stellantis constrói um futuro em que a mobilidade é cada vez mais autónoma, conectada e sustentável, contribuindo para a criação de cidades mais inteligentes e estradas mais seguras.

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter