O piloto sintrense Tiago Neves conquistou este fim de semana o título de vice-campeão nas categorias Formula Ford ZETEC e Fórmulas Sem Asas do campeonato Single Seater Series, após alcançar um segundo e um terceiro lugar no Estoril Endurance Festival. Um desfecho que exigiu enorme resiliência do piloto de Mem-Martins, perante um fim de semana marcado por contratempos mecânicos e corridas intensamente disputadas.
A jornada começou com dificuldades: problemas elétricos no Formula Ford Mygale SJ99 impediram o piloto da Gil Antunes Competição de participar nos treinos livres. O seu mecânico e amigo Sandro Carvalho, conseguiu resolver os problemas para a qualificação, na qual, apesar de uma interrupção, o piloto conseguiu assegurar a segunda posição da grelha para domingo, um resultado que se revelaria crucial.
Na primeira corrida, um arranque falhado relegou o piloto para o final do pelotão dos ZETEC. Contudo, numa recuperação notável, ultrapassou Carlos Gaspar e Vítor Sampaio, chegando rapidamente ao segundo lugar. Quando parecia ter consolidado a posição, um novo problema elétrico desligou o monolugar na parabólica. Com sangue-frio, conseguiu trazer o seu monolugar de volta “à vida” ainda em plena reta da meta e garantiu o segundo posto.
A segunda corrida foi marcada por um duelo emocionante com o estreante Afonso Inácio. Os dois pilotos trocaram ultrapassagens ao longo de toda a prova, numa luta pela vice-liderança. Na penúltima volta, ao dobrar Tomaz Velez Grilo, Tiago Neves foi abalroado pelo adversário que ignorou as bandeiras azuis, sofrendo duas colisões que lhe retiraram a segunda posição. Apesar de tentar recuperar na última volta, problemas na roda traseira esquerda limitaram o ritmo, levando-o a terminar em terceiro.
Apesar das adversidades, Tiago Neves somou pódios em todas as corridas da temporada, incluindo uma vitória no Algarve Classic Festival, resultados que lhe valeram a conquista dos dois vice-campeonatos.
“Competir nos monolugares é uma aprendizagem constante. Este fim de semana aprendi muito com os meus adversários em corridas disputadas mas sempre com respeito dentro da pista, o que é um verdadeiro prazer. O ano não foi fácil, enfrentámos vários problemas mecânicos que nos limitaram, mas o balanço é muito positivo. Só tenho a agradecer ao Sandro Carvalho, à Gil Antunes Competição e à Petil pelo apoio que tornou possível esta participação.”
A continuidade de Tiago Neves nos Single Seater Series em 2026 permanece em aberto, dependendo da angariação de novos apoios.
“Não será fácil continuar a competir em 2026, mas vou continuar a esforçar-me para angariar novos apoios e manter os atuais. Tenho muito a aprender e o que vou fazer é tentar investir mais nos simuladores e no Karting para que, se for possível, no próximo ano possa lutar pela vitória no campeonato. Claro que tudo está dependente dos apoios que consiga.” Afirma o piloto.
