Fronteira vibra ao ritmo das 24 horas

Mais de três centenas de pilotos, de seis nacionalidades, vão acelerar na bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira 2025. No espetacular Terródromo da vila alentejana, a corrida vai ser longa e difícil, mas também espetacular para os muitos milhares de espetadores que são esperados ao longo do percurso.

A 27ª edição da prova começa na próxima quinta-feira com as verificações técnicas e documentais das 82 equipas inscritas para a grande festa do todo-o-terreno. No programa, igualmente destaque para a bp Ultimate 4 Horas TT Vila de Fronteira, que vai contar com a participação de 31 competitivos e espetaculares SSV. 

A prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) é das mais emblemáticas corridas de resistência da Europa, devido às suas caraterísticas e ao ambiente único que se vive ao longo de quatro dias. Vai ser uma maratona de 1.440 minutos ininterruptos, que junta diferentes gerações de pilotos – há várias equipas constituídas por famílias. Entre os participantes, encontramos especialistas de todo-o-terreno nacionais e estrangeiros com grandes máquinas, mas também pilotos amadores e com menos experiência que conduzem simples veículos 4×4. Além dos portugueses, estão presentes pilotos de França, com 22 equipas, Itália, Suíça, Bélgica e Países Baixos.

Durante as 24 horas, os pilotos dão o máximo, dia e noite, num percurso desafiante e com vários pontos “quentes”. Para garantir a máxima segurança, há 47 postos de comissários ao longo dos 16,2 km do percurso. Fora do circuito, os apaixonados do todo-o-terreno vivem intensamente a prova, pelo que a animação e o convívio são permanentes. As 24 Horas TT Vila de Fronteira são um verdadeiro fenómeno desportivo e popular.

A primeira edição teve lugar em 1998 e, desde então, manteve o figurino, o que explica o seu sucesso. A prova desenrola-se num circuito em terra perfeitamente adaptado para corridas de resistência. O traçado é exigente e pode tornar-se mais desafiante com o aparecimento da chuva, como aconteceu nas últimas edições. A noite é um período mágico para os pilotos.

Portugueses contra a armada francesa 
Participam na bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira veículos das seguintes categorias FIA: Ultimate, Stock, Challenger e SSV. Existem ainda cinco categorias Promoção ACP. Cada equipa poder ser composta por 3, 4 ou 5 pilotos, cada turno de condução não pode exceder as 3 horas e o tempo mínimo de descanso entre turnos é de 1hora.

Em termos desportivos, há a curiosidade em saber se as equipas portuguesas conseguem destronar as francesas, que ganharam as últimas dez edições, muitas delas com protótipos especificamente concebidos para este tipo de provas. A equipa luso-francesa composta por Mário Andrade/Cédric Duple/Yann Morize/Nicola Cassiede é uma das favoritas com o AC Nissan Proto. Venceu o ano passado e é recordista de triunfos em Fronteira (9). Tiago Reis, tricampeão nacional de todo-o-terreno, vai tripular o MMP Buggy da Laurent Polleti a pensar na vitória – a equipa francesa já ganhou em 2022. Destaque para a equipa portuguesa Luís Cidade/João Monteiro/Mário Franco/Pedro Santinho Mendes que vão lutar pelos primeiros lugares com o Can Am Maverick. Numa prova de 24 horas não basta ser rápido, é importante poupar a mecânica à medida que o piso fica degradado, pelo que a estratégia e a gestão do risco são igualmente importantes para ganhar a mais famosa prova de resistência da Europa.

Referência ainda para a equipa totalmente feminina constituída por Beatriz Assunção/Carolina Santos/Bianca Silva/Paula Moura/Marina Reisinho, que alinham com o Can Am. Yves Morize, piloto francês de 81 anos, está de regresso a Portugal para disputar esta clássica com o protótipo MMP.

Entre as oito dezenas de carros participantes, há alguns que chamam a atenção pela curiosidade, caso do Renault 4L, Mercedes 300 D Limousine, Peugeot 504 Pick up e UMM Alter Turbo, que continua a ser um clássico do todo-o-terreno.

O evento organizado pelo ACP compreende ainda a bp Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira, que se realiza sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP). Estão inscritas 31 equipas e também aqui se espera uma corrida emocionante com os espetaculares SSV (Side by Side Vehicle) conduzidos por alguns dos melhores pilotos desta categoria. As equipas são constituídas por 1, 2 ou 3 pilotos e os veículos estão divididos em três categorias: SSV, SSV TT2 e SSV Stock.

Luís Cidade (Can Am Maverick) participa a solo com o objetivo de repetir a vitória do ano passado. Entre outros, vai ter a oposição da equipa João Dias/Arnaldo Monteiro (Polaris RZR Pro) e de Tiago Pinto (Can Am Maverick). A prova tem lugar no sábado e antecede a partida para a grande maratona.

A exemplo de anos anteriores, a 27ª bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira vai ter três Zonas Espetáculo, onde o publico pode observar em segurança o desenrolar da prova. Esses locais vão ter zonas de restauração e WC. Existe também uma Zona Camping.

Link de acesso para chegar às zonas espetáculo.

Programa 

Quinta-feira, dia 4 de dezembro 
9h30 às 16h00 – Verificações administrativas

10h30 às 17h30 – Verificações técnicas

Sexta-feira, dia 5 de dezembro 
9h30 às 11h30 – Treinos livres de todas as categorias
11h45 às 13h45 – Treinos livres e cronometrados 4 Horas SSV
14h00 às 17h00 – Treinos cronometrados para as categorias Ultimate, Stock, Challenger, SSV e Promoção E.
15h00 às 17h00 – Treinos cronometrados para as restantes categorias (promoção A, B, C e D)
17h15 às 18h30 – Treinos livres de todas as categorias

Sábado, dia 6 de dezembro
9h00 às 13h00 – Corrida bp Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira
13h15 às 13h30 – Saída das boxes e formação da grelha de partida
15h00 – Partida bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira

Domingo, dia 7 de dezembro 
15h00 – Chegada da bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira
16h15 – Cerimónia de Pódio

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter