Mais de três centenas de pilotos, de seis nacionalidades, vão acelerar na bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira 2025. No espetacular Terródromo da vila alentejana, a corrida vai ser longa e difícil, mas também espetacular para os muitos milhares de espetadores que são esperados ao longo do percurso.
A 27ª edição da prova começa na próxima quinta-feira com as verificações técnicas e documentais das 82 equipas inscritas para a grande festa do todo-o-terreno. No programa, igualmente destaque para a bp Ultimate 4 Horas TT Vila de Fronteira, que vai contar com a participação de 31 competitivos e espetaculares SSV.
A prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) é das mais emblemáticas corridas de resistência da Europa, devido às suas caraterísticas e ao ambiente único que se vive ao longo de quatro dias. Vai ser uma maratona de 1.440 minutos ininterruptos, que junta diferentes gerações de pilotos – há várias equipas constituídas por famílias. Entre os participantes, encontramos especialistas de todo-o-terreno nacionais e estrangeiros com grandes máquinas, mas também pilotos amadores e com menos experiência que conduzem simples veículos 4×4. Além dos portugueses, estão presentes pilotos de França, com 22 equipas, Itália, Suíça, Bélgica e Países Baixos.
Durante as 24 horas, os pilotos dão o máximo, dia e noite, num percurso desafiante e com vários pontos “quentes”. Para garantir a máxima segurança, há 47 postos de comissários ao longo dos 16,2 km do percurso. Fora do circuito, os apaixonados do todo-o-terreno vivem intensamente a prova, pelo que a animação e o convívio são permanentes. As 24 Horas TT Vila de Fronteira são um verdadeiro fenómeno desportivo e popular.
A primeira edição teve lugar em 1998 e, desde então, manteve o figurino, o que explica o seu sucesso. A prova desenrola-se num circuito em terra perfeitamente adaptado para corridas de resistência. O traçado é exigente e pode tornar-se mais desafiante com o aparecimento da chuva, como aconteceu nas últimas edições. A noite é um período mágico para os pilotos.
Portugueses contra a armada francesa
Participam na bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira veículos das seguintes categorias FIA: Ultimate, Stock, Challenger e SSV. Existem ainda cinco categorias Promoção ACP. Cada equipa poder ser composta por 3, 4 ou 5 pilotos, cada turno de condução não pode exceder as 3 horas e o tempo mínimo de descanso entre turnos é de 1hora.
Em termos desportivos, há a curiosidade em saber se as equipas portuguesas conseguem destronar as francesas, que ganharam as últimas dez edições, muitas delas com protótipos especificamente concebidos para este tipo de provas. A equipa luso-francesa composta por Mário Andrade/Cédric Duple/Yann Morize/Nicola Cassiede é uma das favoritas com o AC Nissan Proto. Venceu o ano passado e é recordista de triunfos em Fronteira (9). Tiago Reis, tricampeão nacional de todo-o-terreno, vai tripular o MMP Buggy da Laurent Polleti a pensar na vitória – a equipa francesa já ganhou em 2022. Destaque para a equipa portuguesa Luís Cidade/João Monteiro/Mário Franco/Pedro Santinho Mendes que vão lutar pelos primeiros lugares com o Can Am Maverick. Numa prova de 24 horas não basta ser rápido, é importante poupar a mecânica à medida que o piso fica degradado, pelo que a estratégia e a gestão do risco são igualmente importantes para ganhar a mais famosa prova de resistência da Europa.
Referência ainda para a equipa totalmente feminina constituída por Beatriz Assunção/Carolina Santos/Bianca Silva/Paula Moura/Marina Reisinho, que alinham com o Can Am. Yves Morize, piloto francês de 81 anos, está de regresso a Portugal para disputar esta clássica com o protótipo MMP.
Entre as oito dezenas de carros participantes, há alguns que chamam a atenção pela curiosidade, caso do Renault 4L, Mercedes 300 D Limousine, Peugeot 504 Pick up e UMM Alter Turbo, que continua a ser um clássico do todo-o-terreno.
O evento organizado pelo ACP compreende ainda a bp Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira, que se realiza sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP). Estão inscritas 31 equipas e também aqui se espera uma corrida emocionante com os espetaculares SSV (Side by Side Vehicle) conduzidos por alguns dos melhores pilotos desta categoria. As equipas são constituídas por 1, 2 ou 3 pilotos e os veículos estão divididos em três categorias: SSV, SSV TT2 e SSV Stock.
Luís Cidade (Can Am Maverick) participa a solo com o objetivo de repetir a vitória do ano passado. Entre outros, vai ter a oposição da equipa João Dias/Arnaldo Monteiro (Polaris RZR Pro) e de Tiago Pinto (Can Am Maverick). A prova tem lugar no sábado e antecede a partida para a grande maratona.
A exemplo de anos anteriores, a 27ª bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira vai ter três Zonas Espetáculo, onde o publico pode observar em segurança o desenrolar da prova. Esses locais vão ter zonas de restauração e WC. Existe também uma Zona Camping.
Link de acesso para chegar às zonas espetáculo.
Programa
Quinta-feira, dia 4 de dezembro
9h30 às 16h00 – Verificações administrativas
10h30 às 17h30 – Verificações técnicas
Sexta-feira, dia 5 de dezembro
9h30 às 11h30 – Treinos livres de todas as categorias
11h45 às 13h45 – Treinos livres e cronometrados 4 Horas SSV
14h00 às 17h00 – Treinos cronometrados para as categorias Ultimate, Stock, Challenger, SSV e Promoção E.
15h00 às 17h00 – Treinos cronometrados para as restantes categorias (promoção A, B, C e D)
17h15 às 18h30 – Treinos livres de todas as categorias
Sábado, dia 6 de dezembro
9h00 às 13h00 – Corrida bp Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira
13h15 às 13h30 – Saída das boxes e formação da grelha de partida
15h00 – Partida bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira
Domingo, dia 7 de dezembro
15h00 – Chegada da bp Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira
16h15 – Cerimónia de Pódio
