- Nova denominação, a mesma emoção: o primeiro troféu mundial de ralis totalmente elétrico entra na sua sexta temporada
- Calendário atrativo: sete ralis em seis países, com destaque para o Rally Sanremo
- Um estreante de peso: o Opel Mokka GSE Rally passou por um intenso programa de desenvolvimento
- Final emocionante e Campeão da Europa de Ralis Júnior: vídeo com a retrospetiva da temporada de 2025
A temporada de 2026 da ADAC Opel GSE Rally Cup irá arrancar com muitas novidades, incluindo um muito atrativo calendário de provas e um novo Opel Mokka GSE Rally, modelo de ralis que, há já vários meses, tem vindo a ser submetido a um programa intensivo de testes e desenvolvimento. Trata-se do primeiro modelo de ralis do mundo a ser desenvolvido de acordo com a nova regulamentação eRally5 da FIA e que irá substituir o Opel Corsa Rally Electric já a partir da próxima temporada. Com uma potência máxima de 207 kW (281 cv) e 345 Nm de binário, o Mokka GSE Rally estabelece novos padrões no universo dos ralis elétricos.
Quando se trata de emoção e entusiasmo, a temporada de ralis de 2025 da ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSE” já era algo difícil de superar. Ao longo de todas as provas do ano assistiu-se a lutas acirradas entre as equipas dos pilotos Alex Español, Tom Heindrichs e Kilian Nierenz pelas vitórias à geral, chegando-se ao último rali da época com três pilotos ainda candidatos ao cetro. Um objetivo que Tom Heindrichs acabou por conquistar, após uma final verdadeiramente emocionante, levando-o a ser promovido para o ADAC Opel Rally Junior Team, onde, em 2026, irá competir contra os melhores talentos dos ralis europeus, no Campeonato Europeu de Ralis Júnior da FIA (JERC) e, assim, seguir os passos de Calle Carlberg. Vencedor geral da ADAC Opel Electric Rally Cup 2023, Carlberg viu-se este ano coroado Campeão Europeu Júnior de Ralis, lutando entre uma forte concorrência, tendo garantido o título no penúltimo rali da época. O ano de 2025 traduziu-se, assim, numa temporada de ralis repleta de destaques para a Opel, que os fãs podem recordar neste emocionante vídeo.
A partir de agora, com o novo Opel Mokka GSE Rally e sob a nova denominação ADAC Opel GSE Rally Cup, a próxima temporada de ralis promete ser ainda mais potente, mais internacional e mais emocionante. Para além das equipas e dos veículos de competição, haverá uma infraestrutura de carregamento avançada que também contribuirá para essa realidade, permitindo que os Mokka GSE Rally possam ser carregados fora do Parque de Assistência e, assim, percorrer ainda mais quilómetros nos troços cronometrados dos diferentes ralis da nova época. Isso aumentará ainda mais a sustentabilidade da ADAC Opel GSE Rally Cup e, também, os níveis de emoção do primeiro troféu monomarca de ralis totalmente elétrico.
Opel Mokka GSE Rally eletrifica a Itália: Rally Sanremo como um dos pontos altos da temporada de 2026
O calendário do próximo ano reflete o enorme apelo da ADAC Opel GSE Rally Cup, contando com sete jornadas realizadas em seis países, tornando-a mais internacional do que nunca. A nova época começará no ELE Rally, perto de Eindhoven, na Holanda, no final de maio, antes de seguir para os Vosges franceses duas semanas depois, onde os modelos de ralis elétricos, a bateria, irão competir no Rallye Vosges Grand-Est, algo que sucede pela quarta vez desde o início deste troféu. Mais tarde, em meados de julho, o troféu elétrico ruma ao popular Rallye Weiz, na Áustria, prova que regressa ao calendário após um ano de intervalo. Seguir-se-ão o ADAC Saarland-Pfalz Rallye e o ADAC Rallye Stemweder Berg, duas rondas do Campeonato Alemão de Ralis, em agosto e setembro.
A nova temporada terá o seu epílogo em dois eventos que fazem a sua estreia. Primeiro, o Rally Sanremo, em meados de outubro, num dos eventos mais prestigiados e tradicionais do universo dos ralis, permitindo-se, nesta sua sexta temporada e pouco antes do final da época, eletrizar, pela primeira vez, os troços italianos. A competição em troços de asfalto desenhados na cidade costeira da Riviera di Ponente, na região da Ligúria, será, por isso, um verdadeiro destaque da ADAC Opel GSE Rally Cup 2026, antecedendo o final da temporada que terá lugar no último fim de semana de novembro, com também estreante Rally Spa, desenhado nas Ardenas, a poucos quilómetros da fronteira entre a Bélgica e a Alemanha.
“Com eventos em seis países, este calendário é, provavelmente, o mais atrativo da história dos troféus monomarca conjuntos entre a ADAC e Opel desde 2013”, afirmou Jörg Schrott, Diretor da Opel Motorsport. “A ADAC Opel GSE Rally Cup está a entrar na sua sexta temporada com uma nota muito dominante: o novo Opel Mokka GSE Rally irá emocionar tanto os participantes, como os fãs com o seu desempenho impressionante. Uma infraestrutura de carregamento atualizada irá garantir ainda mais quilómetros de troços cronometrados. Podemos todos esperar por ainda maiores níveis de ação elétrica.”
As inscrições para a ADAC Opel GSE Rally Cup 2026 irão abrir muito em breve.
Calendário da ADAC Opel GSE Rally Cup 2026
29/30 maio ELE Rally, Eindhoven Países Baixos
13/14 junho Rallye Vosges Grand-Est, Gérardmer França
17/18 julho Rallye Weiz Áustria
14/15 agosto ADAC Saarland-Pfalz Rallye, St. Wendel Alemanha
25/26 setembro ADAC Rallye Stemweder Berg, Lübbecke Alemanha
17/18 outubro Rallye Sanremo Itália
28/29 novembro Rallye Spa Bélgica

