A segunda sessão de qualificação da Grande Final da Porsche Sprint Challenge Ibérica 2025 decorreu sem qualquer interrupção ao longo dos 15 minutos regulamentares, permitindo aos 22 pilotos em pista explorarem ao máximo o potencial dos seus Porsche 911 GT3 Cup e oferecendo ao muito público presente no Estoril um dos momentos mais entusiasmantes do dia.
Sem bandeiras vermelhas, o ritmo foi sempre elevadíssimo e a luta pela pole-position assumiu contornos verdadeiramente titânicos, com várias mudanças no topo da tabela de tempos e os quatro mais rápidos separados por apenas meio segundo.
No final, quem voltou a impor a lei foi Dylan Pereira, o luso-luxemburguês da AF & V Motorsport, que, num derradeiro esforço na última volta lançada, rubricou o tempo de 1:34.307, garantindo com autoridade a pole-position para a Sprint Race 2, a disputar amanhã de manhã.
Antes disso, o comando da tabela de tempos passou pelas mãos de vários pilotos, entre eles Borja García Menéndez, da GT Corse, que chegou a liderar por diversas ocasiões e manteve um ritmo fortíssimo. O espanhol terminou a qualificação na segunda posição, a apenas três décimos de Pereira, assegurando presença na primeira linha da grelha da corrida de domingo.
Também em grande destaque esteve Manuel Alves, líder do campeonato na Categoria 2 e autor da pole-position para a Sprint Race 1. No Porsche nº 1 da LOB Motorsport, Alves ficou a pouco mais de três décimos de Pereira e a 63 milésimos de García, garantindo o terceiro posto numa sessão extremamente equilibrada.
A grande surpresa foi o austríaco Dieter Svepes, que assina aqui a sua estreia na PSCI pela LMR Motorsport. Sempre muito rápido e consistente, terminou com o quarto melhor tempo e garantiu lugar na segunda linha da grelha, ficando a 544 milésimos do poleman. Logo atrás, em quinto, surge outro estreante, o chinês Ruiqi Liu, da Escuderia Faraon, que colocou o Porsche nº 93 no top 5, já a 1,1 segundos de Pereira.
Na Categoria 1, o destaque absoluto foi para a sueca Alexia Danielsson, de apenas 16 anos, que ao volante do Porsche da Monteiros Competições surpreendeu tudo e todos: foi oitava da geral, a mais rápida da categoria e ainda a melhor piloto da Ladies Cup, demonstrando maturidade e velocidade impressionantes para a idade.
A sessão, rápida, intensa e muito disputada, contou com alguns tempos anulados por limites de pista, mas manteve sempre um nível competitivo elevadíssimo, reforçando o ambiente de festa automóvel no Estoril, que acolhe o maior encontro Porsche de sempre em Portugal.
A ação regressa dentro de pouco mais de uma hora e meia, com a realização da Sprint Race 1, onde Manuel Alves parte da pole-position e tentará conquistar uma vitória crucial na luta pelo título da Categoria 2.
