Temporada de Ralis 2026: Mokka GSE Rally sublinha a promessa Grand Sport Electric na ADAC Opel GSE Rally Cup

  • Nova denominação: competição elétrica passará a designar-se ADAC Opel GSE Rally Cup
  • Nova viatura: O Opel Mokka GSE Rally substituirá o Opel Corsa Rally Electric
  • Todo o know-how, o dobro da potência: Opel Mokka GSE Rally com 207 kW (281 cv) e 345 Nm de binário
  • Opel apoia as futuras estrelas dos ralis: competição comprovada como plataforma de lançamento para jovens pilotos de ralis.

Boas notícias para os fãs do automobilismo e para os talentos dos ralis. A Opel e a ADAC anunciam algumas mudanças emocionantes para a temporada de ralis de 2026. Numa clara evolução, a primeira competição de ralis monomarca de veículos elétricos do mundo passará a denominar-se ADAC Opel GSE Rally Cup. Além disso, os participantes deixarão de enfrentar desafiantes etapas do calendário nos Opel Corsa Rally Electric; em vez disso, irão demonstrar o seu talento aos comandos dos novos Opel Mokka GSE Rally de 207 kW (281 cv), o primeiro automóvel atualmente a ser desenvolvido de acordo com a nova regulamentação eRally5 da FIA. A temporada 2026 da ADAC Opel GSE Rally Cup está programada para um calendário de sete etapas, em seis países europeus diferentes, tendo início em maio, com o ELE Rally em Eindhoven, na Holanda.

Com a ADAC Opel Electric Rally Cup, a Opel e a ADAC criaram a primeira competição monomarca elétrica de ralis do mundo. Cinco temporadas de sucesso provam de forma impressionante que o desporto motorizado sustentável funciona, combinando um forte desempenho com emoção. O nosso Opel Corsa demonstrou que o seu sistema de propulsão elétrico é absolutamente fiável, mesmo em condições de corrida. No âmbito da nossa estratégia GSE, esta competição representa uma performance elétrica acessível e é uma plataforma de lançamento de sucesso para jovens talentos dos ralis, como demonstramos com inúmeros sucessos em classes superiores da disciplina. Com o novo Mokka GSE Rally, a temporada de 2026 será de novo e definitivamente muito emocionante “, afirmou Rebecca Reinermann, Vice-Presidente de Marketing da Opel e Vauxhall.

O presidente da ADAC Sport, Dr. Gerd Ennser, afirmou: “O conceito inovador da ADAC Opel Electric Rally Cup é um excelente exemplo de como combinar com sucesso o trabalho com jovens talentos e o desporto motorizado elétrico. A ADAC é pioneira em matéria de sustentabilidade no desporto motorizado e, com a antecipação da extensão da nossa cooperação com a Opel, estamos a enviar um forte sinal a favor dos ralis elétricos. A nossa competição é a fábrica de talentos dos campeões europeus de ralis: inúmeros pilotos que começaram as suas carreiras aqui estabeleceram-se com sucesso nos palcos nacionais e internacionais.”

Potência, performance e emoção: o Opel Mokka GSE Rally

Equipas e pilotos poderão, agora, ansiar por colocar as mãos no Mokka GSE Rally, o primeiro automóvel atualmente a ser desenvolvido de acordo com a nova regulamentação eRally5 da FIA. Com uma potência máxima de 207 kW (281 cv), é mais do que duas vezes mais potente do que o Opel Corsa Rally Electric (100 kW/136 cv). Em combinação com 345 Nm de binário e tecnologia sofisticada do mundo dos desportos motorizados, promete uma performance comparável à de uma viatura da categoria Rally4. Um diferencial de deslizamento limitado de discos múltiplos e uma transmissão de competição, juntamente com veios de transmissão e cubos de roda reforçados, proporcionam uma propulsão potente. O fabrico do chassis está subjacente a um design leve. A suspensão de ralis perfeitamente afinada da Bilstein consiste em amortecedores McPherson reforçados e suportes do tipo uniball no eixo dianteiro, bem como um eixo traseiro com molas e amortecedores modificados. Com base na experiência adquirida com o Corsa Rally Electric, o ajuste do software para a gestão do motor e da bateria foi concebido para máxima eficiência, condução em condições competitivas e desempenho máximo. A bateria corresponde à versão de série, tendo uma capacidade de armazenamento de 54 kWh.

 “Desde o lançamento deste projeto pioneiro no desporto motorizado, o nosso Opel Corsa Rally Electric soube demonstrar, temporada após temporada, a sua fiabilidade, robustez e desempenho impressionante, mesmo nas condições de corrida mais exigentes. Agora estamos a elevá-lo para o próximo patamar: tive a oportunidade de experimentar o Mokka GSE Rally na ação do Rally Stemwede, no norte da Alemanha. Ver as reações dos fãs do automobilismo ao nosso futuro modelo de ralis demonstra que estamos no caminho certo com a nossa marca GSE e que foi uma boa decisão desenvolver um Mokka GSE como modelo de série para os clientes da Opel“, afirmou Marcus Lott, Vice-Presidente Sénior, Stellantis Lead Engineering Central Europe.

Além de garantir um desempenho excecional, foram mantidos padrões de segurança extremamente elevados. Tal como o Opel Corsa Rally Electric, o Mokka GSE Rally também possui uma estrutura de proteção (certificada pela FIA), baquets de ralis com cintos de segurança de seis pontos, uma capsula especial para a bateria e uma proteção adicional contra impactos sob o veículo. O sistema de 400 Volt é monitorizado continuamente pelo comprovado Master Alarm Indicator. Na improvável eventualidade de um problema de isolamento, um sistema de aviso visual e acústico comunica imediatamente uma avaria. Em caso de desaceleração repentina (como numa colisão), um sofisticado sistema de sensores desliga completamente o sistema de alta tensão em algumas décimas de segundo. Além disso, o Mokka GSE Rally tem um sistema de extinção especial com um agente extintor eletricamente não condutor.

Desporto motorizado elétrico e banco de talentos: a Opel apoia as estrelas de ralis do futuro

A cooperação entre a ADAC e a Opel é a personificação perfeita da promoção bem-sucedida de talentos. Ambos apoiamos as estrelas de ralis do futuro e a nossa filosofia comum está a dar frutos: mais de 224 pilotos, homens e mulheres, oriundos de 22 países, deram os seus primeiros passos nos ralis profissionais a partir da temporada de 2013. Os melhores ingressaram no ADAC Opel Rally Junior Team e causaram um verdadeiro rebuliço a nível europeu. Somam-se seis títulos de Pilotos no JERC, incluindo o cetro deste ano conquistado por Calle Carlberg, falam por si. Estou satisfeito por esta parceria continuar e aguardo com expectativa a temporada de 2026 com o Mokka GSE Rally“, acrescentou Jörg Schrott, Diretor da Opel Motorsport. “Mas não foram apenas os jovens pilotos de ralis e as suas emocionantes batalhas que foram cruciais para o sucesso da nossa competição. A maturidade tecnológica do Opel Corsa Rally Electric também fala por si. A sua propulsão elétrica quase de produção é sinónimo de inovação, qualidade e fiabilidade da Opel. Com este envolvimento nos ralis, provamos mais uma vez que a mobilidade elétrica é adequada para o uso diário e eletrizante e fiável para o desporto motorizado. Estou ansioso pelo arranque da próxima temporada com o nosso novo Mokka GSE Rally.”

Desde 2013 que os campeões da antiga ADAC Opel Rallye Cup e ADAC Opel Electric Rally Cup “powered by GSE”, lançada em 2021, são automaticamente promovidos para o ADAC Opel Rally Junior Team, estrutura onde depois colocam à prova as suas indubitáveis habilidades ao volante de um Corsa Rally4, no Campeonato Europeu de Ralis Júnior. Na presente época, foi Calle Carlberg quem conquistou o sexto título da Opel na última década, sueco que seguiu os passos de Emil Bergkvist (Suécia, 2015), Marijan Griebel (Alemanha, 2016), Chris Ingram (Inglaterra, 2017), Martins Sesks (Letónia, 2018) e Laurent Pellier (França, 2022). Após ter conquistado o título da ADAC Opel Electric Rally Cup deste ano, Tom Heindrichs ver-se-á, também ele, promovido para o ADAC Opel Rally Junior Team nos ralis do europeu do próximo ano.

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter