Olivier Jansonnie nomeado Diretor da Stellantis Motorsport e Jean-Marc Finot parte para a reforma

Olivier Jansonnie é nomeado Diretor da Stellantis Motorsport, assumindo o cargo a partir de 31 de janeiro de 2026. Ele irá reportar a Emanuele Cappellano, Diretor da Região Europa Alargada, das Marcas Europeias e da Stellantis Pro One. Substituirá Jean-Marc Finot, que decidiu reformar-se, mas que irá trabalhar em conjunto com Jansonnie durante o período de transição.

Formado pela Centrale-Supélec, Olivier Jansonnie tem mais de 25 anos de experiência internacional no mundo do desporto automóvel, liderando equipas técnicas em diferentes categorias, como LMP1, Hypercar, DTM, WRC, WRX e Todo-o-Terreno.

Tendo iniciado a sua carreira na Peugeot Sport, em 1998, Jansonnie mudou-se para a Mitsubishi em 2003, liderou o desenvolvimento do Lancer WRC, tendo depois contribuído como freelancer para muitos programas no WRC ou na Resistência para a Peugeot, incluindo a vitória em Le Mans em 2009. Em 2012 tornou-se Diretor de Desenvolvimento de Veículos na BMW, supervisionando o Gabinete de Design, o desenvolvimento de Aerodinâmica e a Engenharia de Qualidade para todas as atividades de automobilismo do Grupo alemão.

De regresso à Peugeot Sport em 2016, como Diretor Técnico e Diretor de Projetos Automóveis, liderou a equipa técnica dos programas da Peugeot Sport: Todo-o-Terrano (Dakar), WRX e e-WRX. Desde 2020 é responsável pelo programa de Resistência da Stellantis Motorsport, sendo simultaneamente o Diretor do Team Peugeot TotalEnergies.

“Estou muito satisfeito por ter o Olivier Jansonnie à frente da Stellantis Motorsport na Europa. A sua vasta experiência e profundo conhecimento de todas as atividades relacionadas com a competição automóvel serão fundamentais para apoiar cada marca envolvida no desporto motorizado. Quero também agradecer ao Jean-Marc Finot pela sua dedicação na construção e desenvolvimento de uma equipa Stellantis Motorsport forte, que conquistou muitas vitórias, dois títulos mundiais e possibilitou o desenvolvimento de veículos icónicos de elevado desempenho em várias marcas”, afirmou Emanuele Cappellano.

“O automobilismo sempre foi um pilar da indústria automóvel, moldando o legado das marcas Stellantis através de vitórias icónicas. À medida que entramos numa nova era de campeonatos a nível global, a minha missão é clara: cultivar o talento e a experiência que manterão as nossas marcas na vanguarda da inovação e do desempenho. Agradeço ao Jean-Marc Finot pelo seu apoio e ao Emanuele Cappellano pela sua confiança. Apoiado pelas nossas equipas apaixonadas, competitivas e talentosas, estou pronto para enfrentar este desafio com determinação e fazer as nossas cores brilharem mais do que nunca”, comentou Olivier Jansonnie.

Especialista em automóveis e desportos motorizados, Jean-Marc Finot ocupou vários cargos na Peugeot, PSA, PSA Motorsport e, posteriormente, na Stellantis Motorsport, entre 1986 e 2025. Durante essa sua longa carreira no Grupo, desde o 205 GTI até ao 9X8, supervisionou a afinação do Peugeot GTI dos anos 80 e o desenvolvimento do chassis do 406, antes de se tornar Diretor de Engenharia de Chassis da PSA e, posteriormente, Diretor de Inovação. Na Stellantis Motorsport conquistou com a DS Automobiles dois títulos de Construtores e dois títulos de Pilotos na Fórmula E, lançou o programa de Resistência e de Le Mans para a Peugeot, reativou as atividades de motorsport das marcas Citroën, Lancia, Opel e Maserati, desenvolveu o negócio de competição para clientes, apoiando a criação de plataformas de veículos de alto desempenho para as marcas Abarth, Alfa Romeo, Lancia, Opel, Peugeot, DS e Maserati. A sua reforma chegará a 31 de janeiro de 2026.

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter