ENTREVISTA A CARLOS FERREIRA – PILOTO BRAZCAR RACING /CIRAC

O nosso convidado de hoje é Carlos Ferreira, o simpático piloto da BrazCar Racing /CIRC, que começa por se apresentar :

“ Quem anda nestas aventuras tem sempre alguns sustos, mas nunca resultarem em acidentes.”, palavras de Carlos Ferreira – piloto Brazcar Racing/CIRAC na Grande Entrevista.

NOME COMPLETO: Carlos Alberto Brito Reis Ferreira

DATA NASCIMENTO: 15 de Agosto de 1978

IDADE + PROFISSÃO: 47 – Técnico . Auto de Mecatrónica

ANO EM QUE COMEÇOU A CORRER: 2016

Assim a 1ª questão que colocamos ao nosso entrevista de hoje, quais os principais resultados alcançados desde 2016 até aos dias de hoje, na qual Carlos Ferreira depois de pensar um pouco disse-nos “ bem ,um 3º lugar nos CPM 1300 em 2023 ; Vice-Campeão de Turismos 3 em 2024 ; 2º lugar em SPA Francorchamp na Bélgica numa prova internacional aos comandos dum Honda Civic Type R na classe D1 B no Belgium Gentlemen Drivers Club (prova de resistência) em 2025, isso entre outros resultados, estes os mais importantes”. Estando a correr em Portugal no Campeonato Portugal Montanha JC Group 2025, gostaríamos de saber qual a categoria e o porquê que está a correr atualmente, o que de imediato o piloto Brazcar Racing/Cirac logo retorquiu “ Com a evolução do Fiat Punto para um Citroen Saxo “obrigou” a entrar nesta categoria.”

SE TIVESSE MUITAS POSSIBILIDADES FINANCEIRAS QUE CARRO GOSTARIA DE CORRER ?, o que sem pensar muito logo nos referiu “ Porsche 911”, e mais não disse…… Atualmente está a correr com que carro “ um Citroen Saxo”. Mas há projetos para mudar de carro para 2026, o que logo afirmou sem pestanejar muito, “ não , para já nada, talvez em 2027…quem sabe….”Mas falando da próxima época de 2026, que planos é que já existem “ Para já a angariar patrocínios para podermos delinear a próxima época. Vai depender muito do que conseguirmos angariar, mas a velocidade poderá ser uma novidade…..disse-nos Carlos Ferreira – piloto Brazcar Racing /Cirac.

Sobre o carro com que correu nesta época, neste caso o Citroen Saxo, quais os aspetos positivos e negativos do comportamento deste carro, o que depois de pensar um pouco disse “ O carro é muito ágil, nervoso e bastante competitivo. Temos vindo a evoluir o carro de ano para ano, pois tem muito potencial de evolução. Tem sido um excelente carro, pois não temos tido grandes problemas ao longo destas duas épocas, é um fiel companheiro. “ Mas é um carro fácil de se encontrar os set up corretos ? “Os Set Up dependem muito dos traçados das rampas por onde passamos, é sempre um desafio. Mas temos conseguido chegar aos nossos objetivos, dentro das nossas limitações”. Para quem anda lá dentro de vez em quando surgem uns sustos, o que logo afirmou “ Quem anda nestas aventuras tem sempre alguns sustos, mas nunca resultarem em acidentes. Servem sempre para uma evolução constante de prova para prova”.

QUAL O BALANÇO DA ÉPOCA DE 2025 ? “ O balanço foi positivo, pois esta época devido a evolução que tivemos de fazer no Citroen Saxo só fizemos cinco rampas, pontuando 3º lugar em quatro das cinco rampas, conseguindo assim o 2º lugar na classe 11 e 5º na geral de Turismos 3”. Para se poder correr tem de se ter apoios, como é que está a equipa da Brazcar Racing /Cirac nesse campo “Não é fácil encontra-los, atualmente é muito difícil consegui-los. Para 2025 tivemos alguns e com isso conseguimos concluir a época”, conclui o piloto Brazcar Racing Cirac “ . A participar de forma assídua no Campeonato Portugal de Montanha, qual a sua opinião sobre a categoria em que tem estado a competir, e pensa que poderia haver melhorias para a mesma, o que depois de meditar um pouco e de forma muito pausada disse “ Penso que poderia existir evoluções e melhoramentos no CPM, de forma a que não existisse tanta diferenças entre as mesmas. Exemplo: um Saxo pode correr em 3 categorias diferentes…”

QUAIS AS PROVAS QUE MAIS E MENOS GOSTA?

Mais gosto: Circuito de Vila Real ; SPA Francorchamp ; Rampa de Santa Marta ; Rampa da Covilhã e Rampa da Arrábida ; Rampas de Boticas ; Falperra.

Menos gosto: Caramulo (só por ser uma rampa muito curta).

MAL COMEÇA A PROVA, O QUE É QUE VAI NA MENTE NESSE PRECISO MOMENTO?

Concentrar no traçado do circuito ou rampa.

Sempre com o pensamento de que estou a realizar uma das coisas que mais amo na vida, correr.

E assim Carlos Ferreira, o piloto Brazcar Racing /Cirac a falar um pouco de si e da sua carreira e do seu hobby principal.

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter