Duarte Vaz, de apenas 11 anos, triunfou no Troféu Mini Baja 2025 para SSV. O jovem piloto estreou-se este ano nesta disciplina de todo-o-terreno pilotando um Polaris, tendo sido acompanhado por Nídia Martins. Venceu as quatro etapas que integraram o calendário desta temporada e somou ainda mais alguns triunfos em outras provas de resistência.
Filho de Sérgio Vaz, piloto que em Portalegre se sagrou campeão da edição de 2025 do Troféu Polaris RZR 2025, o jovem Duarte era presença habitual nas corridas onde até ao presente acompanhava o pai nas competições, mas agora, com o volante nas mãos, provou que “filho de peixe saber nadar”.
“A época correu muito bem. Foi uma temporada muito dura, mas divertida. Fizemos algumas corridas este ano que não podiam ter corrido melhor. Foi pena não ter mais adversários para poder ser um campeonato mais competitivo. Comecei nos karts com 5 anos e este ano foi a minha estreia. Obrigado a todos. Obrigado à minha família, à Mundimat Racing, à FR Performance e à Nídia, que tem sido a minha grande companheira ao longo deste ano, sem ela não teria conseguido terminar algumas corridas. Obrigado a todos. Estou muito feliz” referiu o jovem Duarte Vaz.
Duarte Vaz destacou-se logo na prova inaugural da temporada com uma participação muito positiva no TH Clothes Super SSV que se disputou na pista do Semideiro-Chamusca, competição de resistência, que disputou “com os grandes” e juntamente com o seu pai, tendo triunfado entre os mais pequenos e conquistado o 13º lugar da classificação geral SSV. Uma primeira participação deixava antever uma temporada de sucesso.
Ausente na jornada inaugural do Troféu Mini Baja, Duarte Vaz estreou-se nesta competição na Baja Escuderia de Castelo Branco onde conseguiu a vitória. Seguiram-se novos triunfos no IV GáfeTTe, no Crato, prova do Troféu do Alto Alentejo; no Raid da Ferraria, disputada a par do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, e no TH Clothes Super SSV Barcelos. Na Mini Baja Portalegre 500, competição extracampeonato que disputou a solo, Duarte Vaz alcançou o 2º lugar.
A temporada para o jovem piloto compreende ainda mais duas competições. Duarte Vaz irá disputar as jornadas do Troféu TH Clothes Super SSV disputadas em Viana do Alentejo e Ponte de Sor, respetivamente nos dias 8 de novembro e 13 de dezembro.
