§ O Mazda Vision X-Coupe incorpora uma evolução adicional da linguagem de design Kodo e da tecnologia “Mazda Mobile Carbon Capture”.
§ O Mazda Vision X-Compact propõe um modelo digital sensorial humano e uma IA empática.
§ O novo Mazda CX-5 é apresentado ao público pela primeira vez.
Durante a Conferência de Imprensa no âmbito do Japan Mobility Show 2025[1] que há pouco teve lugar, a Mazda Motor Corporation desvendou dois modelos visionários – o Mazda Vision X-Coupe e o Mazda Vision X-Compact (“X” pronunciado como “Cross”) – ambos incorporando a temática da Mazda para a exposição deste ano de “A Alegria de Conduzir Alimenta um Amanhã Sustentável” direcionada ao ano de 2035.
O Mazda Vision X-Coupe é um coupé desportivo que incorpora a evolução da linguagem de design Kodo – A Alma do Movimento. É alimentado por um sistema híbrido plug-in que integra um motor turbo rotativo de dois rotores, com um motor elétrico e uma bateria. Com uma potência de 510 cv, o veículo oferece uma autonomia de até 160 km no modo 100% elétrico e de até 800 km quando operando em combinação de ambas as mecânicas. Além disso, ao combinar combustível neutro em carbono derivado de microalgas, com a tecnologia “Mazda Mobile Carbon Capture”, de captura de CO2 e exclusiva da Mazda, o veículo contribui para reduzir o dióxido de carbono atmosférico quanto mais for conduzido.
Quanto ao Mazda Vision X-Compact, trata-se de um modelo concebido para aprofundar a ligação entre as pessoas e os automóveis, através da fusão de um modelo digital sensorial humano e de uma Inteligência Artificial empática. Agindo como um companheiro de proximidade, o estudo tem a capacidade de manter conversas naturais e sugerir destinos, ajudando a expandir o mundo do condutor. Representa a visão da Mazda para o futuro da mobilidade inteligente, onde os veículos e as pessoas formam uma ligação emocional, muito semelhante a uma relação sincera.
Em complemento, também o novo Mazda CX-5 (com especificação europeia)[2] é ali exposto ao público pela primeira vez. Com um interior espaçoso, design Kodo refinado e uma aprimorada dinâmica de condução Jinba Ittai (união entre o condutor e o seu veículo), este modelo representa a evolução de uma viatura campeã de vendas, sublinhada pelas mais de 4,5 milhões de unidades vendidas[3] em mais de 100 países e regiões. A mais recente geração do modelo foi concebida com a Mazda E/E Architecture+, a nova arquitetura elétrica e eletrónica que oferece uma experiência de condução evoluída.
Masahiro Moro, Diretor Representante, Presidente e CEO da Mazda, afirmou: “A frase ‘A Alegria de Conduzir Alimenta um Amanhã Sustentável” expressa não só o espírito fundamental da Mazda, mas também o cerne dos seus desafios futuros. Sob a missão global partilhada de alcançar a neutralidade carbónica, a Mazda acredita que a alegria de conduzir pode ser uma força de mudança positiva para a sociedade e para o planeta. Continuamos empenhados em satisfazer o desejo daqueles que amam os automóveis e desejam continuar a conduzir o máximo de tempo possível.”
A Mazda continuará a evoluir a “Alegria de Conduzir” com base no valor “Radicalmente Humano” e terá como objetivo proporcionar a “Alegria de Viver”, criando experiências de mobilidade emocionantes no quotidiano dos seus clientes.
OS MAZDA VISION X-COUPE E VISION X-COMPACT EM RESUMO
Mazda Vision X-Coupe Mazda Vision X-Compact
– Comprimento total 5.050 mm 3,825 mm
– Largura total 1.995 mm 1.795 mm
– Altura total 1.480 mm 1.470 mm
– Distância entre eixos 3.080 mm 2.515 mm
[1] Certame organizado pela Japan Automobile Manufacturers Association, lnc.
Dias de Imprensa: quarta-feira, dia 29 de outubro, das 08h00 às 18h00, e quinta-feira, dia 30 outubro, das 08h00 às 13h00 (horas locais). Dias de Público: a partir de sexta-feira, dia 31 de outubro, até domingo, dia 9 de novembro.
[2] Para informações adicionais consulte o Comunicado de Imprensa O INÍCIO DE UMA NOVA ERA: MAZDA DESVENDA O NOVO CX-5 NA EUROPA
[3] Modelo mais vendido da atual gama de modelos da Mazda, de 2018 a 2024.
