Aumento da produção nos EUA em 50% com o lançamento de cinco novos de veículos e 19 ações de produto ao longo dos próximos quatro anos, criando mais de 5.000 novos postos de trabalho nas fábricas de Illinois, Ohio, Michigan e Indiana.
• É o maior investimento individual em 100 anos de história da empresa e vai beneficiar todas as fábricas de montagem nos EUA
• A fábrica de Belvidere, no Estado do Illinois, será reaberta para a produção de dois novos veículos Jeep®
• A nova pick-up média será montada em Toledo, em Ohio
• A fábrica de Warren, no Michigan, produzirá o novo SUV grande com motor de combustão interna e EV com autonomia alargada
• A próxima geração do Dodge Durango será construída em Detroit
• As instalações de Kokomo, no Estado do Indiana, produzirão o novo motor GMET4 EVO
A Stellantis anuncia os seus planos investir 13 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos, de modo a expandir os seus negócios no importante mercado dos Estados Unidos e aumentar a sua presença na indústria nacional. O investimento é o maior dos 100 anos de história da empresa nos EUA e apoiará o lançamento de cinco novos veículos em toda a carteira de marcas em segmentos-chave, a produção de um novo motor de quatro cilindros, e a criação de mais de 5.000 empregos nas fábricas de Illinois, Ohio, Michigan e Indiana.
O novo investimento irá expandir, ainda mais, a já significativa presença da Stellantis nos EUA, aumentando a produção anual de veículos acabados em 50% face aos níveis atuais. Os lançamentos de novos produtos somar-se-ão à cadência regular de renovação de 19 produtos em todas as fábricas de montagem dos EUA e aos sistemas de propulsão atualizados que estão planeados até 2029.
“Este investimento nos EUA – o maior da história da empresa – irá impulsionar o nosso crescimento, reforçará a nossa presença fabril e trará mais empregos americanos para os estados que chamamos de casa”, disse Antonio Filosa, CEO da Stellantis e COO da América do Norte. “Ao iniciarmos os nossos próximos 100 anos, estamos a colocar o cliente no centro da nossa estratégia, expandindo a nossa oferta de veículos e dando-lhes a liberdade de escolher os produtos que desejam e de que gostam.”
“Acelerar o crescimento nos EUA tem sido uma prioridade desde o meu primeiro dia. O sucesso na América não é bom apenas para a Stellantis nos EUA, torna-nos mais fortes em todas as partes”, acrescentou.
Detalhes do Investimento Fabril1
O plano de investimento de 13 mil milhões de dólares inclui custos de investigação, de desenvolvimento e com fornecedores para executar a estratégia completa de produtos da empresa ao longo dos próximos quatro anos, bem como investimentos nas suas operações de fabrico. Os detalhes dos investimentos em cada fábrica são os seguintes:
Illinois
A Stellantis pretende investir mais de 600 milhões de dólares para reabrir a Fábrica de Belvidere e expandir a produção do Jeep Cherokee e do Jeep Compass para o mercado norte-americano. Com o início da produção previsto para 2027, essas ações deverão criar cerca de 3.300 novos empregos.
Ohio
Com um investimento de quase 400 milhões de dólares, a montagem de uma nova pick-up de média dimensão, anteriormente alocada na fábrica de Belvidere, ver-se-á transferida para o Complexo de Montagem de Toledo, juntando-se à produção do Jeep Wrangler e ao Jeep Gladiator. A transferência da produção poderá criar mais de 900 empregos. O lançamento está previsto para 2028.
A empresa também pretende continuar com os investimentos nas suas operações em Toledo, conforme anunciado em janeiro, num processo que abrange tecnologias adicionais e ações de produto robustas para os modelos Jeep Wrangler e Jeep Gladiator, além de mais componentes essenciais para a produção na Fábrica Toledo Machining.
Michigan
A Stellantis planeia desenvolver um novo SUV grande, com motor de combustão interna e EV com autonomia alargada, que será produzido na Fábrica de Pesados de Warren a partir de 2028. A empresa irá investir perto de 100 milhões de dólares para reequipar as instalações. Prevê-se que o novo programa crie mais de 900 empregos na fábrica, que atualmente monta os modelos Jeep Wagoneer e Jeep Grand Wagoneer.
A empresa também espera investir 130 milhões de dólares para preparar o Complexo de Montagem de Detroit-Jefferson para a produção da próxima geração do Dodge Durango, reafirmando o seu compromisso assumido em janeiro. A produção está prevista arrancar em 2029.
Indiana
A empresa confirma o anúncio feito em janeiro último de realizar investimentos adicionais em várias das suas instalações de Kokomo para produzir o novo motor de quatro cilindros – GMET4 EVO – a partir de 2026. A empresa planeia investir mais de 100 milhões de dólares e criar mais de uma centena de empregos para garantir que os EUA sejam o local de fabrico deste motor estratégico.
A presença da Stellantis nos EUA inclui 34 fábricas de produção, centros de distribuição de peças e centros de investigação e desenvolvimento, distribuídos por 14 Estados. Estas operações integram mais de 48.000 funcionários, 2.600 concessionários e quase 2.300 fornecedores, servindo milhares de comunidades em todo o país. O anúncio de hoje baseia-se nas ações previamente anunciadas em janeiro de 2025.

