- América do Norte +35%, Europa Alargada e Médio Oriente & África também apresentam aumentos
A Stellantis N.V. divulgou hoje as suas estimativas consolidadas de entregas de veículos. O termo “entregas” designa o volume de veículos entregues a concessionários, distribuidores ou diretamente da empresa ao retalho e frotas, o que permite contabilizar o volume de negócios.
As entregas consolidadas para o terceiro trimestre de 2025 foram estimadas em 1,3 milhões de unidades, representando um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior. Grande parte do aumento foi impulsionada pela América do Norte, mas também apoiada pelo crescimento das entregas na Europa Alargada e no Médio Oriente e África.
· A região da América do Norte registou uma recuperação particularmente forte no terceiro trimestre, com um aumento de aproximadamente 104.000 unidades nas entregas, em comparação com o mesmo período de 2024, um aumento de 35%, que inclui as primeiras entregas do modelo Ram 1500 com motor HEMI® V8. Esta melhoria significativa reflete sobretudo os benefícios do regresso a uma gestão normalizada dos stocks, contrariamente às medidas de redução do inventário no ano anterior, que levou a uma redução temporária da produção.
· As entregas na região Europa Alargada neste terceiro trimestre cresceram cerca de 38.000 unidades, representando um aumento de 8% em relação ao período homólogo do ano anterior. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelo início da produção de quatro modelos assentes na plataforma “Smart Car” do segmento B e recém-lançados – Citroën C3, Citroën C3 Aircross, Opel Frontera e Fiat Grande Panda – que ainda não estavam em produção no período homólogo do ano anterior. Os benefícios do aumento da produção destes produtos recém-lançados foram parcialmente atenuados pela redução das entregas de Veículos Comerciais Ligeiros, bem como pela redução das entregas em alguns países de grande volume.
· Nas restantes regiões da Stellantis, as entregas líquidas cresceram 10.000 unidades no total, representando um aumento de 3% em relação ao ano anterior, impulsionado principalmente por um aumento de 21% no Médio Oriente e África, parcialmente compensado por uma modesta diminuição de 3% nas remessas para a América do Sul. O aumento de 16.000 unidades nas entregas no Médio Oriente e África refletiu principalmente os aumentos na Argélia, onde a produção local de produtos FIAT tem vindo a expandir-se, bem como a evolução positiva dos mercados da Turquia e do Egito. Na América do Sul, a diminuta redução de 7.000 unidades no terceiro trimestre de 2025 em relação ao período homologo do ano anterior reflete, principalmente, uma base de comparação excecionalmente elevada no terceiro trimestre de 2024, quando a Stellantis recuperou as entregas brasileiras que haviam sido atrasadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, no segundo trimestre de 2024.
