25 anos do Opel Vivaro: o versátil VCL comemora o seu aniversário

  • Salão IAA de Veículos Comerciais de 2000: a Opel apresenta uma gama de furgões totalmente nova.
  • Estudos visionários: Vivaro Concept V, Vivaro VPC e Vivaro e-Concept.
  • Sucesso prolongado: Vivaro nomeado “Furgão Internacional do Ano” em 2002 e 2021.
  • Desde 2024: Vivaro e Vivaro Electric com design e tecnologias ao nível dos automóveis de passageiros

Companheiro de trabalho flexível, herói das entregas ou veículo de transporte para uma vasta gama de necessidades: o Opel Vivaro é um verdadeiro multitalento para comerciantes e clientes de frotas, e assim tem sido há 25 anos. No Salão Internacional de Veículos Comerciais IAA de 2000, a Opel apresentou um veículo de mercadorias totalmente novo, lançando as bases para um sucesso duradouro, que agora entra na sua terceira década. Após o seu lançamento, o Vivaro tornou-se rapidamente um modelo fundamental na gama de veículos comerciais da Opel. Este cavalo de batalha e herói do dia a dia era, e continua a ser, tão popular entre os clientes quanto reconhecido pelos especialistas: entre outros prémios, foi eleito duas vezes “International Van of the Year” (“Furgão Internacional do Ano”). Além disso, a Opel apresentou estudos inovadores sobre o Vivaro, antecipando novas tecnologias e o desenvolvimento futuro do seu veículo comercial mais vendido, com destaque para o Vivaro e-Concept 100% elétrico revelado em 2010.

Desde 2020 que o Opel Vivaro está disponível numa versão elétrica a bateria. E desde o início de 2024 que a mais recente geração Vivaro está no mercado, com tecnologias inovadoras, conforto e design comparáveis aos dos automóveis de passageiros. Por exemplo, o atual Vivaro apresenta, pela primeira vez, a dianteira Opel Vizor, caraterística dos modelos de automóveis de passageiros. Desde o início, os clientes podem contar com as típicas virtudes do Vivaro: o furgão oferece muito espaço flexível, destaca-se como veículo de carga e está disponível em inúmeras variantes para praticamente todos os fins, incluindo como furgão de passageiros ou veículo de transporte para pessoas com mobilidade reduzida.

Arranque do negócio de veículos comerciais ligeiros da Opel: do Arena à primeira geração do Vivaro

A primeira geração do Vivaro surge originalmente de uma joint venture criada no final de 1996. A Opel pretende construir furgões particularmente atraentes para os clientes e expandir o seu portfólio para incluir Veículos Comerciais Ligeiros (VCLs) com um peso bruto total (PBT) até 3,5 toneladas. O Opel Arena – o antecessor imediato do Vivaro – é lançado em 1997, seguido, dois anos depois, pelo primeira Opel Movano no segmento acima do Arena. No Salão IAA de Veículos Comerciais de 2000, o construtor apresenta então o protótipo de uma nova geração de furgões: o Opel Vivaro totalmente redesenhado.

Combinação perfeita: o design atraente do Vivaro combina alta segurança e eficiência máxima

O design inovador é único entre os VCL da época, combinando um visual atraente com um nível de funcionalidade orientada para o utilizador e uma elevada eficiência. O destaque do design futurista é o chamado “teto Jumbo”. A cabina em forma de cúpula não só oferece ao condutor e aos passageiros da frente um espaço excecional ao nível da cabeça, como também permite aceder e sair facilmente do veículo, o que é particularmente apreciado pelos serviços de entrega e correio expresso.

No lançamento em 2001, o Vivaro com tração dianteira está disponível em eficientes variantes Diesel com diferentes potências, sempre combinadas com uma transmissão manual de seis velocidades. O comando da caixa de velocidades está integrado diretamente na consola central para poupar espaço e facilitar a utilização. As excelentes características de condução são comparáveis às de um automóvel de passageiros, outro ponto forte do Opel Vivaro que é também destacado positivamente pelo júri especializado, que elege o Vivaro “International Van of the Year 2002” (IVOTY).

Com um PBT de 2,7 ou 2,9 toneladas, a Opel oferece a primeira geração do Vivaro em mais de 20 versões. Os clientes podem escolher entre duas distâncias entre eixos – 3.098 ou 3.498 mm – e três tipos de carroçaria (furgão, combi ou chassis plataforma). Todas as versões oferecem muito espaço. O furgão e o combi com distância entre eixos curta já oferecem 5 m³ de capacidade de carga; a versão mais longa do furgão pode acomodar até três europaletes no seu compartimento de carga com quase 6 m³.

A cabina sobrelevada é igualmente prática, ergonómica e moderna. Com navegação integrada, telefone e leitor de CD, os sistemas de infotainment de última geração dos modelos de automóveis de passageiros da Opel estabeleceram novos padrões para os veículos comerciais ligeiros da época. Como é habitual na Opel, o Vivaro também representa uma referência em termos de segurança. O airbag para o condutor e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes são de série em todas as variantes do modelo; os airbags para o passageiro da frente e laterais estão disponíveis opcionalmente. Os travões de disco nas quatro rodas e o ABS de quatro canais controlado eletronicamente e distribuição da força de travagem estabelecem padrões igualmente elevados em termos de segurança ativa.

Visionário: Vivaro Concept V, Vivaro VPC, Vivaro Surf Concept e Vivaro e-Concept

Mas a Opel tem planos ainda mais ambiciosos para o Vivaro. Já em 2001, o construtor apresenta, no IAA, em Frankfurt, a sua ideia de um miniautocarro multimédia de luxo e alta tecnologia para trabalho e lazer. Materiais nobres, como couro e Alcantara, uma pintura exclusiva em dois tons e jantes especiais de 20 polegadas definem o visual do Vivaro Concept V. Este protótipo de seis lugares combina equipamento de luxo com sistemas de infotainment de última geração. Os bancos oferecem elevado conforto e funcionalidade excecional, com apoios de braços e mesas rebatíveis. Na segunda fila, os bancos podem rodar 180 graus para criar uma configuração de reunião. Isto pode ser visto como o primeiro precursor da configuração lounge com quatro bancos independentes, frente a frente, do atual Opel Zafira Electric.

No Salão AutoRAI de Veículos Comerciais dr 2007, em Amesterdão, a Opel demonstra que a primeira geração do Vivaro pode também ser altamente desportiva. O Vivaro VPC é inspirado nas versões de automóveis de passageiros OPC da época, adotando um pack spoiler e uma performance superior em relação às versões de série. O concept car Vivaro particularmente desportivo que se seguiu, apresentado no IAA 2015, é completamente diferente: o Opel Vivaro Surf Concept oferece espaço para cinco a seis passageiros (dependendo da configuração dos bancos) e todo o seu equipamento desportivo e de lazer. Além da área de carga fechada com até 4 m3, um suporte especial para pranchas de surf montado no tejadilho do moderno veículo de lazer, permite aos adeptos do surf ir de férias sem as suas pranchas. Os passageiros também desfrutam do máximo conforto: a suspensão pneumática no eixo traseiro do concept car absorve todos os tipos de irregularidades da estrada; paralelamente, em conjunto com molas rebaixadas, pode baixar a altura do veículo em cerca de sete centímetros, para 1,90 metros, tornando o Vivaro Surf Concept compatível com a maioria dos parques de estacionamento subterrâneos.

Cinco anos antes, no Salão IAA de Veículos Comerciais de 2010, o Vivaro e-Concept faz a sua estreia mundial. Com este concept, a Opel lança as sementes de uma ideia que irá germinar em 2020 sob a forma da versão de série do Vivaro elétrico a bateria. Com o Vivaro e-Concept, a Opel apresenta o estudo de um furgão elétrico, de carroçaria fechada, com uma autonomia alargada superior a 400 quilómetros. Com 5,0 m3 de espaço de carga, uma carga útil de 750 kg e um motor elétrico de 111 kW (151 cv), este projeto oferece uma perspetiva do que um veículo comercial ligeiro elétrico é capaz de fazer e de como a mobilidade elétrica ecológica está a tornar-se atraente para as atividades comerciais e empresariais.

Desde 2019: depois dos Vivaro A e B, a terceira geração apresenta-se elétrica pela primeira vez

A primeira geração do Vivaro mantem-se em produção até 2014. No mesmo ano, o Vivaro B tem a sua estreia com versatilidade otimizada e um novo visual. E em 2019, chega a terceira geração do VCL mais vendido, que também se apresenta pela primeira vez 100% elétrico. Logo desde o início, o Vivaro elétrico a bateria é um veículo comercial sem compromissos para o dia a dia de trabalho, permitindo uma condução sem emissões locais. Os clientes podem escolher entre dois tamanhos de bateria de iões de lítio, dependendo das suas necessidades. Com 75 kWh para uma autonomia de até 330 quilómetros, ou com 50 kWh para até 230 km, ambos no ciclo WLTP. Com estes atributos, o Vivaro 100% elétrico – tal como o seu antecessor em 2002 – impressiona mais uma vez o júri internacional de especialistas e é eleito “International Van of the Year 2021”.

Com Opel Vizor e tecnologias de ponta: o novo Vivaro é lançado em 2024

Mas isto não é razão para a Opel descansar à sombra da sua glória. No início de 2024, o versátil Vivaro é lançado com um novo estilo. O novo modelo apresenta, pela primeira vez, a emblemática frente Opel Vizor da marca. Além do Vivaro Electric, 100% elétrico, que volta a estar disponível com duas opções de bateria, os clientes contam com uma ampla gama de económicas motorizações Diesel. O Vivaro é tão diversificado na sua gama de versões como nos seus motores: está disponível em dois comprimentos (4,98 metros e 5,33 metros), como furgão, cabina dupla e chassis, uma solução prática para diferentes tipos de carroçaria. Dependendo da versão, oferece até 6,6 m3 de volume de carga e cerca de 1,4 toneladas de carga útil.

Um total de 18 sistemas de assistência ao condutor de última geração, incluindo Dynamic Surround View, tornam as deslocações diárias e as manobras em cidade ou nas instalações das empresas, mais fáceis e seguras. Além disso, o habitáculo conta com sistemas de infotainment e navegação de última geração, com um ecrã digital a cores de 10 polegadas para o condutor e um touchscreen a cores de 10 polegadas. Desta forma, a última geração do Vivaro combina as qualidades comprovadas dos veículos comerciais ligeiros com as características modernas de um automóvel de passageiros. 

Informação de Consumos e Emissões 

Valores de autonomia determinados de acordo com a metodologia do procedimento de ensaio WLTP (R (CE) n.º 715/2007, R (UE) n.º 2017/1151). A autonomia real pode variar em condições quotidianas e depende de vários fatores, em particular do estilo de condução pessoal, das caraterísticas do percurso, da temperatura exterior, da utilização de aquecimento e ar condicionado e do pré-condicionamento térmico. 

Enviar Comentário

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter