- O Rally-Raid Portugal acolhe o reinício da temporada do Campeonato do Mundo de Rally-Raid da FIA, após a pausa de verão.
- Os Dacia Sandriders regressam como um trio, com Gutiérrez de volta, ao lado de Al-Attiyah e Loeb.
- Etapas desafiantes e muito rápidas, em Portugal e Espanha, aguardam Al-Attiyah, que pretende manter a sua vantagem no mundial de pilotos.
Os Dacia Sandriders rumam a Portugal, na próxima semana (de 21 a 28 de setembro), com o Campeonato do Mundo de Rally-Raid da FIA a entrar na sua fase decisiva, com um emocionante evento transfronteiriço.
Ao integrar o calendário do Campeonato do Mundo de Rally-Raid da FIA (W2RC) pela segunda vez, o Rally-Raid Portugal inclui etapas no país anfitrião, bem como na vizinha Espanha, com um percurso competitivo com um total de 1.433,05 quilómetros.
A equipa Dacia Sandriders enfrenta a quarta de cinco provas do calendário do W2RC, com uma equipa de três pilotos, depois de ter participado com dois Dacia Sandrider, movidos a combustível sustentável e equipados com pneus BFGoodrich, nos dois eventos anteriores, em Abu Dhabi e na África do Sul.
A espanhola Cristina Gutiérrez está de regresso, competindo ao lado do catariano Nasser Al-Attiyah e do francês Sébastien Loeb.
Com uma vitória em Abu Dhabi e um pódio na África do Sul, a Dacia Sandriders chega ao Rally-Raid Portugal em segundo lugar no campeonato de fabricantes do W2RC e em primeiro lugar na classificação de pilotos e navegadores, graças a Nasser Al-Attiyah e a Édouard Boulanger.
Para o resto do W2RC 2025 e para o Dakar (prova de abertura da época de 2026), Boulanger fará dupla com o seu compatriota Loeb, enquanto o atual navegador de Loeb, o belga Fabian Lurquin, vai juntar-se a Al-Attiyah. A parceria Cristina Gutiérrez/Pablo Moreno permanece inalterada.
Tiphanie Isnard, diretora da equipa The Dacia Sandriders, explicou: No rally-raid, a nossa força como estrutura reside na criação das melhores condições possíveis para que as nossas equipas tenham o melhor desempenho. A ligação entre o piloto e o navegador é crucial e, por vezes, a evolução das parcerias permite que surjam novas sinergias. Acreditamos que estas novas colaborações trarão maior estabilidade, uma confiança renovada e a determinação necessária para avançarmos ainda mais em equipa.
O percurso do Rally-Raid Portugal em resumo
A penúltima ronda do W2RC 2025 marca mais um território desconhecido para a Dacia Sandriders, com etapas principalmente em terra, semelhantes a uma prova do WRC. Cobrindo uma distância de 2.368,97 quilómetros – incluindo 1433,05 contra o relógio –, o percurso do Rally-Raid Portugal sofreu várias alterações, após a edição inaugural, em 2024.
Com sede em Grândola, 100 quilómetros a sul de Lisboa, a prova começa com o Prólogo, na tarde de 23 de setembro. A etapa de abertura, na quarta-feira, 24 de setembro, leva as equipas para sudoeste, em direção a Beja, no que os organizadores descrevem como “pistas de terra rápidas e sinuosas”, antes de uma secção arenosa, nos últimos 30 quilómetros, precedendo a paragem noturna em Grândola.
A etapa 2, na quinta-feira, 25 de setembro, marca o início da viagem para Espanha e a chegada ao bivouac, em Badajoz. Com 649,98 quilómetros, é a etapa mais longa da prova. A ação continua com a etapa 3, na sexta-feira, 26 de setembro, com todo o percurso competitivo a ser realizado em Espanha, em terreno semelhante ao encontrado durante a etapa inaugural.
De Espanha, o evento regressa, a Portugal, no sábado, 27 de setembro, e ao bivouac, em Lisboa, de onde uma etapa circular decidirá o resultado do Rally-Raid Portugal, no domingo, 28 de setembro.
CITAÇÕES CHAVE
TIPHANIE ISNARD, DIRETORA DA EQUIPA DACIA SANDRIDERS
É hora de a equipa voltar às aulas e de ter a oportunidade de descobrir um novo rali, numa superfície ainda inexplorada pela Dacia Sandrider. Para enfrentá-lo nas condições mais favoráveis possíveis, realizámos uma semana de testes. O nosso objetivo no Rally-Raid Portugal é claro: estar prontos para maximizar os pontos e reforçar a nossa posição nos campeonatos de Pilotos, Navegadores e Construtores. O evento também servirá para continuar a reforçar a confiança de Sébastien, após o seu pódio na África do Sul e para dar as boas-vindas a Cristina e Pablo, enquanto nos preparamos para o final da temporada e para o Dakar, que se aproxima rapidamente. A equipa está agora a entrar numa fase muito intensa, com oito semanas consecutivas de viagens entre os testes, o Rally-Raid Portugal e o Rallye du Maroc. Estamos totalmente concentrados em terminar o campeonato da melhor forma possível e em preparar o Dakar nas melhores condições.
NASSER AL-ATTIYAH (CATAR), PILOTO, THE DACIA SANDRIDERS
Após uma colaboração muito boa na Baja Aragón, estou feliz por continuar a aventura com o Fabian como meu novo navegador. O Rally-Raid Portugal é um grande evento e estamos muito ansiosos por ele. Podemos esperar muitos fãs e um ambiente realmente fantástico, porque a paixão pelo desporto motorizado é real, tanto em Portugal como em Espanha. O objetivo é sempre muito claro: manter a liderança no campeonato, marcando muitos pontos e realizando uma grande prova.
CRISTINA GUTIÉRREZ (ESPANHA), PILOTO, THE DACIA SANDRIDERS
Estamos muito ansiosos por recomeçar a nossa temporada de rally-raid e dar início aos nossos preparativos para o Rally Dakar. Estou feliz por competir no Rally-Raid Portugal, pois correr em casa é sempre especial e temos ótimas recordações deste evento. Juntamente com o Pablo, estamos entusiasmados por nos reunirmos com toda a equipa Dacia Sandriders. O objetivo é voltar ao ritmo e sentir-nos bem no carro. Como sempre, daremos o nosso melhor. Queremos aproveitar, ao máximo, estas duas últimas corridas do campeonato para chegarmos totalmente preparados ao Rali Dakar, o maior desafio de todos.
SÉBASTIEN LOEB (FRANÇA), PILOTO, THE DACIA SANDRIDERS
É ótimo voltar à Dacia Sandriders, após uma longa pausa desde a África do Sul. Estou muito ansioso por começar este novo capítulo com o Edouard. Já fizemos alguns testes juntos em Marrocos e tudo correu muito bem, por isso, estou confiante de que a nossa colaboração será boa. Mal posso esperar para voltar à sensação de corrida e conhecer os fãs portugueses e espanhóis, que são sempre tão apaixonados e criam uma atmosfera incrível em todas as etapas.
A EQUIPA DACIA SANDRIDERS RALLY-RAID PORTUGAL
#200: Nasser Al-Attiyah (CAT)/Fabian Lurquin (BEL)
#212: Cristina Gutiérrez (ESP)/Pablo Moreno (ESP)
#219: Sébastien Loeb (FRA)/Édouard Boulanger (FRA)
O GRANDE NÚMERO
2368,97: O Rally-Raid Portugal cobre uma distância total de 2368,97 quilómetros.
