Disputaram-se hoje as qualificações para as corridas de Valência do Supercars Endurance, que contam para o Iberian Supercars e Supercars España, assistindo-se a lutas intensas e resultados surpresa que prometem momentos fortes nas provas de amanhã.
GT4 – Qualificação 1: Duelo ao milésimo entre candidatos ao título
No Circuito Ricardo Tormo, a primeira sessão de qualificação da categoria GT4 foi um hino à competitividade que marca esta competição ibérica.
Francisco Mora, no Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, voou para a pole-position, batendo Roberto Faria por apenas 0,077s, no Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport, num duelo entre dois candidatos assumidos ao título que promete entusiasmar as corridas de domingo.
E a festa não ficou por aqui, uma vez que Bruno Pereira, com uma volta impressionante no Aston Martin Vantage AMR GT4 EVO da Araújo Competição, foi o mais rápido da GT4 Pro-Bronze e colocou-se logo a seguir aos dois primeiros, confirmando o ecletismo do topo da tabela.
José Carlos Pires, no Toyota da Speedy Motorsport, ficou a pouco mais de meio segundo de Francisco Mora, assumindo o quarto posto, terceiro da divisão GT4 Pro, sendo igualmente um candidato aos triunfos nas corridas de amanhã.
Guillermo Aso, no Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team, e José Cautela, no McLaren Artura da McLaren Barcelona – SMC Motorsport, todos separados por décimas fecharam os três primeiros da GT4 Pro-Bronze.
A luta da GT4 Bronze foi liderada por Vasco Oliveira, no Aston Martin Vantage AMR GT4 EVO da Racar Motorsport, mas Miguel Nabais, no Toyota da Gianfranco Motorsport, e Gonzalo de Andrés, no McLaren da McLaren Bracelona – SMC Motorsport, mantiveram-no sob constante pressão.
A GT4 Am também viveu momentos de grande emoção com Javier Macias, no BMW da Promotion Motorsport, a bater o líder da divisão Ruben Vaquinhas, no Aston Martin da Gianfranco Motorsport, e Vicente Dasí, no Mercedes AMG da estreante PCR Sport.
GT4 – Qualificação 2: Jovem estreante conquista pole
Se a primeira sessão já tinha deixado o público de pé, a segunda foi também empolgante. Karel Staut, estreante absoluto no campeonato e com apenas 14 anos, assinou uma volta de sonho no Toyota da NokoTech Racing by Speedy e cravou a pole-position absoluta, num feito que promete entrar para a história do Iberian Supercars.
Apenas quatro décimos atrás do seu rival da GT4 Pro-Bronze, Filip Vava, no Mercedes AMG da NM Racing Team, mostrou que também está na luta, seguido de perto por Mathieu Martins, que foi o melhor da GT4 Pro.
Alexandre Areia, com o sétimo registo no Toyota da Gianfranco Motorsport, foi o terceiro mais rápido na GT4 Pro-Bronze, a seis décimos de segundo do jovem estreante.
A GT4 Pro foi um verdadeiro braço-de-ferro, com Martins a liderar por margem mínima sobre Henrique Ventura Oliveira, também da Racar Motorsport, e sobre o debutante espanhol Adrián Ferrer, no Toyota da Speedy Motorsport, tendo apenas 0,053s a separado os três!
Francisco Carvalho voltou a impor o Aston Martin Vantage AMR GT4 EVO preparado pela Racar Motorsport na GT4 Bronze, mas o colombiano Andrés Prieto, no Mercedes AMG da NM Racing Team, e o debutante Kyam Potež, no Mercedes AMG da Lema Racing, deixaram claro que a corrida será tudo menos previsível.
Na GT4 Am, foi o experiente Pedro Bastos Rezende quem assinou o melhor tempo no Aston Martin da Gianfranco Motorsport, superando Smörg, em BMW M4 GT4 EVO da Promotion Motorsport, e Josep Parera, em Mercedes AMG GT4 da PCR Sport num top-3 separado por menos de meio segundo.
GTC – Qualificação 1: Fogo cerrado e margens na luta pela ‘pole’
A qualificação dos GTC abriu em modo palco de grandes decisões e dois ‘mundos’ – GTX e Cup – a trocarem liderança à décima. No topo absoluto, Henrique Moura Oliveira (BMW M4 GT4 (F82) da Monteiros Competições), este fim de semana a conduzir a solo, assinou 1:43.268 e segurou a ‘pole’ da categoria por menos de meio segundo sobre Luca Staccini (Ginetta G55, Tockwith Motorsports), com Adam Fawsitt (Porsche 911 Cup, Protech Motorsport) a meter a Cup no pódio absoluto. Um retrato fiel do equilíbrio que domina Valência.
Na GTX, a receita foi pura intensidade! Henrique Moura Oliveira mostrou punho firme, mas sentiu o Ginetta de Luca Staccini sempre por perto, ficando os dois separados por 0,476s. Alejandro Iribas levou o Ligier JS2R da Chefo Sport Petrogold ao terceiro registo da divisão, confirmando três marcas diferentes nos três primeiros. Um triângulo competitivo que promete intensidade nas corridas.
Na Cup, aproveitando a ausência na sessão do sempre favorito Rui Miritta, o selo de velocidade coube a Adam Fawsitt, a capitalizar uma volta limpa que o deixou na frente por margem curta. Ángel Lanchares (LAN GP Racing) respondeu com consistência assegurando o segundo tempo à frente Vítor Costa (Monteiros Competições) fechou os três primeiros da divisão, todos em Porsche 911 Cup.
GTC – Qualificação 2: Marcus Fothergill dá ‘murro na mesa’
A segunda sessão elevou ainda mais a fasquia do espetáculo: Marcus Fothergill (Porsche, Tockwith Motorsports) registou uma volta em 1:42.658 que o colocou no topo absoluto. Duarte Camelo (Porsche Cayman CS, Speedy Motorsport) veio logo atrás, a 0,640 s, superiorizando na luta pela primazia da GTX ao bater Gabriel Caçoilo (Ligier, Chefo Sport Petrogold).
Na Cup, Ángel Lanchares manteve a LAN GP Racing na luta com o segundo posto da divisão, seguindo de Pedro Paiva Raposo (Protech Motorsport), verificando-se margens curtas que prometem corridas emocionantes no domingo.
Na GTX, Thomas Roche (Ginetta G55, Tockwith Motorsports) cravou o terceiro registo, deixando Henrique Moura Oliveira bem próximo, sendo qualquer um deles sérios candidatos aos triunfos nas provas de amanhã.
No domingo, o programa inclui duas corridas imperdíveis: a primeira às 10h05 e a segunda às 15h05, ambas com 50 minutos de pura ação. Toda a emoção será transmitida em direto na DAZN Portugal e na DAZN España, bem como nas redes sociais oficiais da competição (em espanhol). Para os adeptos internacionais, haverá ainda transmissão em inglês no YouTube da Alpha Live, em alemão na Motorsport Television Deutschland e em italiano na Parc Férme TV, levando o espetáculo do Supercars Endurance além-fronteiras.
