Kalle Rovanperä lidera e resiste à dupla ameaça da Hyundai na primeira etapa do WRC Ueno Rali Paraguai

A espera acabou! E hoje trazemos o primeiro de vários resumos. A primeira etapa do WRC Ueno Rally Paraguai terminou com a vitória do finlandês Kalle Rovanperä, que enfrentou dois dos três Hyundai que perseguiam a liderança. Por outro lado, Diego Domínguez Bejarano é o melhor concorrente paraguaio nos carros de Rali2.
Às 8h00, o sonho de anos tornou-se oficialmente realidade com o arranque de Elfyn Evans na etapa de 18,7 quilómetros de Cambyretá, estabelecendo o recorde que acabaria por ser superado pelos seus concorrentes, relegando-o para o quinto lugar na classificação geral. Um ambicioso Kalle Rovanperä seria o responsável por estabelecer o tempo inicial com uma vantagem de 3,2 segundos sobre o octacampeão mundial Sébastien Ogier. Ambos com a Toyota.

Uma derrapagem do bicampeão mundial, o mais jovem da história, na sua primeira incursão em Nueva Alborada, acabaria por lhe custar a diferença para o francês Adrien Fourmaux (Hyundai), ao ponto de ficarem separados por apenas 4 décimas de segundo. A terceira especial em Yerbateras, considerada “a mais violenta” do rali, com os seus 30 quilómetros, acabaria por passar a liderança para Fourmaux, mesmo com Ogier a ter sido o melhor tempo.

Para coroar uma boa primeira metade do dia, Fourmaux teve o luxo de marcar o zero no Autódromo Capitán Miranda, chegando ao parque de assistência 4,1 segundos à frente de Kalle Rovanperä e 18 segundos à frente do também finlandês piloto da Toyota, Sami Pajari.

A segunda etapa contou com o domínio quase incontestável de Sébastien Ogier, que estabeleceu os melhores tempos nas repetições de Cambyreta, Yerbateras e Autódromo, tendo apenas a etapa de Nueva Alborada sido disputada pelo estónio Ott Tänak. Rovanperä recuperou inesperadamente a liderança após Fourmaux ter sofrido um furo de pneu na repetição de Yerbateras (SS7), relegando o francês para a segunda posição, com o seu colega de equipa Ott Tanak a completar o pódio.

Entre os carros de Rally2, Yohan Rossel foi o melhor no final do dia com o Citroën C3, seguido pelo russo (sob licença búlgara) Nikolai Gryazin, enquanto nada mais nada menos que Diego Domínguez Bejarano fechou o pódio tanto no WRC2 como no WRC2 Challenger. O campeão do mundo de WRC3, que escolheu o Rali Paraguai para o seu programa nos campeonatos de apoio da classe RC2, marcou nada menos que três arranhões em Yerbatera e as duas ultrapassagens no Autódromo.

Nos carros do Grupo Rally3, o pódio é composto pelo italiano Matteo Fontana, seguido do francês Ghjuvanni Rossi, deixando o último degrau do pódio provisório da etapa para o peruano Eduardo Castro.

Classificação após a SS14:

Para amanhã domingo decorrem as especiais Bella Vista (SS 16/18) e Misión Jesuítica Trinidad (SS 17/19)

Programa Domingo 31/08

Bella Vista (SS 16/18)
Inicio ás   08:29 / 11:02
Misión Jesuítica Trinidad (SS 17/19)
Inicio ás 10:05 / 13:15

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter