V12 híbrido de 1080 cv, limitado a 29 unidades, celebra a performance da marca e o 20º aniversário do Centro Stile da Lamborghini
A Automobili Lamborghini apresenta o Fenomeno[1], um ‘Few Off’ de edição limitada a apenas 29 unidades, que celebra o legado da marca em termos de modelos exclusivos; novos níveis de performance e de inovação técnica; e o design emblemático e único do Lamborghini Centro Stile – que, há 20 anos, apresentou o primeiro automóvel inteiramente desenhado pelo recém-inaugurado departamento de design da casa de Sant’Agata Bolognese.
O Fenomeno é um original ‘manifesto de design’ da Lamborghini, levando ao extremo os elementos estilísticos mais representativos da marca. Além do design exclusivo, e da aerodinâmica personalizada desenvolvida para o veículo, o Fenomeno está equipado com o mais potente motor V12 da história da Lamborghini, combinado com três motores elétricos. A potência total é de 1080 cv, com um recorde de 835 cv disponibilizados pelo motor V12 atmosférico, e 245 cv adicionais desenvolvidos pelos três motores elétricos. O Fenomeno é definido por um nível de potência extraordinário e sem precedentes, que o condutor pode explorar na plenitude graças a soluções técnicas incorporadas pela primeira vez num Lamborghini, como o sensor 6D e os travões carbono-cerâmicos CCM-R Plus.
“Quando apresentámos o Reventón, em 2007, o nosso objetivo foi criar um superdesportivo verdadeiramente superlativo, que representasse a derradeira expressão daquilo que a Lamborghini representa”, afirmou Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini. “Este novo few-off leva por diante a mesma filosofia de distinção e inovação, que é uma parte fundamental do nosso ADN”.
Estrela da Monterey Car Week 2025, o Fenomeno é a derradeira expressão da tradição de modelos de edição limitada da Lamborghini. Inaugurada com o Reventón, entre os modelos ‘few off’ subsequentes incluem-se o Sesto Elemento (2010), o Veneno (2013), o Centenario (2016), o Sián (2019) e o Countach (2021). O nome Fenomeno, como é tradição na Lamborghini, provém de um touro muito bravo e célebre, toureado em Morelia, no México, em 2002. Após uma lide entre dois toureiros, o touro foi perdoado pelas excecionais qualidades de que deu mostras. Em italiano e em espanhol, Fenomeno significa “fenomenal”, simbolizando algo verdadeiramente excecional e único.
“O Fenomeno é um automóvel excecional em termos de performance, de estilo, e da disruptiva representação da Lamborghini, criado para celebrar o valor e as conquistas da nossa marca, e dedicado aqueles clientes que esperam de nós a máxima exclusividade”, prosseguiu Stephan Winkelmann. “Mas, para além do seu design e da sua potência extraordinários, o Fenomeno é o modelo ‘few-off’ que, mais do que qualquer outro na história da Lamborghini, introduz soluções técnicas inovadoras para tornar a experiência de condução verdadeiramente única”.
O sistema de propulsão está alojado na monofuselagem, o inovador chassis da Lamborghini inspirado na aeronáutica, que, além de contar com uma monocoque integralmente construída em fibra de carbono multitecnologias, possui uma estrutura dianteira em Forged Composite®, um material especial composto por fibra de carbono curta impregnada em resina. Este material tem sido produzido e utilizado pela Lamborghini desde a estreia, em 2007, do Reventón, o precursor de todos os ‘few-off’, e pioneiro, graças à sua carroçaria futurista, inteiramente construída em fibra de carbono.
O Fenomeno está também equipado com tecnologias tipicamente encontradas em automóveis de competição, otimizando a dinâmica do veículo, e proporcionando ao condutor a melhor experiência ao volante de um V12. O sistema de travagem CCM-R Plus, com discos carbono-cerâmicos, garante a máxima eficiência, tanto em estrada como em pista. As jantes forjadas com porca de aperto central contribuem para reduzir o peso e para proporcionar uma excecional agilidade, enquanto que os pneus especiais para circuito, concebidos sob medida pela Bridgestone, oferecem uma extraordinária aderência. A completar o Fenomeno está uma suspensão de afinação desportiva, que torna o Fenomeno extremamente preciso e estável em condução desportiva.
Estas características, juntamente com a potência excecional, fazem do Fenomeno o mais rápido Lamborghini de sempre, tanto na aceleração 0 a 100 km/h – que cumpre nuns extraordinários 2,4 segundos –, como nos 0 a 200 km/h, que cobre em apenas 6,7 segundos. A velocidade máxima supera os 350 km/h. A relação peso-potência é, também, a melhor da história da Lamborghini: 1,64 kg/cv.
Design
O Fenomeno é um novo ‘manifesto de design’: um inesperado e hiperelegante tema, num modelo superdesportivo de proporções longilíneas, ao estilo ‘longtail’. O ADN de design emblemático e infinitamente reconhecível, mas sempre fresco e emocionante, é inato na Lamborghini. No âmago da sua alma italiana está a silhueta de linha central única; a arquitetura extrema do habitáculo; e a aparência futurista sob todos os pontos de vista. Linhas puristas reduzidas, porém, determinadas, e superfícies de alta performance mais limpas – cada linha combina o mais elevado nível de funcionalidade com a máxima pureza estética: o design encontra-se com a performance.
Com o Fenomeno, a Lamborghini celebra os 20 anos de atividade do seu Centro Stile. O centro de design foi oficialmente inaugurado em 2005, e, desde então, as suas atividades têm representado um ousado e criativo epicentro do design de automóveis superdesportivos.
“Com o Fenomeno, estamos a estabelecer um novo, autêntico e arrojado rumo para a nossa linguagem de design orientada para o futuro”, refere Mitja Borkert, Diretor de Design Lamborghini. “Criámos uma hiperelegante peça de design, que é tão refinada e sofisticada, quanto atlética e essencial. Trata-se de uma inesperada nave espacial elegante, integralmente fabricada em fibra de carbono, que, ao mesmo tempo, se mantém fiel ao nosso legado. O Fenomeno toca a música do nosso ADN de design único, mas com notas e ritmos diferentes, criando mais uma lenda deslumbrante, que supera as mais elevadas expetativas dos nossos clientes e colecionadores”.
A frente exibe uma aparência arrojada, que combina uma forma alongada e aerodinâmica com grandes superfícies atléticas. O capot dianteiro incorpora duas grandes tomadas de ar, inspiradas nos Lamborghini de competição, como o Huracán GT3, ao passo que a original assinatura luminosa das luzes de circulação diurnas presta homenagem aos cornos do touro do logótipo da Lamborghini. O novo logótipo da Automobili Lamborghini, apresentado em 2024, faz a sua estreia neste superdesportivo de Sant’Agata Bolognese, realçando a secção frontal, que combina elementos estilísticos emblemáticos do design da Lamborghini, como a forma em Y que une, visualmente, o splitter dianteiro em fibra de carbono e o desenho afilado dos grupos óticos.
A vista lateral reinterpreta a silhueta típica da Lamborghini, com uma única linha a definir o perfil do veículo, desde o extremo do capot dianteiro até à traseira, inspirada na ‘longtail’ do Essenza SCV12. A escolha de cores da decoração de lançamento (amarelo Giallo Crius) faz sobressair a muscularidade dos volumes superiores, elegantemente contrastando com os aspetos técnicos estilísticos e aerodinâmicos da secção inferior, onde as aletas em fibra de carbono derivadas da competição desempenham um importante papel aerodinâmico, além de emoldurarem os guarda-lamas.
Aerodinâmica
O Fenomeno exibe uma aerodinâmica refinada, resultado da investigação destinada a proporcionar ao condutor a máxima eficiência, e a melhor performance, em todas as condições de condução. Os apêndices que enquadram o splitter dianteiro criam duas cortinas de ar que dirigem os fluxos de ar paralelamente às rodas, reduzindo a resistência, e aumentando, ao mesmo tempo, o fluxo de ar para os radiadores.
O sistema S-Duct, instalado na dianteira do veículo, aumenta a carga aerodinâmica frontal, ajudando a garantir um desempenho dinâmico perfeito do veículo em condução desportiva, e também dirige o ar para o centro do tejadilho através das ranhuras no capot. Graças ao perfil côncavo do tejadilho, o fluxo é concentrado tanto através da tomada de ar do capot do motor, para otimizar a refrigeração dos componentes, como na asa traseira móvel, em que o seu desenho especial em forma de ‘ómega’ maximiza a estabilidade do veículo a alta velocidade.
O novo desenho das portas também incorpora uma função aerodinâmica chave, dirigindo o fluxo para as grandes entradas de ar situadas nas laterais. Tal garante a refrigeração dos componentes no compartimento do motor, e o correto funcionamento dos elementos do radiador, mas transporta, também, consigo uma nova interpretação estilística da conduta NACA, a qual tem contribuído para tornar único o design dos Lamborghini desde o primeiro Countach. O resultado é uma refrigeração lateral 30% mais eficiente, por comparação com um Lamborghini V12 de produção em série.
Visto de trás, o Fenomeno não tem precedentes na história do design da Lamborghini: uma linha contínua une a asa e os guarda-lamas, delimitando claramente a fronteira entre a carroçaria do veículo e a secção traseira. Aqui, a assinatura luminosa futurista, uma reinterpretação vertical do emblemático Y, liga os elementos em fibra de carbono do difusor às linhas hexagonais das ponteiras de escape.
Também original é o desenho da turbina das jantes forjadas com porca de fixação central (21” na frente, e 22” atrás), revestidas por pneu Bridgestone Potenza Sport, de medida 265/30 ZRF21 e 355/25 ZRF22.
Interior
O compartimento dos passageiros reflete o conceito hyper-design, apresentando uma nova interpretação da filosofia ‘Feel like a pilot’ da Lamborghini, criando uma ligação ainda mais profunda com o veículo, tanto para o condutor, como para o passageiro. A posição de condução, e o volante de competição, oferecem uma experiência de condução incrivelmente envolvente, enquanto que os três ecrãs digitais não só cumprem com os requisitos em termo de minimalismo estilístico, como também permitiram a eliminação da maioria dos botões físicos, permitindo ao condutor concentrar-se plenamente na estrada ou na pista, tal como num carro de corridas.
O Fenomeno leva ao extremo as competências em termos de I+D da Lamborghini no domínio dos materiais ultraligeiros: a fibra de carbono é a grande protagonista no habitáculo, começando na consola central, equipada com um ‘pad’ desportivo, e prosseguindo nos painéis das portas e nas baquets desportivas. Estas últimas foram especificamente concebidas para o Fenomeno, tal como as saídas de ventilação instaladas no painel de instrumentos em fibra de carbono, fabricado fazendo uso de tecnologia de impressão 3D. O sistema de iluminação ambiente enfatiza as formas de nave espacial do habitáculo, tornando a experiência a bordo ainda mais especial.
Os clientes podem aceder a um nível adicional de personalização para tornar o seu Fenomeno ainda mais único, graças ao programa Lamborghini Ad Personam. O qual oferece uma gama praticamente ilimitada de combinações de cores, tanto para a carroçaria como para o interior, que pode ser ulteriormente personalizado mediante a escolha dos materiais de revestimento.
Todas as personalizações destinadas a tornar o veículo verdadeiramente único no seu género, permitindo escolher entre uma paleta de mais de 400 cores, e uma gama praticamente ilimitada de opções interiores, podem ser definidas pelo cliente, que pode optar pelo serviço mais personalizado e exclusivo no estúdio Lamborghini Ad Personam, em Sant’Agata.
Unidade motriz
A arquitetura do Fenomeno apresenta um motor V12 de 6,5 litros, naturalmente aspirado, montado em posição central, combinado com três motores elétricos, um dos quais está integrado no interior da nova caixa de velocidades de dupla embraiagem e oito velocidades. O Fenomeno está, também, equipado com uma leve bateria de iões de lítio com uma elevada potência específica, alojada na secção central do chassis.
A potência debitada pelo motor V12 superquadrado é de 835 cv às 9250 rpm, graças ao sistema de distribuição redesenhado, que permite um regime máximo de funcionamento do motor de 9500 rpm. A potência específica supera os 128 cv por litro, a mais elevada na história dos motores V12 da Lamborghini; o binário máximo é de 725 Nm às 6750 rpm, com 80% do mesmo a estar disponível logo às 3500 rpm.
A transmissão às quatro rodas é garantida pelo motor de combustão interna, que entrega tração às rodas traseiras, e pelos dois motores elétricos instalados no eixo dianteiro, ao passo que o terceiro motor elétrico de fluxo radial, posicionado sobre a caixa de velocidades, disponibiliza um binário adicional ao eixo traseiro, dependendo do modo de condução selecionado.
O binário combinado das quatro unidades oferece níveis de performance que são únicos mesmo entre os superdesportivos, com 725 Nm disponibilizados pelo motor térmico, e 350 Nm por cada um dos motores elétricos dianteiros. O mesmo acontece com a potência máxima combinada, que alcança 1080 cv graças à potência adicional proporcionado pela nova bateria de 7 kWh, adotada especificamente para o Fenomeno.
Os dois motores elétricos dianteiros são de fluxo axial refrigerados por óleo, e oferecem uma excecional relação peso-potência: 110 kW por cada unidade, cada qual pesando apenas 18,5 kg. Além de animarem as rodas dianteiras, também proporcionam uma função de vectorização de binário, para otimizar a dinâmica de condução, além de garantirem a função de travagem regenerativa.
Caixa de velocidades de dupla embraiagem e oito relações
O Fenomeno recorre a uma caixa de velocidades de dupla embraiagem e oito relações, instalada transversalmente atrás do motor V12 montado em posição longitudinal, deixando espaço sob o túnel para a bateria de iões de lítio que alimenta os motores elétricos. A estrutura interna da caixa de velocidades incorpora dois veios distintos, ao invés da mais comum combinação de três: um que gere as relações pares, e outro para as relações ímpares, que são acopladas no mesmo veio secundário. Esta disposição permite manter um peso final reduzido, além de fazer com que o espaço ocupado seja mais compacto.
A caixa de velocidades de dupla embraiagem e oito relações é a solução perfeita para conduzir no máximo nível de performance desportiva, graças aos seus tempos de troca de mudanças à velocidade da luz. E o que é mais, adicionalmente, a incorporação de uma oitava relação permite otimizar o consumo de combustível, bem como maximizar o conforto quando se conduz a velocidade de cruzeiro. Também notável é a função de redução contínua, que permite ao condutor reduzir várias relações de uma só vez, apenas mantendo premida a alavanca esquerda; tal permite selecionar a mudança ideal, em função da sua velocidade instantânea, durante a travagem, para uma sensação de controlo total.
Situada sobre a caixa de velocidades, esta unidade elétrica desempenha as funções de motor de arranque e de gerador, além de fornecer energia aos dois motores elétricos dianteiros através da bateria situada sob o túnel. Desempenha a função de boost em modo de condução 100% elétrico, e permite a tração às quatro rodas com zero emissões, ao fazer mover diretamente o eixo traseiro. A sua função varia consoante o modo de condução ativado, fazendo uso de um mecanismo de desacoplamento. Por este motivo, está equipado com um sincronizador próprio, que permite a conexão com a caixa de velocidades de dupla embraiagem. Quando a assistir o motor V12, o motor elétrico encontra-se na posição P3, com motorização elétrica a jusante da caixa de velocidades; passando para a posição P2, para recarregar a bateria, quando o veículo está parado, ou a circular a baixa velocidade. Também funciona enquanto motor de arranque.
Em P3, o Fenomeno pode funcionar como um veículo totalmente elétrico, dependendo do modo de condução selecionado, o que confirma a tradição da tração às quatro rodas dos superdesportivos da Lamborghini, inclusivamente quando se trata de condução com zero emissões.
Sistema de travagem e suspensão
O aumento da potência e da performance obrigou a que o sistema de travagem fosse desenvolvido de raiz, para garantir os níveis necessários de resistência e durabilidade, combinados com uma excecional estabilidade em travagem. O Fenomeno adota o inovador sistema de travagem carbono-cerâmico CCM-R Plus, tecnologia similar à dos travões dos carros de corrida da classe LMDh, como os utilizados no SC63, e trazendo para a estrada a performance do nível da competição.
Os discos de travão são fabricados numa estrutura 3D com longas fibras de carbono incorporadas numa matriz de carbono, e cobertas com um tratamento especificamente desenvolvido para este projeto. Tal não só permite aumentar a vida útil dos discos, como oferece, também, um melhor coeficiente de fricção, proporcionando as máximas estabilidade, durabilidade e fiabilidade de travagem. Tal permite um desempenho extremo em qualquer condição, com uma consistência e uma estabilidade de resposta sem precedentes. O sistema é ulteriormente melhorado pelo meticuloso design de todo o conceito aerotérmico do automóvel, maximizando o fluxo de ar tanto para os discos, como para as pinças, para uma ótima eficiência de arrefecimento.
Para proporcionar uma dinâmica de condução perfeita, e garantir que é tão divertido de conduzir quanto possível, o Fenomeno adota amortecedores de competição que podem ser manualmente calibrados, para permitir que a disposição e a configuração perfeitas sejam alcançadas – para a pista, ou em função do tipo de utilização. Também oferecem um ótimo desempenho em termos de amortecimento, que mantém os movimentos da carroçaria sob controlo, assim como uma maior relação do curso entre a roda e o amortecedor, para garantir que este funciona de forma tão precisa quanto possível. O resultado é uma cinemática de suspensão que permite que os amortecedores trabalhem no seu melhor e, por conseguinte, ofereçam um extraordinário comportamento desportivo.
Dinâmica do veículo
A gestão da dinâmica do veículo é confiada a uma série de componentes específicos. No coração do sistema de controlo integrado do Fenomeno está o sensor 6D, combinado com uma lógica inovadora de controlo do veículo, introduzido pela primeira vez num Lamborghini. O sensor 6D está estrategicamente instalado próximo do centro de gravidade do veículo, e está diretamente conectado à unidade de controlo IPB (Integrated Power Brake). A sua função é proporcionar medições da aceleração em todos os três eixos (lateral, longitudinal e vertical) em tempo real, bem como a velocidade angular também para todos os três eixos (inclinação, rotação e guinada). Esta informação permite estimar com extrema precisão a velocidade do veículo, o ângulo de deriva lateral, e o coeficiente instantâneo de fricção entre os pneus e a superfície da estrada.
O sensor 6D faz parte das provisões do IVE (Integrated Vehicle Estimator), cujo processo de cálculo utiliza o filtro de Kalman. Trata-se de um algoritmo que, mais concretamente, proporciona uma dimensão preditiva da dinâmica do veículo, assim permitindo a todos os sistemas relacionados adaptarem-se a qualquer situação de condução. Entre estes sistemas encontra-se o IBC (Integrated Brake Controller), que implementa funções de controlo do deslizamento das rodas durante a travagem, reduzindo em até 10% as distâncias de travagem. A conexão direta com o IVE permite ao sistema IPB aumentar a performance de travagem em curva, e em situações típicas que ocorrem durante a condução em pista, como na passagem sobre os corretores. Tudo baseado nas precisas estimativas realizadas pelo IVE graças ao sensor 6D.
Pneus
A Bridgestone, líder mundial em pneus premium, e em soluções para a mobilidade sustentável, é o parceiro de pneus exclusivo para o Fenomeno, equipando o novo superdesportivo com pneus premium Bridgestone Potenza criados sob medida.
Enquanto parceiro técnico oficial da Lamborghini, a Bridgestone desenvolveu pneus Potenza Sport personalizados de ultraelevada performance para o Fenomeno, para garantir um ótimo dinamismo ao modelo animado pelo motor V12 mais potente alguma vez produzido pela Lamborghini. Disponíveis nas medidas 265/30 ZRF21 (frente) e 355/25 ZRF22 (atrás), estes pneus premium oferecem um desempenho excecional a alta velocidade, uma excelente resposta da direção, e precisão para gerir da melhor forma possível a unidade motriz com 1080 cv do ‘few-off’. Estes pneus feitos sob medida estão disponíveis com a tecnologia Run Flat Technology (RFT) da Bridgestone, que permite ao condutor continuar a conduzir com segurança a 80 km/h durante 80 km após um furo, mesmo com uma pressão zero.
O Lamborghini Fenomeno estará também disponível com pneus Bridgestone semi-slick de elevada aderência, feitos por medida, que oferecem um desempenho ao nível de pista, mantendo a homologação completa para utilização em estrada. Desenvolvido especificamente para permitir explorar plenamente o potencial de performance do veículo, este equipamento orientado para pista, criado para o Fenomeno, estará disponível nos tamanhos de 20 e 21 polegadas.
Estes pneus premium foram criados fazendo uso da tecnologia Virtual Tire Development, propriedade da Bridgestone, que permite reduzir significativamente o uso de matérias-primas e as emissões durante todo o processo de desenvolvimento dos pneus.
“Com o Fenomeno, a Lamborghini apresenta, uma vez mais, um superdesportivo incomparável numa edição limitada. A combinação do mais potente V12 da nossa história, de um design de cortar a respiração, de uma aerodinâmica de nível superior, e de tecnologias de ponta, como a construção extremamente leve, fazem do Fenomeno o mais extraordinário superdesportivo do nosso tempo”, afirma Stephan Winkelmann. Destaca-se como um verdadeiro manifesto de design e de tecnologia. Um fenómeno, pelo seu nome e pela sua natureza. Nascido em Sant’Agata Bolognese.
Especificações técnicas
Dimensões
Comprimento: 5014 mm
Largura: 2076 mm
Altura: 1161 mm
Distância entre eixos: 2779 mm
Travões
Dianteiros: 420 x 40 mm
Traseiros: 410 x 32 mm
Unidade motriz
Motor (ICE + BEV)
Cilindrada: 6498 cm3
Diâmetro x curso: 95 x 76,4 mm
Potência máxima a rpm (ICE): 835 cv às 9250 rpm
Potência máxima (combinada ICE+EE): 1080 CV
Binário máximo a rpm (ICE): 725 Nm às 6750 rpm
Potência específica: 128 cv/l
Regime máximo de funcionamento: 9500 rpm
Taxa de compressão: 12,6:1
Transmissão e caixa de velocidades
Caixa de velocidades de dupla embraiagem, 8 relações
Prestações
Velocidade máxima: >350 km/h
0-100 km/h: 2,4 s
0-200 km/h: 6,7 s
100-0 km/h: 30 m
Relação peso/potência a seco: 1,64 kg/cv
1] O veículo ainda não está à venda e, por conseguinte, não está sujeito à Diretiva 1999/94/CE. Os dados sobre consumo de combustível e emissões encontram-se em fase de homologação.