Maria Luís Gameiro esteve em Chateaux Lastours, no sul de França, para um teste promovido pela X-Raid. Depois de aproximadamente três meses sem competir, a piloto do Team Motivo JCB voltou a encontrar-se com o seu Mini T1+ para dois dias em que a piloto portuguesa voltou a ganhar ritmo e trabalhou em evoluções técnicas e pessoais.
Maria Luís aproveitou este teste para voltar ao ritmo competitivo e preparar a Baja España Aragón 2025, o desafio que se segue, já no próximo fim de semana. A X-Raid aproveitou também para testar novas soluções de afinação para o carro, também a pensar na prova espanhola. Este ensaio também permitiu que Maria Luís e a sua navegadora, Rosa Romero, readquirissem rotinas no cockpit, numa ligação fundamental para chegar aos bons resultados. A dupla já foi bem-sucedida em provas anteriores, nomeadamente no Morocco Desert Challenge, pelo que a base de trabalho já é forte.
Ainda neste teste, Maria Luís pôde trocar impressões com Denis Krotov, piloto de 46 anos, representa atualmente o Quirguistão, embora seja de origem russa. É presença habitual nas provas das Taças do Mundo da FIA e no Campeonato Mundial de Rally-Raid. Estreou-se no Rally Dakar em 2019 com um Mini JCW Buggy da X-Raid, sendo o melhor estreante daquele ano. Em 2024, conquistou a primeira vitória do novo Mini JCW Rally 3.0i na Baja Internacional do Qatar. Foi uma experiência valiosa para a piloto lusa, sempre ávida em aprender e melhorar.
“Depois destes dois dias de testes, parto ainda mais confiante para a Baja España Aragón. Já tinha saudades de estar ao volante do meu Mini e foi importante voltar a ganhar ritmo antes do próximo desafio. A X-Raid aproveitou para testar novas soluções de afinação e o feeling foi muito positivo. Ainda tive a oportunidade de trocar impressões com o Denis Krotov, nome que dispensa apresentações. Foi uma excelente oportunidade para aprimorar alguns pormenores na minha técnica de condução, pois não é só a máquina que precisa de ser afinada! Foi ótimo voltar à competição, a estar ao lado da Rosa Romero e mal posso esperar pelo fim de semana de Aragão, um desafio exigente, mas que estou desejosa de enfrentar.”
