- Na sua primeira sessão de qualificação do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC), Malthe Jakobsen colocou o PEUGEOT 9X8 #94 na quarta posição da grelha de partida para as 6 Horas de São Paulo.
- Paul Di Resta também teve um excelente desempenho, garantindo o sexto tempo na Hyperpole. O PEUGEOT #93 irá, assim, largar da terceira fila do grid.
- O Team PEUGEOT TotalEnergies alcançou hoje o seu melhor resultado nas sessões de qualificação desde o início de 2023
Após três sessões de treinos livres dedicadas a encontrar as melhores afinações para os PEUGEOT 9X8 no circuito técnico e apertado de Interlagos (4,309 km de perímetro), traçado que foi totalmente repavimentado desde a corrida de 2024, Paul Di Resta e Malthe Jakobsen foram escolhidos para qualificar os dois Hypercars franceses.
Com apenas 21 anos, o dinamarquês participou na sua primeira sessão de qualificação ao volante do PEUGEOT 9X8 #94, num exercício de pura velocidade em que os 18 Hypercars têm 12 minutos para alcançar a volta mais rápida da categoria. Na sua quinta volta, Malthe registou o segundo tempo mais rápido da sessão com 1:23.208, apenas 0,4 segundos atrás da pole provisória.
Na volta anterior, Paul Di Resta também havia registado um impressionante tempo de 1:23.269 no 9X8 #93, sendo o terceiro mais rápido da sessão. Tal como em Spa-Francorchamps, em maio passado, os dois PEUGEOT 9X8 alcançavam, assim, um lugar na sessão de Hyperpole.
Equipados com pneus intermédios novos e rodando numa pista com o alcatrão a 26 °C, os dois PEUGEOT 9X8 completaram suas voltas de aquecimento antes de acelerarem até ao limite.
Paul Di Resta registou 1:23.101 na sua quarta volta, batendo o tempo da pole position de 2024. Uma volta depois, o estreante do Team PEUGEOT TotalEnergies, Malthe Jakobsen, registaria 1:22.948, o quarto tempo mais rápido, a apenas 0,378 segundos da pole.
Os PEUGEOT 9X8 #94 e #93 irão, portanto, largar da segunda e terceira filas da grelha de partida, para umas 6 Horas de São Paulo, cujo arranque está marcado para hoje (domingo, 13 de julho), às 11h30 locais (15h30 em Portugal Continental).
Jean-Marc Finot – Vice-Presidente Sénior da Stellantis Motorsport: “Os nossos pilotos qualificaram os dois PEUGEOT 9X8 para a Hyperpole, garantindo a 4.ª e a 6.ª posições. Este é o nosso melhor resultado em qualificação até agora, sendo, também a primeira qualificação do Malthe. O Team PEUGEOT TotalEnergies aposta nos jovens pilotos e os resultados estão a corresponder às nossas expectativas. O Paul também teve uma excelente sessão, tanto na qualificação como na Hyperpole; parabéns para ele também. Os dois PEUGEOT 9X8 estão bem posicionados para a largada da corrida. Pelo que vimos nos treinos livres, o nosso ritmo de corrida parece sólido, o que é muito promissor. Temos potencial, mas nada está garantido, pois precisamos de manter a concentração e igualar a excelência operacional que mostrámos na última edição das 24 Horas.”
Paul di Resta (PEUGEOT 9X8 #93): “A minha primeira sessão correu muito bem. Tive algum tráfego pela frente; sem ele, talvez pudesse ter ficado em primeiro. Isso deu-me confiança para a segunda sessão, embora tivesse um pouco de subviragem. Quarto e sexto lugar é um ótimo resultado para a equipa e deve colocar-nos na luta durante a parte inicial da corrida. Com apenas dois pilotos por carro neste fim de semana, será um dia longo e intenso. “
Malthe Jakobsen (PEUGEOT 9X8 #94): “Foi a minha primeira sessão de qualificação no WEC e quero agradecer à equipa por confiar em mim e por me dar um carro confortável e competitivo. Gostei muito das duas sessões, foi emocionante levar este Hypercar ao limite com pouco combustível para conseguir a melhor volta possível. Interlagos é uma pista muito curta, por isso foi complicado conseguir uma volta limpa na primeira sessão. Para a Hyperpole, havia menos oito carros e senti-me muito bem no carro. Terminámos na quarta posição, pelo que estou muito satisfeito, mas a corrida vai ser longa.”