Maserati apresenta o novo superdesportivo MCPURA: pura energia, pura elegância, pura performance. Disponível quer enquanto coupé, quer como descapotável, denominado Cielo
Em estreia mundial, a Maserati revelou o novo MCPURA, o mais recente superdesportivo da casa do Tridente – uma expressão da mais pura essência de energia e performance da marca. Inteiramente Made in Italy, a nova obra-prima fez a sua estreia no Festival da Velocidade de Goodwood de 2025 – o evento internacional que, todos os anos, celebra os automóveis mais emblemáticos e de alta performance no encantador cenário de West Sussex.
Uma evolução do referencial MC20 – que, em 2020, inaugurou uma nova era para a Maserati –, o novo MCPURA personifica e eleva o seu espírito, levando-o à sua expressão mais intensa e refinada. As modificações centraram-se no design exterior, nos materiais, e nos acabamentos interiores, mas o seu “coração” permanece inalterado: o poderoso e inconfundível motor V6 Nettuno de 630 cv – um símbolo da paixão permanente da Maserati pela performance. Para mais, o MCPURA encapsula tudo o que torna a experiência de condução Maserati especial: uma capacidade de conectar-se sem filtros com o condutor, transmitindo a elegância mais extrema, um desempenho de condução empolgante, e uma manufatura intemporal.
Elegância, atitude e pura emoção: o próprio nome captura a essência de um modelo concebido para incorporar os valores fulcrais do Tridente na sua forma mais concentrada. Não por acaso, foi escolhida uma fórmula emblemática para a campanha de lançamento: E = MCPURA. Inspirada na teoria da relatividade de Einstein, esta figura retórica hiperbólica celebra uma energia que aumenta exponencialmente até atingir a sua mais pura expressão de excelência.
Santo Ficili, CEO da Maserati, afirmou: “Com o MCPURA, a Maserati, mais uma vez, de regresso ao lugar que é seu por direito: no topo, e na sua terra natal. Ambas as versões – o coupé e o Cielo – foram criadas na nossa histórica fábrica de Modena, onde o legado do Tridente tem prosperado há mais de 90 anos. É aqui que tem lugar todo o processo de produção do MCPURA: produzimos o motor Nettuno, montamos cada componente, e levamos a cabo as personalizações mais exclusivas nas novas Maserati Officine Fuoriserie. Modena é mais do que uma sede – é parte da nossa identidade. Somos o fabricante de automóveis que há mais tempo se mantém no Motor Valley, uma região que ajudámos a moldar, e que continuamos a representar em todo o mundo. É a partir daqui que, orgulhosamente, contamos a história da excelência e do luxo italianos”.
Em Goodwood, o novo superdesportivo foi apresentado na sofisticada tonaliAI Aqua Rainbow – mate para o coupé, e brilhante para o MCPURA Cielo – uma cor de carroçaria cujo nome sugere, por si só, a ideia de luz cintilante. De facto, este azul muda sob a luz do sol para produzir um efeito de arco-íris. Inspirado no prisma, decompõe a luz branca, e captura, depois, todas as suas facetas, criando uma cor única e pura. O Tridente que surge na grelha e no pilar C, bem como o emblema em ambos os lados do modelo, são em magenta com azul mica, tornando a combinação ainda mais elegante. O logótipo na mesma tonalidade é replicado no centro das jantes, com um acabamento diamantado polido específico. Em contraste com o acabamento das respetivas carroçarias, os detalhes são brilhantes na versão coupé, e mate na versão descapotável. Por fim, a característica de destaque no interior são os bancos, gravados a laser em Alcantara Ice, o que realça o Tridente com um grafismo totalmente novo. A imagem que daí resulta é, ao mesmo tempo, futurista e desportiva, com um fundo de dupla face – um vermelho iridescente com azul, e um azul iridescente com vermelho –, realçando as formas e reproduzindo os mesmos tons dos detalhes exteriores. O tratamento “a laser” é utilizado para transmitir tridimensionalidade, criando uma combinação da elegância desportiva da Alcantara.
A paleta de cores do MCPURA é atraente e evocativa, apresentando uma seleção de diferentes cores de carroçaria especialmente desenvolvidas para o superdesportivo, refletindo fortemente o espírito italiano, e o emblemático legado da Maserati. Em particular, destacam-se três novas cores: o novíssimo Devil Orange – um misto de energia vibrante e ousadia –, e os elegantes Verde Royale e Night Interaction metalizados de dupla camada – duas sofisticadas e luxuosas tonalidades, que posicionam o MCPURA como o novo porta-estandarte da Maserati, e o epítome do luxo italiano em todo o mundo.
Desde logo disponível enquanto coupé e descapotável, o novo modelo apresenta quatro elementos distintivos: uma carroçaria em fibra de carbono, o motor V6 Nettuno patenteado pela Maserati, as portas do tipo “borboleta”, e o tejadilho retrátil em vidro para a versão descapotável. Em particular, a carroçaria monocoque em fibra de carbono combina rigidez e leveza: com um peso total de 1500 kg, e uma potência de 630 cv, alcança uma relação peso/potência de 2,33 kg/cv, a melhor da sua classe.
O MCPURA também conta com a potência do agora emblemático motor V6 Nettuno – o resultado de uma verdadeira revolução tecnológica, protegido por patentes internacionais, e inteiramente produzido pela Maserati, que fez a sua estreia no MC20. Especificamente, o motor biturbo, de 3,0 litros, debita 630 cv às 7500 rpm, e 720 Nm de binário máximo a partir das 3000 rpm. A relação peso/potência é de 210 cv/l. O segredo deste motor reside no inovador sistema de combustão de pré-câmara, com velas de ignição duplas – uma tecnologia derivada da Fórmula 1, e que, graças à patente da Maserati, está agora disponível num motor destinado a uma utilização em estrada. O terceiro elemento distintivo do MCPURA são as portas tipo borboleta, que proporcionam um muito mais fácil acesso ao interior, ao mesmo tempo exibindo a fibra de carbono da carroçaria. Por fim, na versão Cielo, o MCPURA conta com um tejadilho retrátil em vidro eletrocromático em PLDC (Cristal Líquido Disperso de Polímero), único no seu segmento, que pode passar instantaneamente de transparente a opaco. A experiência a bordo torna-se, deste modo, multifacetada: uma atmosfera imersiva com o tejadilho fechado e opaco, uma “sensação de céu aberto” única quando o tejadilho está transparente, e uma vibração holística com o tejadilho recolhipo.
O local de produção do MCPURA é a histórica fábrica da Maserati na Viale Ciro Menotti, em Modena, onde o motor Nettuno é construído a par do GT2 Stradale, e, a partir do quarto trimestre de 2025, dos emblemáticos GranTurismo e GranCabrio. A fábrica destaca-se pela sua inovação e manufatura, em parte graças às Officine Maserati Fuoriserie, um espaço recentemente inaugurado, dedicado à personalização mais requintada na Casa do Tridente. O MCPURA completa, asism, a sua jornada totalmente Made In Modena – do desenvolvimento à produção, passando pelo acabamento das versões Fuoriserie nas novas oficinas de pintura.