- Vantage S assinala a chegada do Vantage mais focado na performance da aclamada gama de automóveis desportivos da Aston Martin
- Potência aumentada para uns impressionantes 680 cv, referência na classe, combinada com um binário máximo de 800 Nm
- Alterações específicas no chassis permitem alcançar ganhos em termos de agilidade, da ligação com o condutor, e de refinamento
- Nova calibração do pedal do acelerador para uma melhor sensação e uma maior precisão
- Novos e impactantes lâminas no capot, spoiler no lábio traseiro e discreto emblema “S” conferem ao Vantage S uma identidade única
- Distinto estilo interior “S” numa nova combinação de Alcantara e pele. Controlo rotativo do modo de condução com acabamento anodizado em vermelho ou prateado entre a oferta de novas opções específicas do “S”
- A mais recente adição à lendária linha de modelos “S” de alta performance da Aston Martin, que remonta ao DB3S de 1953
- Vantage S fará a sua estreia mundial dinâmica no Festival de Velocidade de Goodwood de 2025
- Início das entregas agendado para o quarto trimestre de 2025
A Aston Martin orgulha-se de anunciar a chegada do novo Vantage S – o Vantage mais focado na performance da gama de automóveis desportivos da Aston Martin. Juntamente com o já entusiasmante Vantage, firmemente estabelecido como o automóvel desportivo com motor dianteiro líder da sua classe, o Vantage S reforça a sua posição com mais potência e ainda maior capacidade dinâmica. Em conjunto com as melhorias exteriores e interiores diferenciadoras, o Vantage S estabelece uma nova referência na aclamada gama de automóveis desportivos com motor dianteiro da Aston Martin.
Depois do recém-lançado DBX S, o Vantage S é o passo seguinte no reviver da longa tradição da Aston Martin de aplicar o sufixo “S” a versões especiais, e de elevada performance, dos seus principais modelos. Uma convenção que teve início com o Vanquish S, que fez a sua estreia pública no Salão Automóvel de Paris, em 2004, prosseguida nos excecionais modelos Vantage S V8 e V12, lançados em 2011 e 2013, respetivamente.
Adrian Hallmark, CEO da Aston Martin, afirmou: “Durante várias décadas, a ilustre designação Vantage representou o melhor em termos de performance, entusiasmo e emoção ao volante. Estas qualidades estiveram muito presentes quando, no ano passado, o novo Vantage foi lançado com grande aclamação mundial. Exceder essas qualidades foi o desafio e a motivação que estiveram por detrás do novo Vantage S. O resultado é uma nova referência no segmento dos automóveis desportivos de ultraluxo com motor dianteiro; um automóvel para entusiasmar os apaixonados e exigentes clientes da Aston Martin, e uma demonstração vívida do talento, da competência e da motivação que atualmente existem na marca”.
Central, no Vantage S, é uma versão atualizada do formidável motor Aston Martin V8 biturbo de 4,0 litros. Incrementando a vantagem da Aston Martin em termos de performance no segmento dos automóveis desportivos de luxo com motor dianteiro, o Vantage S debita, agora, 680 cv às 6000 rpm, com um binário máximo de 800 Nm disponibilizado entre as 3000 e as 6000 rpm, para uma resposta imediata ao acelerador.
Melhorando ainda mais o envolvimento do condutor, e a sensação de performance, os engenheiros da Aston Martin continuaram a aperfeiçoar e a calibrar o peso e a resposta do pedal do acelerador, de acordo com as caraterísticas “S”. Ao oferecer uma resistência adaptada a um mapeamento específico para o “S” do acelerador drive-by-wire, e ajustado a cada um dos modos de condução, o Vantage S proporciona uma sensação ainda maior de ligação, com todos os controlos a funcionarem em harmonia.
Também foram efetuadas alterações de calibração no grupo propulsor, com a otimização do sistema Launch Control a resultar numa melhoria de 0,1 segundos no tempo dos 0 aos 100 km/h, que é agora de apenas 3,4 segundos, e dos 0 aos 200 km/h em 10,1 segundos. A velocidade máxima mantém-se inalterada, nuns impressionantes 325 km/h.
O Vantage S também beneficia de um vasto conjunto de alterações de pormenor nos elementos mecânicos suspensão do novo Vantage, nos apoios do grupo motopropulsor, e no software de controlo, de modo a proporcionar uma maior agilidade, juntamente com melhorias em termos de sensação, do envolvimento do condutor, e de atitude dinâmica.
E, pese embora os engenheiros de chassis da Aston Martin estivessem determinados em extrair mais agilidade e aderência da secção dianteira da plataforma do Vantage, também estiveram centrados em garantir que esses avanços não eram alcançados à custa de uma diminuição do conforto e do refinamento.
A afinação dos elementos mecânicos, e as alterações operadas na calibração do software dos amortecedores adaptativos Bilstein DTX, melhoraram a leitura e a resposta da frente, enquanto a rigidez da mola traseira foi reduzida para equilibrar a compressão e a expansão, melhorando a qualidade de condução a baixa velocidade. Uma redução de 10% na rigidez dos apoios da transmissão proporciona um refinamento adicional, ao controlar o movimento do grupo motopropulsor em relação à carroçaria e ao chassis, permitindo que o veículo respire em harmonia com a estrada.
Ganhos adicionais foram conseguidos, em termos de resposta imediata, e de ligação à direção, através da montagem direta do subchassis traseiro na carroçaria, ao invés de recorrer a casquilhos de borracha. Por fim, para maximizar os benefícios combinados destas alterações, ao nível dos componentes e do software, as regulações do camber, da convergência e do caster da suspensão foram ajustadas para melhorar a resposta, aumentar a aderência da dianteira sob cargas laterais elevadas, e afinar com rigor o equilíbrio dinâmico global. O resultado é um automóvel com um apetite emocionante pelas curvas, apoiado por uma estabilidade inabalável.
Visualmente, o Vantage S exibe um visual que corresponde às suas capacidades em termos de performance, graças às caraterísticas distintivas que combinam formas de design imaculadas com uma verdadeira função de melhoria do desempenho.
Na frente, o novo Vantage S é identificado pelas novas lâminas do capot montadas em posição central. Com acabamento em Gloss Black, ou em fibra de carbono diagonal, estas condutas de ventilação não só proporcionam um carácter estilístico mais assertivo, como também otimizam a extração de ar quente do enérgico motor V8 com configuração “hot-V”.
A designação do modelo restringe-se ao discreto, mas marcante, emblema “S” nos guarda-lamas dianteiros. Feito à mão, cada “S” em cobre forjado é uma verdadeira peça de joalharia automóvel. O “S” é preenchido com esmalte de vidro vermelho, com uma moldura em cromado brilhante, ou escuro, de acordo com a especificação do cliente, a contornar a letra, para combinar com a cor das asas Aston Martin,.
Garantindo que o Vantage S é imediatamente reconhecível, tanto quando visto de trás, como quando visto de frente, um spoiler a toda a largura do tejadilho é o indicador mais explícito do apurado foco da marca na performance. Não só pela assertividade estética, o novo spoiler traseiro incrementa a downforce traseira em 44 kg à velocidade máxima, contribuindo significativamente para os 111 kg de downforce total à velocidade máxima. O novo spoiler foi utilizado para apurar a aerodinâmica do Vantage S, aumentando a estabilidade, e assegurando que o equilíbrio global da downforce é direcionado para a dianteira, de modo a gerar uma resposta excecional na inserção na trajetória, e a manter um elevado nível de aderência em curva. Outras atualizações no fundo da carroçaria permitem obter os 67 kg adicionais de downforce à velocidade máxima, incluindo um novo defletor de ar dianteiro, e aletas de efeito Venturi dianteiras.
O Vantage S também pode ser equipado com jantes de 21” com raios em Y em Satin Black com grafismo vermelho, continuando a associar os detalhes em vermelho, sinónimos da marca “S”, elegantemente combinados com pinças de travão pintadas num contrastante tom de bronze.
O Vantage S continua a distinguir-se através de personalizados apontamentos “S” no seu interior, com exclusivos revestimentos em Alcantara® e pele “Accelerate”, com inserções em fibra de carbono em diagonal com acabamento acetinado. Maximizando a sua aparência desportiva, e oferecendo uma modesta redução de peso face ao Vantage, este interior capta na perfeição a essência do “S”.
Tal como o emblema exterior representa a manufatura artesanal, o interior do Vantage S é orgulhosamente adornado com logótipos “S” bordados na cor correspondente à do painel superior dos bancos. Com quase 2500 pontos individuais, e mais de 16 metros de linha, cada “S” não deixa dúvidas quanto ao compromisso, em termos de luxo e performance absolutos, de cada modelo S da Aston Martin.
Complementando o sufixo “S”, as emblemáticas asas da Aston Martin também estão bordadas nos encostos de cabeça. Uma técnica pioneira na indústria, que utiliza tanto o relevo como a gravação, é, também, uma opção disponível para os clientes, aplicando uma pressão extrema (1,5 toneladas) e calor para esculpir as asas na pele com uma precisão impecável, criando um detalhe subtil e de grande beleza. Adicionalmente, o símbolo “S” aparece tanto nas soleiras das portas, como na placa de inspeção final no compartimento do motor.
O Vantage S também oferece aos clientes um exclusivo pacote de opções interiores, para realçar ainda mais o seu estatuto de mais desportivo de todos os modelos Vantage. É possível escolher o botão rotativo de controlo dos modos de condução, em metal serrilhado, com acabamento anodizado em vermelho ou prateado, criando uma arrojada peça central no habitáculo. A cor do botão rotativo é combinada com a dos cintos de segurança, do debrum de contraste, das costuras contrastantes, e do bordado dos encostos de cabeça, para criar um coeso fluxo de destaques no conjunto do habitáculo.
Para os clientes que desejem mergulhar num nível de luxo ainda mais elevado, o interior Inspire Sport está disponível tanto em pele semi-anilina, como pele semi-anilina e Alcantara®, nas opções com uma ou duas cores. Estes interiores totalmente novos apresentam um acolchoado diagonal decrescente, rodeado por perfurações colocadas, transmitindo uma sensação inconfundível de velocidade.
Marcando a sua estreia dinâmica a nível mundial, o Vantage S será visto a percorrer a famosa subida na colina do Festival de Velocidade de Goodwood de 2025, durante este fim de semana. Realizado, todos os anos, no mês de julho, na propriedade de Goodwood, o Festival de Velocidade é um dos pontos altos da época de verão britânica, atraindo entusiastas dos desportos motorizados de todo o mundo.
O Vantage S já está disponível para encomenda, juntamente com o Vantage, nas versões Coupé e Roadster, estando as primeiras entregas previstas para o quarto trimestre de 2025.