Sérgio Rego e Sebastián Gil dividiram as vitórias na prova de Supermoto noturna em Vila Nova de Poiares, colocando ao rubro a luta pelo título.
O Campeonato Nacional de Supermoto terminou no passado sábado, 5 de julho, com a terceira jornada da época, a única prova noturna da temporada. Sebastián Gil e Sérgio Rego dividiram as vitórias no Supermoto, enquanto Alexandre Cabá e Alberto González dominaram, respetivamente, o Troféu R12 e o Mini Supermoto.
Na classe principal, com uma grelha muito bem composta (19 pilotos), quem esperava novo duelo aceso entre Sérgio Rego e Sebastián Gil não terá ficado decepcionado, com os Campeões das duas últimas épocas a proporcionarem boas lutas ao muito público presente na pista de Poiares.
Na primeira manga, Sérgio Rego liderou com Gil na sua roda, quando um toque entre ambos leva à queda de Rego e à saída de pista de Gil, que deixa calar o motor da sua moto, Ambos regressam à pista e retomam o duelo, mas um furo na zona de terra deixa Sérgio Rego arredado da luta, terminando no 14º posto. Na frente, Gil vencia isolado, sendo acompanhado ao pódio por Afonso Cruz e David Dias.
Na segunda corrida, Sérgio Rego tira a ‘desforra’, vence e bate Sebastián Gil por 6 segundos ao cabo de mais uma boa luta. Bom 3º posto para Filipe Marques, que tinha estado azarado na primeira manga, após bom despique com Afonso Cruz, David Dias e Eduardo Patrício. Este último teve, no entanto, de cair às duas voltas do fim, incidente de corrida com David Dias que obrigou a uma bandeira vermelha e ao fim prematuro desta manga.
Com este resultado, Gil passa para a frente do Campeonato, passando a deter 4 pontos de avanço sobre Sérgio Rego, pelo que tudo está em aberto para as duas rodadas ainda por disputar.
Menos história teve as corridas do Troféu R12 e de Mini Supermoto, pelo menos no que respeita ao vencedor. Alexandre Cabá venceu as duas provas de R12 enquanto, um pouco atrás de si, Henrique Vicente e Lourenço Vicente mantinham uma luta animada por posições imediatas, terminando em dois benefícios com vantagem para Henrique Vicente.
No Mini Supermoto, o habitual dominador da classe, o espanhol Alberto González, voltou a triunfar em ambas as mangas, mesmo tendo sofrido uma penalização de 15 segundos por falsa partida na segunda corrida. Gonçalo Ferreira terminou sempre em 2º lugar, com João Cancelinha e Vasco Monteiro alternando no lugar mais baixo do pódio.
O Campeonato Nacional de Supermoto disputa-se a 14 de setembro no Kartódromo de Fátima, aquele que será a quarta e penúltima ronda da temporada.
Queremos deixar ainda um agradecimento final à Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, pelo seu precioso apoio à realização desta prova.
Fotos: Nuno Urbano