O português está a lutar pelo título do GT World Challenge Europe Endurance Cup
Guilherme Oliveira vai disputar, este fim de semana, as 24 Horas de Spa, terceira ronda da temporada do GT World Challenge Europe Endurance Cup, ao volante de um McLaren 720S GT3 EVO. O piloto português está determinado em lutar pela vitória na categoria Bronze e manter-se na corrida pelo título mundial, naquele que é considerado o mais competitivo campeonato de GT do mundo.
“É a corrida mais importante e também a mais exigente do ano. Correr durante 24 horas num circuito tão desafiante como Spa-Francorchamps é sempre imprevisível — sobretudo devido às condições meteorológicas, muitas vezes marcadas por chuva e nevoeiro, que complicam muito o trabalho dos pilotos, especialmente à noite”, afirma Guilherme Oliveira.
Esta será a terceira participação do piloto português numa corrida de 24 horas, depois de já ter competido em Daytona e anteriormente em Spa. O objetivo prioritário, sublinha, “é terminar”, mas a ambição passa por muito mais.
Confiança reforçada pelos resultados anteriores
As “pole positions” conquistadas nas duas provas anteriores e o forte desempenho em Monza, onde liderou grande parte da corrida, são sinais claros de competitividade.
“Chegamos a Spa com um carro muito forte. Estamos preparados e confiantes. O primeiro objetivo é sempre terminar, mas queremos vencer a nossa categoria e subir na classificação geral. Estamos atualmente em sétimo lugar, mas muito próximos dos da frente”, refere.
Guilherme Oliveira vai partilhar o McLaren 720S GT3 EVO da equipa britânica Garage 59 com Shaun Balfe, Thomas Felming e Jack Hawksworth. O carro tem uma estrutura em fibra de carbono, extremamente leve e rígida, e recebe o motor V8 4.0 biturbo com 740 cavalos, o que num circuito rápido como Spa permite ultrapassar os 340 km/h de velocidade máxima.
Um desafio técnico e físico extremo
A lendária pista de Spa-Francorchamps — onde dentro de um mês se vai disputar o Grande Prémio da Bélgica de Fórmula 1 — acolhe esta verdadeira maratona de resistência, que vai contar com 75 carros em pista, representando marcas de prestígio como Aston Martin, Audi, BMW, Chevrolet, Ferrari, Ford, Lamborghini, McLaren, Mercedes-AMG e Porsche.
Com um traçado rápido e técnico, Spa promete uma corrida intensa desde a primeira hora, colocando à prova pilotos, equipas e máquinas ao limite da resistência.
A partida para a antepenúltima prova do calendário do GT World Challenge Europe Endurance Cup está marcada para as 15h30 de sábado.
Quem é Guilherme Oliveira
Com apenas 20 anos, Guilherme Oliveira é um dos mais talentosos jovens do automobilismo. Natural de Vila Nova de Gaia, este jovem piloto tem vindo a construir um percurso sólido e impressionante, destacando-se pela rapidez, consistência e maturidade em pista. Depois de um percurso de sucesso nos karts, nos protótipos e, mais recentemente, nas corridas de GT, Guilherme Oliveira representa a nova geração de pilotos portugueses que está a chegar ao topo do automobilismo mundial.
O GT World Challenge Europe Endurance Cup
O GT World Challenge Europe powered by AWS é o campeonato GT referência no mundo, com um impressionante plantel de 59 carros na Endurance Cup. Todos os nove fabricantes que competiram no ano passado regressam, com Aston Martin, Audi, BMW, Ferrari, Ford, Lamborghini, McLaren, Mercedes-AMG e Porsche fortemente representados. A grande novidade é a Corvette, que marca presença, pela primeira vez, desde 2014, completando assim um total de 10 marcas para a presente temporada.