500km de Spa – Francorchamps

A primeira das duas provas especiais, denominadas “GT 500” do calendário do International GT Open deste ano, terá lugar já no próximo fim de semana na Bélgica.

Após uma fantástica prova no arranque da temporada em Portimão, o International GT Open segue para a segundo encontro da época em Spa-Francorchamps na magnifica pista das Ardenas Belgas, onde terá lugar a primeira de duas corridas de 500km do calendário 2025.

Pelo terceiro ano, este evento na Bélgica terá o formato de uma prova de Endurance (uma só corrida de 500km) no seguimento da bem-sucedida prova do ano passado, sendo que para o final de 2025 o formato será também seguido para a corrida em Monza.

O regresso de Miguel Ramos ao GT Open foi marcado com uma importante vitória em Portimão. Com a ajuda do seu colega de equipa Mark Sansom no McLaren #188 da Garage 59, estão na liderança da AM Class com 2 pontos de vantagem sobre a dupla Gino Forgione e Michele Rugolo num dos Ferrari 296s da AF Corse. Em Spa podemos prever também a forte oposição dos habituais participantes no GT Open, Stanislaw Jedlinski e Krystian Korzeniowski, noutro Ferrari 296 da Olimp Racing, e do Mercedes AMG da BDR Grupo Prom, preparado para o Mexicano – Alfredo Hernández, que para esta prova de Endurance, terá a companhia do experiente piloto Francês – Stéphane Tribaudini.

Como principais contornos duma prova como esta do GT OPEN 500 e visto que um formato especial, precisa de regras especiais, destacam-se:

  • Duração da corrida será de 2 horas e 55 minutos, mais 1 volta.
  • As duas sessões de qualificação terão lugar no sábado e com cada um dos dois pilotos a participar numa das sessões.
  • A grelha de partida será determinada pela média dos melhores tempos de cada uma das sessões.
  • Na corrida, cada piloto tem de fazer dois stints, mas não pode fazer um duplo stint.
  • Estão definidas três janelas de tempo para as paragens obrigatórias, entre os minutos 37-51, 81-95 e 125-139), com o handicap a ser imposto na última paragem.
  • A pontuação final da corrida valerá o dobro do habitual no GT Open.

Ramos está confiante para SPA “depois da nossa performance em Portimão com uma Pole, Vitória e um 2º lugar, tenho de estar confiante. Contudo as corridas têm vários imponderáveis e uma prova desta extensão ainda mais. Uma corrida de 500km é muito longa e tudo pode acontecer. Sabemos que o nosso carro não é o mais potente e em Spa isso joga contra nós, mas encontraremos os nossos pontos fortes e saberemos como os potenciar”.

Horário Previsto para Spa-Francorchamps (C.E.T.) :

Sábado, dia 17 de maio

09:00 – 09:40 Free Practice

11:05 – 11:30 Qualifying 1

15:10 – 15:35 Qualifying 2

Domingo, dia 18 de maio

11:25 – Rolling start – 500 Kms ou 2h 55´ + 1 volta (LIVE TV em  www.miguelramossport.com e também em direto na Sport TV 3.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter