Mercedes-Benz apresenta seis áreas de foco em sustentabilidade

  • Estratégia de negócio sustentável concretizada pelo respeito pelos tópicos ambientais, sociais e de governança corporativa
  • Aspetos de sustentabilidade ainda mais ancorados no negócio diário
  • Foco na sustentabilidade na Mercedes-Benz: Descarbonização, Uso de Recursos e Circularidade, Funcionários, Direitos Humanos, Confiança Digital e Segurança no Trânsito
  • Áreas de foco são resultado de um processo abrangente de análise em várias etapas envolvendo grupos de interesse relevantes
  • Áreas de foco em sustentabilidade apresentadas e discutidas com partes interessadas externas da política, negócios e sociedade no 17º Diálogo de Sustentabilidade da Mercedes-Benz

A sustentabilidade é um componente fundamental das atividades corporativas da Mercedes-Benz. No futuro, a empresa focar-se-á em seis áreas estratégicas para impulsionar a sua transformação sustentável de forma direcionada. Estas áreas de foco foram apresentadas no 17º Diálogo de Sustentabilidade da Mercedes-Benz em Stuttgart, a 20 de novembro de 2024, e discutidas com representantes da sociedade civil, política, académica e negócios.

A Mercedes-Benz representa uma compreensão holística da sustentabilidade que incorpora aspetos ecológicos, sociais e económicos, bem como uma governança corporativa responsável. A Mercedes-Benz persegue a sua estratégia de negócios sustentável com o objetivo de criar valor duradouro para vários grupos de interesse: clientes, funcionários e investidores, bem como para parceiros de negócios e a sociedade como um todo. As seis áreas de foco em sustentabilidade fazem parte da estratégia de negócios e cobrem tópicos ambientais, sociais e de governança corporativa sob os títulos de Descarbonização, Uso de Recursos e Circularidade, Funcionários, Direitos Humanos, Confiança Digital e Segurança no Trânsito.

Estas áreas de foco são o resultado de um processo de estratégia e análise em várias etapas envolvendo partes interessadas internas e externas. O processo de estratégia baseou-se em análises internas e externas e workshops, bem como numa análise de materialidade conduzida de acordo com os rigorosos requisitos da Diretiva de Relato de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) e os Padrões de Relato de Sustentabilidade Europeus (ESRS). Em cada área de foco, a Mercedes-Benz estabeleceu metas específicas e incluiu indicadores de sustentabilidade numa scorecard de toda a empresa. Esta abordagem visa ancorar ainda mais firmemente os aspetos de sustentabilidade no negócio operacional. O sistema está a ser continuamente revisto e os principais indicadores farão parte do relatório anual de sustentabilidade.

Seis áreas de foco em sustentabilidade na Mercedes-Benz

Descarbonização: O “Ambition 2039” é um objetivo estratégico central na Mercedes-Benz. Até 2039, toda a nova frota de veículos deverá ser neutra em CO2[1] em todas as etapas da cadeia de valor e ao longo de todo o ciclo de vida. A eletrificação dos veículos desempenha um papel fundamental aqui. Outros fatores importantes incluem o uso de materiais reciclados, a implementação de energias renováveis nos processos de produção e a inclusão de fontes de energia renováveis para carregar os veículos.

Uso de Recursos e Circularidade: A Mercedes-Benz está a perseguir o objetivo de desacoplar cada vez mais o consumo de recursos do crescimento da produção. O foco aqui está no uso eficiente dos recursos e no objetivo de fechar cada vez mais o ciclo dos materiais. Ao mesmo tempo, as quantidades de resíduos, energia consumida e recursos utilizados nos locais de produção devem ser significativamente reduzidas. Na sua recém-inaugurada fábrica de reciclagem de baterias em Kuppenheim, a primeira do género na Europa, a Mercedes-Benz recupera 96% dos materiais: matérias-primas valiosas como lítio, níquel e cobalto podem ser recuperadas desta forma para serem usadas em novas baterias para veículos totalmente elétricos da Mercedes-Benz no futuro.

Pessoas na Mercedes-Benz: O mundo do trabalho e os perfis de emprego dos funcionários da Mercedes-Benz estão a mudar fundamentalmente. É por isso que a transformação na Mercedes-Benz também afeta processos e estruturas de trabalho, áreas de responsabilidade e trabalho em equipa. Através da sua estratégia de recursos humanos sustentável, o Plano de Pessoas Sustentáveis, a Mercedes-Benz pretende moldar estas mudanças de uma forma orientada para o futuro, socialmente aceitável e responsável. De 2022 a 2030, por exemplo, a empresa planeia investir mais de 2 mil milhões de euros na formação dos seus funcionários.

Direitos Humanos: O respeito pelos direitos humanos é de importância central para a Mercedes-Benz. É por isso que a empresa, juntamente com os seus parceiros, persegue o objetivo de proteger os direitos humanos ao longo de toda a cadeia de valor e de prevenir, minimizar ou, tanto quanto possível, eliminar quaisquer impactos negativos nas pessoas e no ambiente. Isto é alcançado através de uma abordagem baseada no risco que pode identificar potenciais riscos de direitos humanos numa fase inicial e combatê-los com medidas apropriadas. Neste contexto, a Mercedes-Benz também está a investir em projetos como a Iniciativa Corredor ao longo da cadeia de fornecimento de alumínio na região amazónica do Brasil. Este projeto multidimensional, realizado com a empresa Hydro como parceira, visa envolver mais estreitamente as populações locais, fortalecer os direitos humanos locais e melhorar a biodiversidade.

Confiança Digital: Nesta área de foco, a Mercedes-Benz está a enfrentar os desafios da transformação digital. O objetivo da empresa é construir e manter a confiança nos seus produtos e serviços digitais e fortalecer o uso responsável das inovações digitais. A Mercedes-Benz está convencida de que a confiança digital está a tornar-se cada vez mais um diferenciador chave e a base sobre a qual se apoia um negócio digital sustentável e competitivo. Neste contexto, a Mercedes-Benz foi um dos primeiros fabricantes de veículos a definir princípios para o uso responsável da inteligência artificial.

Segurança no Trânsito: Durante décadas, a Mercedes-Benz tem estabelecido padrões no campo da segurança no trânsito. A empresa apoia a Visão Zero da União Europeia, que, em comparação com 2020, visa reduzir para metade o número de mortes nas estradas até 2030 e eliminá-las completamente até 2050. Sistemas inovadores de assistência ao condutor e tecnologias de condução automatizada, como o DRIVE PILOT (SAE Nível 3[2]), podem contribuir significativamente para tornar o trânsito rodoviário mais seguro e alcançar a Visão Zero. Para a Alemanha, a Mercedes-Benz já apresentou a próxima versão do DRIVE PILOT, que pode seguir o veículo à frente na faixa da direita de uma autoestrada a velocidades de até 95 km/h[3]. Espera-se que o sistema seja certificado pela Autoridade Federal de Transportes Motorizados da Alemanha até ao final de 2024 e estará disponível a partir do início de 2025.

Uma cultura de discussão aberta – o Diálogo de Sustentabilidade da Mercedes-Benz
As seis áreas de foco em sustentabilidade foram apresentadas e discutidas com um público externo mais amplo pela primeira vez no Diálogo de Sustentabilidade da Mercedes-Benz, a 20 de novembro, em Stuttgart. Este formato de diálogo bem estabelecido serve como uma plataforma central para trocas abertas com representantes de ONGs, académicos, responsáveis de negócios e esfera política. O evento realiza-se pela 17ª vez, com eventos de diálogo semelhantes já realizados este ano em Dresden, Nova Deli, Nova Iorque e Pequim.

Coordenação de sustentabilidade transversal
Em 2023, foi estabelecida uma função de coordenação e direção transversal para a gestão da sustentabilidade na Mercedes-Benz na divisão de administração de Integridade, Governança e Sustentabilidade. Isto visa levar em conta a complexidade crescente e a relevância legal crescente deste tópico multifacetado. A responsabilidade pela gestão de tópicos específicos de sustentabilidade departamentais permanece com as respetivas divisões do conselho

[1]Neutro em carbono significa que as emissões de carbono que não são evitadas ou reduzidas na Mercedes-Benz são compensadas por projetos de compensação certificados. 

[2]SAE Nível 3 (condução automatizada condicional): A função de condução automatizada assume certas tarefas de condução. No entanto, ainda é necessário um condutor. O condutor deve estar pronto para assumir o controlo do veículo a qualquer momento quando solicitado pelo veículo.

3A disponibilidade e o uso de futuras funcionalidades do DRIVE PILOT em autoestradas dependem de opções, países e leis relevantes.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter