- Diversidade como nenhum outro Opel: Do elétrico a bateria ao híbridos plug-in e com tecnologia de 48 volts, passando pelos eficientes motores de combustão
- Para os fãs da eletricidade: O bestseller da classe dos compactos com até 418 quilómetros de autonomia sem emissões locais (WLTP[1])
- Para condutores desportivos: Dinâmico Astra GSe topo de gama com 165 kW (225 cv) de potência e 360 Nm de binário
- Para os “principiantes” na eletrificação: O híbrido com sistema de 48 volts reduz o consumo em comparação com os motores de combustão convencionais, permitindo uma condução puramente elétrica na cidade.
Valores combinados para o Opel Astra de acordo com o WLTP[2]: consumo de combustível 5,0-5,8 l/100 km, emissões de CO2: 126-132 g/km; classe de CO2: D.
Valores combinados para o Opel Astra Sports Tourer de acordo com o WLTP2: consumo de combustível 5,1-5,9 l/100 km, emissões de CO2: 128-134 g/km; classe de CO2: D.
Valores combinados para o Opel Astra Hybrid 48V de acordo com o WLTP2: consumo de combustível 5,0 l/100 km, emissões de CO2: 113 g/km; classe de CO2: C.
Valores combinados para o Opel Astra Sports Tourer Hybrid 48V de acordo com o WLTP2: consumo de combustível 5,1 l/100 km, emissões de CO2: 115 g/km; classe de CO2: C.
Valores combinados para o Opel Astra Plug-in-Hybrid de acordo com o WLTP2: consumo de energia ponderado 16,4 kWh eletricidade/100 km mais 1,3 l gasolina/100 km; emissões de CO2: 30 g/km; classe de CO2: B. Com a bateria descarregada: consumo de combustível 6,2 l/100 km; classe de CO2: E.
Valores combinados para o Opel Astra Sports Tourer Plug-in-Hybrid de acordo com o WLTP2: Consumo de energia ponderado 16,6 kWh eletricidade/100 km mais 1,3 l gasolina/100 km; emissões de CO2 :30 g/km; classe de CO2: B. Com a bateria descarregada: consumo de combustível 6,3 l/100 km; classe de CO2: E.
Valores combinados para o Opel Astra GSe de acordo com o WLTP2: Consumo de energia ponderado 17,8 kWh eletricidade/100 km mais 1,3 l gasolina/100 km; emissões de CO2: 30 g/km; classe de CO2 :B. Com a bateria descarregada: consumo de combustível 6,2 l/100 km; classe de CO2: E.
Valores combinados para o Opel Astra Sports Tourer GSe de acordo com o WLTP2: Consumo de energia ponderado 17,9 kWh eletricidade/100 km mais 1,3 l gasolina/100 km; emissões de CO2: 30 g/km; classe de CO2: B. Com a bateria descarregada: consumo de combustível 6,3 l/100 km; classe de CO2: E.
Valores combinados para o Opel Astra Electric de acordo com o WLTP2: Consumo de energia 15,5 kWh/100 km, emissões de CO2: 0 g/km; classe de CO2: A.
Valores combinados para o Opel Astra Sports Tourer Elétrico de acordo com o WLTP2: Consumo de energia 15,8 kWh/100 km, emissões de CO2: 0 g/km; classe de CO2: A.
Um hatchback desportivo e elegante para a utilização diária ou um veículo prático para o trabalho e férias em família – o bestseller da classe dos compactos Opel Astra oferece a solução certa para quase todas as necessidades. O Astra é extremamente confortável em todos os momentos e dispõe de tecnologias de topo, tais como a iluminação adaptativa Intelli-Lux de pixéis. Mas esta não é a única forma de o Astra e o Astra Sports Tourer se destacarem. No que diz respeito aos sistemas de propulsão em particular, a atual geração do Astra oferece uma variedade de soluções como nenhum outro modelo no portfólio da Opel. Elétrico a bateria, como híbrido plug-in, com um motor de combustão altamente eficiente e, desde há alguns meses, também como híbrido com tecnologia de 48 volts – os clientes têm toda a escolha possível e estão sempre em movimento da forma mais eficiente.
Divertido de conduzir e sem emissões locais: Astra Electric e Astra Sports Tourer Electric
Prazer de condução com responsabilidade – é isso que o Astra Electric e o Astra Sports Tourer Electric representam, sendo este último um dos primeiros veículos station wagon totalmente elétricos do mercado. Os automóveis elétricos da classe dos compactos aceleram até aos 100 km/h em apenas 9,2 e 9,3 segundos, respetivamente; ambos podem atingir uma velocidade máxima de 170 km/h – e são agradavelmente silenciosos e ligeiros. Graças à sua configuração compacta, tanto o modelo de cinco portas como a station wagon são verdadeiros pesos leves no seu segmento. Isto também ajuda a garantir que os passageiros do Astra Electric e do Astra Sports Tourer Electric podem percorrer até 418 quilómetros e 413 quilómetros (de acordo com o WLTP1), respetivamente, sem paragens – e tudo isto enquanto desfrutam do mais elevado nível de conforto, opcionalmente com bancos desportivos ativos ergonómicos com certificação AGR. Os condutores podem escolher entre três modos de condução – Eco, Normal e Sport.
O sistema de travagem regenerativa assegura que a energia pode ser recuperada durante a condução. Mesmo quando o Astra elétrico a bateria precisa de ser recarregado, isso significa apenas uma breve “paragem nas boxes” num ponto de carregamento. Os automóveis totalmente elétricos podem ser carregados até 80% da capacidade da bateria em menos de 30 minutos numa estação de carregamento rápido de corrente contínua de 100 kW. Além disso, cada Astra totalmente elétrico está equipado, de série, com um carregador trifásico de 11 kW a bordo para carregar diretamente numa wallbox doméstica.
Sistema de propulsão dinâmico de alta tecnologia: Híbrido plug-in e GSe
As variantes híbridas plug-in são as que mais se destacam na gama de motores da atual geração do Astra. Mesmo o híbrido plug-in “mais pequeno” oferece uma potência de sistema de 133 kW (180 cv). A interação exemplar entre o motor de combustão e o motor elétrico assegura um desempenho equilibrado. O motor de 1,6 litros e quatro cilindros debita 110 kW (150 cv). O motor elétrico contribui com até 81,2 kW (110 cv). Para um funcionamento sem emissões no tráfego urbano, pode ser selecionado o modo elétrico. Graças à sua bateria de 12,4 kWh, os híbridos plug-in podem percorrer até 65 quilómetros de forma puramente elétrica, de acordo com o WLTP1.
Especialmente dinâmicos são os modelos de topo Astra GSe e Astra Sports Tourer GSe – a famosa abreviatura significa agora “Grand Sport electric”. Isto significa alto desempenho, um chassis desportivo, um motor híbrido plug-in sem emissões locais e o design GSe caraterístico. Com uma impressionante potência de 165 kW (225 cv) e um binário máximo de 360 Nm, o Astra GSe faz uma clara afirmação na sua classe. Um arranque rápido ao “cair do semáforo verde” e uma velocidade máxima desportiva estão garantidos. A partir de uma imobilização, o hatchback de cinco portas acelera até aos 100 km/h em 7,5 segundos (Astra Sports Tourer Electric: 7,6 segundos); é possível atingir uma velocidade máxima de 235 km/h (135 km/h em modo puramente elétrico).
Além disso, com a sua tecnologia Frequency Selective Damping, os modelos GSe estabelecem uma referência no que respeita ao envolvimento da condução. Em comparação com os seus irmãos Astra, os modelos GSe são ainda mais ágeis e mais precisos; a direção, a suspensão e os travões respondem de forma imediata e previsível a todas as intervenções do condutor. As caraterísticas de comportamento orientadas para a performance são possibilitadas por um chassis dedicado, rebaixado em 10 milímetros. Em comparação com os seus rivais mais próximos, as variantes do Astra GSe proporcionam uma estabilidade superior nas curvas, na travagem e – como qualquer Opel – durante a condução a alta velocidade na Autobahn.
Híbrido com tecnologia de 48 volts: Poupar combustível e conduzir em modo totalmente elétrico em algumas ocasiões
Conduzir de forma eletrificada e poupar combustível sem ter de alterar os hábitos de condução e de funcionamento ou ter de ligar o automóvel a um ponto de carregamento: isto é possível graças ao Opel Astra Hybrid com sistema de 48 volts, o qual está disponível há alguns meses. A tecnologia híbrida de 48 volts, inteligente, económica e compacta, oferece muitas vantagens na utilização quotidiana. A unidade de propulsão inclui uma bateria de iões de lítio que carrega automaticamente em determinadas condições de condução, bem como um novo motor a gasolina de 1,2 litros sobrealimentado de 100 kW (136 cv). O motor de três cilindros foi desenvolvido especificamente para utilização híbrida e é combinado com uma nova transmissão eletrificada de dupla embraiagem de seis velocidades e um motor elétrico de 21 kW (28 cv).
A tecnologia é especialmente eficaz no trânsito citadino. O propulsor elétrico apoia o motor a gasolina na aceleração e no arranque a partir de uma imobilização. O motor elétrico contribui com binário, especialmente a baixos regimes, o que beneficia a dinâmica de condução e a poupança de CO2. A baixas velocidades, o motor elétrico também permite circular em modo totalmente elétrico até um quilómetro ou até 50% do tempo de condução na cidade. Quando o Astra Hybrid abranda a velocidades mais elevadas, o motor a gasolina desliga-se enquanto o motor elétrico atua como um gerador para recarregar a bateria de 48 volts do sistema híbrido. O sistema coordenado de forma otimizada foi concebido para proporcionar sempre o melhor desempenho com o menor consumo de energia.
Os condutores do Astra Hybrid são constantemente informados através do ecrã de informação ao condutor totalmente digital de 10 polegadas. Para além da informação habitual, o display mostra outros detalhes interessantes sobre o funcionamento eletrificado. Os números acendem a azul quando o veículo está a funcionar exclusivamente com energia elétrica e a branco quando está a funcionar com o motor de combustão. Além disso, um ecrã mostra o fluxo de energia entre a bateria, o motor a gasolina e as rodas, bem como o estado de carga da bateria em diferentes cores. E os dados mais importantes sobre a distância percorrida, o tempo de viagem, o consumo médio, a autonomia restante e a percentagem do percurso percorrido exclusivamente com energia elétrica são apresentados quando o veículo é desligado.
Os condutores que preferem continuar a utilizar a tecnologia clássica de propulsão podem escolher entre motores de combustão eficientes para o Astra e o Astra Sports Tourer. A potência dos motores a gasolina e a gasóleo varia entre 81 kW (110 cv) e 96 kW (130 cv).
Sobre a Opel
A Opel é um dos maiores fabricantes europeus de automóveis e líder na redução de emissões de CO2 graças à extensa ofensiva de eletrificação dos seus produtos. A empresa foi fundada por Adam Opel em Rüsselsheim, na Alemanha, em 1862 e iniciou a produção de automóveis em 1899. A Opel faz parte do grupo Stellantis NV, um líder mundial criado para a nova era de mobilidade sustentável. Com a marca-irmã da Opel, a britânica Vauxhall, a empresa tem representação em mais de 60 países em todo o mundo, alargando a sua entrada a novos mercados internacionais. A Opel está atualmente a implementar a sua estratégia de eletrificação no sentido de garantir sucesso sustentado e assegurar que vai ao encontro das exigências dos consumidores face ao futuro da mobilidade. Em 2024, todos os modelos Opel contarão com uma versão eletrificada.
[1] Valores de autonomia determinados de acordo com a metodologia do procedimento de ensaio WLTP (R (CE) n.º 715/2007, R (UE) n.º 2017/1151). A autonomia real pode variar em condições quotidianas e depende de vários factores, em particular do estilo de condução pessoal, das caraterísticas do percurso, da temperatura exterior, da utilização de aquecimento e ar condicionado e do pré-condicionamento térmico.
[2] Os valores de um veículo não dependem apenas da sua utilização eficiente do combustível, mas são também influenciados pelo comportamento de condução e por outros fatores não técnicos.