- A Stellantis é o Grupo líder nas vendas automóveis nacionais nas três frentes do mercado (VP, VCL e VP+VCL), quer no mês de setembro, quer no acumulado do ano.
- Com 3.616 automóveis vendidos em setembro e 46.126 no acumulado do ano, a Stellantis lidera atualmente o mercado português com 25,4% de quota.
- Entre as marcas, a Peugeot voltou a ser a Nº 1 nas vendas de Veículos de Passageiros e no total do mercado (VP+VCL) no mês de setembro, com um total de 1.822 viaturas.
- No acumulado do ano, a Peugeot prossegue como a marca líder nas tabelas de vendas de Veículos de Passageiros, de Comerciais Ligeiros, e do conjunto dos dois (VP+VCL), com um total de 19.890 unidades e 11% de quota.
Segundo dados da ACAP, a Stellantis voltou a destacar-se em setembro ao ser o Grupo nº 1 nas vendas nacionais, quer no mercado de Veículos de Passageiros, quer no de Veículos Comerciais, quer no conjunto dos dois (VP+VCL), registando um total de 3.616 automóveis vendidos no mês.
Particularizando, no último mês o Grupo vendeu 2.551 Veículos de Passageiros, gerando uma quota de 17% e 1.065 Veículos Comerciais Ligeiros, para uma expressiva quota de 45%.
À entrada para o último trimestre de 2024, e estando contabilizados 9 meses de vendas, a Stellantis prossegue como o principal protagonista do setor ao liderar as três frentes do mercado automóvel nacional.
As marcas da Stellantis – Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Maserati, Opel e Peugeot – somam, no acumulado do ano, 46.126 vendas de Viaturas de Passageiros e Comerciais Ligeiros, que se traduzem numa quota de mercado líder de 25%. Tal significa que precisamente uma em cada quatro viaturas vendidas este ano no nosso país é de uma das marcas Stellantis.
Além de ocupar o primeiro lugar no ranking do mercado de Veículos de Passageiros, com 35.628 unidades e uma quota de 23%, a Stellantis mantém igualmente uma liderança incontestável entre os Veículos Comerciais, através da sua divisão Pro One, com uma parte de 45% do mercado, correspondente a 10.498 furgões vendidos nos primeiros 9 meses.
Nesta vertente, e no momento em que a Fábrica Stellantis de Mangualde inicia a produção em série de viaturas 100% elétricas, merece destaque o Grupo ser o maior responsável pela introdução de Furgões BEV em Portugal (32% de quota).
Prova do sucesso dos modelos da Stellantis junto dos clientes portugueses, o Grupo tem 5 dos 10 modelos mais vendidos até ao momento no país, a saber os Peugeot 2008, 208, 308 e Partner e o Citroën C3.
PEUGEOT lidera o mercado automóvel em setembro, no acumulado do ano e é a única marca com 4 modelos entre os 10 mais vendidos
A Peugeot destaca-se desde 2021 por encabeçar as tabelas de vendas nacionais, feito que voltou a cumprir em setembro ao ser Nº1 nas vendas, quer no mercado de Veículos de Passageiros (1.496 unidades), quer no mercado total (VP+VCL) com 1.822 viaturas, tendo aumentado as suas vendas o dobro da média do mercado.
Refletindo a excelente aceitação dos portugueses aos mais recentes modelos comercializados pela marca, à entrada do último trimestre de 2024 a Peugeot é líder destacada nos três mercados nacionais. No total, a Marca comercializou até ao momento 19.890 unidades, mantendo a sua quota de mercado nos 11%.
Disponibilizando modelos avançados, que cativam os clientes e lhes proporcionam a melhor resposta às suas necessidades cada vez mais exigentes, a Peugeot é a única marca no país a ter 4 modelos no pódio dos 10 mais vendidos: novo 2008, novo 208, novo 308 e novo Partner.
No cômputo dos primeiros nove meses, a Peugeot é também a marca Nº1 nas vendas de Veículos de Passageiros com 15.857 unidades comercializadas e uma quota de 10%.
A marca lidera também o mercado de Comerciais Ligeiros até final de setembro, com 4.033 furgões entregues a clientes, o que representa uma robusta quota de mercado de 17%.
No mercado eletrificado, a Peugeot continua a destacar-se, nos primeiros nove meses, como a marca generalista líder nos 100% elétricos a bateria (BEV) com 2.227 unidades.