6 modelos da Stellantis brilharam em abril em Portugal com a liderança nos seus segmentos – Grupo aumentou a sua quota no mercado total europeu (30 países) e confirmou a liderança nos automóveis híbridos

  • Em abril, a Stellantis aumentou a sua quota no mercado total da Europa (30 países), alcançando 17,3% [1] das vendas (+0,1 pp vs abril de 2024). Dois modelos estão no top 10 das vendas: o Citroën C3, que ascende também ao pódio do segmento B-BEV, e o PEUGEOT 208.
  • Prossegue a tendência positiva na entrada de encomendas, tendo-se ultrapassado 1.000.000 de unidades em meados de maio, graças, também, ao conjunto Citroën C3/Aircross, que se aproxima das 100.000 unidades, e ao PEUGEOT 3008, com cerca de 50.000 vendas.
  • A Stellantis confirmou, também, a sua liderança nas vendas de automóveis híbridos* com uma cota de 15,1%, um aumento de 4,7 pp em relação a abril de 2024. A PEUGEOT é a marca que mais cresce neste mercado, alcançando o quarto lugar no ranking.
  • Excelente desempenho também no mercado total de Veículos Comerciais: a Stellantis Pro One confirmou sua posição de liderança em abril, com uma cota de 31,1% (+2,3 pp em relação a abril de 2024) e a primeira posição em 8 dos 10 principais mercados.**
  • No acumulado do ano em França, Itália e Portugal, a Stellantis mantém firmemente a sua liderança no mercado total e no mercado BEV. Em Itália, o Jeep® Avenger é o mais vendido no segmento SUV, enquanto na Alemanha a Stellantis registou um aumento de 9,9% no volume de Veículos de Passageiros e um aumento de 6% no mercado total, tendo o Opel Corsa confirmado a sua posição como o citadino nº 1, tanto em abril como no acumulado do ano.
  • O Corsa também brilhou no mercado do Reino Unido, colocando-se como o citadino nº 1 no mês de abril e no acumulado do ano.
  • Em Espanha, a Stellantis emergiu como grupo nº 1 em abril no mercado BEV, fruto, principalmente, das performances do Citroën ë-C3 e do PEUGEOT E-2008, ambos colocados entre os 10 mais vendidos do mercado.
  • Mostrando-se pronto para a aventura, o novo Opel Frontera já está ganhando terreno no segmento sonoro B-SUV.

Os resultados de abril trazem mais boas notícias para a Stellantis, grupo que alcançou uma cota de mercado total na Europa (30 países) superior ao ano anterior. A liderança no segmento dos veículos híbridos, já destacada no final do primeiro trimestre, vê-se, assim confirmada. De igual modo, permanece sólida a liderança no mercado de Veículos Comerciais e no mercado total em França, Itália e Portugal.

Luca Napolitano, Diretor de Operações Comerciais da Stellantis , destaca: “ O retorno a um desempenho positivo em termos de cota de mercado é um sinal extremamente promissor para o futuro e indica que estamos no caminho certo para recuperar terreno. Esta indicação é baseada na tendência positiva na entrada de encomendas, que prossegue a todo o vapor, e pela confirmação da nossa liderança num segmento estratégico como o dos veículos híbridos, que facilitam a transição para a mobilidade elétrica.

“Também considera importante destacar os progressos alcançados em mercados tão competitivos como a Alemanha e o Reino Unido, obtendo resultados significativos, tanto em termos de volumes como de cota de mercado. A isso acrescentaia o desempenho brilhante do Citroën C3: lançado no final de 2024, o modelo alcançou rapidamente no ranking dos mais vendidos no mercado total da UE30, tanto na versão térmica como na elétrica, alcançando, a quinta posição no segmento B e a sexta no mercado de Veículos de Passageiros em abril. fim, vale a pena destacar o desempenho da Alfa Romeo em Itália (melhor mês dos últimos cinco anos, +43% em relação a abril de 2024) e em França, onde se localizam entre as marcas premium com maior crescimento”, acrescenta Luca Napolitano .

Seis modelos da Stellantis brilharam em Portugal em abril ao liderarem os seus segmentos

Nas vendas do mercado português total e 100% elétrico, lideradas pela Stellantis entre os grupos e pela Peugeot entre as marcas, em abril de 2025 seis modelos em particular tiveram resultados muito robustos que lhes permitiram liderar os segmentos.

O novo Citroën C3 destacou-se, não apenas por ser o automóvel mais vendido em Portugal nesse mês , com 622 unidades, que abrange 3,3% de todos os automóveis de Passageiros matriculados, como foi também o BEV mais vendido em abril , com uma cota de 5,7%, no conjunto de todas as propostas 100% elétricas (VP+VCL).

O novo C3 foi, assim e naturalmente, o líder do segmento B no mês em análise, com 7,0% de cota, sendo-o, também, no segmento B-BEV, com 19,3% do mercado.

Já no segmento C , o modelo mais vendido em Portugal foi o Peugeot 308 , com 6,4% das vendas, marca que colocou os seus dois SUV do segmento C – Peugeot 3008 e Peugeot 5008 -, no topo das respectivas tabelas de vendas. O novo 3008 foi o SUV mais vendido no segmento , com 9,5% de cota, enquanto o 5008 foi o SUV de 7 lugares mais vendido do mercado nacional e ascendeu ao 4º lugar absoluto do mercado C-SUV, com uma cota de 6,0%.

Também o mercado dos Veículos Comerciais Ligeiros é encimado pela Peugeot Partner , que representava em abril 23,3% do seu segmento. Contribui para um top-3 no acumulado do ano totalmente formado pelos modelos da Stellantis Pro One e com produção nacional na Fábrica de Mangualde : Peugeot Partner (mais vendido), Opel Combo (2.º mais vendido) e Citroën Berlingo (3.º).

Nota final para o Citroën Ami , que é consecutivamente o Quadriciclo mais vendido do mercado , tendo sustentado a liderança em abril com uma cota de 33%.

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter