- Um ano após a sua estreia em competição, o PEUGEOT 9X8 “Evolution” regressa a Ímola para a segunda ronda do Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC) de 2025.
- Após os 1.812 km finais do Qatar, o Team PEUGEOT TotalEnergies realizou uma série de sessões de testes nos circuitos de Losail, Imola, Barcelona, Le Castellet e Spa-Francorchamps.
- Para além dessas diversas sessões de testes, os pilotos do Team PEUGEOT TotalEnergies mantiveram os seus ritmos de corrida, participando nas 12 Horas de Sebring, outros no E-Prix de Miami.
Foi há um ano que o Team PEUGEOT TotalEnergies apresentou o PEUGEOT 9X8 “Evolution”, evolução em que a equipa técnica da Peugeot Sport redefiniu a aerodinâmica e a carroçaria em cerca de 90%. Sob as condições climáticas então difíceis, o 9X8 N.º 93 terminou a corrida no nono lugar, processo que o 9X8 N.º 94 não completou, depois de ter estado envolvido num incidente logo no seu início.
Desde esta sua estreia em abril de 2024, o PEUGEOT 9X8 com o “Lion Pack” marcou pontos em seis das oito corridas que disputou, incluindo a jornada mais recente, já este ano, no Qatar.
“Nos 1.812 km do Qatar, estávamos a par de alguns dos nossos concorrentes e terminamos na frente do segundo grupo”, declarou Jean-Marc Finot, vice-presidente sênior da Stellantis Motorsport . “A nossa tarefa é agora entrar no grupo da frente. Estrategicamente e operacionalmente, a equipa tem gerido muito bem as corridas desde a final da época de 2024. Se continuarmos assim, podemos lutar por bons resultados.”
Cinquenta e um dia separam o final da rodada de abertura no Qatar do início das 6 Horas de Imola, a segunda prova do calendário de 2025 da FIA WEC. O Autódromo Enzo e Dino Ferrari em Imola (4,909 km de perímetro) é um circuito da “velha guarda” , estreito, feito no sentido contrário aos ponteiros do relógio, onde os protótipos Hypercar passam metade do tempo a todo o gás e atingem 300 km/h na reta principal, antes de travarem na Variante Tamburello.
A gestão do tráfego é um fator importante em Ímola, onde estarão 36 carros, incluindo 18 Hypercars, a compartilhar essa entrega pista. Além disso, o tempo primaveril na região de Emilia-Romagna pode ser altamente imprevisível, complicando as decisões de estratégia em termos de pneus. Pilotos, engenheiros, técnicos, todos no Team PEUGEOT TotalEnergies terão de se manter extremamente concentrados e atentos no fim da semana.
“No ano passado, não conhecíamos este novo PEUGEOT 9X8 em condições de corrida, nem o próprio circuito que acabou de entrar no calendário do FIA WEC”, explica Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da PEUGEOT Sport . “De facto, passamos a época de 2024 a descobrir os circuitos com este carro e este pacote de pneus. Em Ímola, será a primeira vez que regressaremos a uma pista nas mesmas condições que no ano anterior, pelo que será uma boa referência para medir a nossa evolução.”
Desde que terminaram os 1.812 km do Qatar, no final de fevereiro, o Team PEUGEOT TotalEnergies e os seus pilotos não se pouparam aos esforços. “Testámos em Losail, após a primeira rodada da época, e depois em Imola em março. Infelizmente, o mau tempo perturbou essa sessão de desenvolvimento, que concluímos no circuito de Barcelona.”
A equipe prosseguiu com um teste de resistência em Le Castellet e uma simulação de corrida em Spa-Francorchamps, que correu muito bem, cumprida sob tempo seco e surpreendentemente ameno para a época. Ambos os pilotos envolvidos encontraram rapidamente seus ritmos, permitindo à equipe fazer progressos sólidos na configuração do chassi e na escolha dos pneus para as próximas corridas.
Por outro lado, os pilotos da equipe mantiveram os seus ritmos de corrida, tendo Malthe Jakobsen, Mikkel Jensen e Paul di Resta competido nos protótipos LMP2 nas 12 Horas de Sebring, enquanto Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne participaram no E-Prix de Fórmula E nas ruas de Miami, antes de rumarem a Imola.
Os Treinos Livres e as sessões de Qualificação, incluindo o Hyperpole, para as 6 Horas de Imola de 2025 terão lugar esta sexta-feira e sábado (18 e 19 de abril). A partida para a segunda rodada do Campeonato do Mundo de Resistência FIA de 2025 será dada pelas 13h00 (hora local; 12h00 em Portugal Continental) de domingo (20 de abril).
Paul di Resta (PEUGEOT 9X8 N.º 93): “A pausa entre o Qatar e Imola foi um pouco longa, mas mantivemo-nos ocupados com várias sessões de testes e, no meu caso, com as 12 Horas de Sebring. O FIA WEC dirige-se agora para a Europa para três corridas importantes, a começar pelas 6 Horas de Imola. A pista é estreita, e com tantos carros em pista, torna a corrida muito desafiadora e imprevisível. O tempo também é algo que temos de ter em conta na escolha dos pneus.”
Loïc Duval (PEUGEOT 9X8 N.º 94): “Imola é um circuito estreito e ondulante. É um ambiente bastante único, aninhado no meio de casas. É uma pista super técnica, com sequências rápidas, retas e curvas cegas. Gosto muito da sensação de dirigir aqui. Ultrapassar em Imola nunca é fácil, sendo preciso ser paciente e esperar pela oportunidade certa.”