- O Team PEUGEOT TotalEnergies inscreve dois PEUGEOT 9X8 na 93.ª edição das 24 Horas de Le Mans: o #93 de Paul Di Resta / Mikkel Jensen / Jean-Éric Vergne e o #94 de Loïc Duval / Malthe Jakobsen / Stoffel Vandoorne.
- São esperados mais de 300.000 espectadores no circuito das 24 Horas, com um perímetro de 13,626 km, para assistir à mais bela e exigente corrida de automóveis do mundo.
- O Team PEUGEOT TotalEnergies participa pela terceira vez nas 24 Horas de Le Mans desde o seu regresso às corridas de resistência, e espera obter um bom resultado nesta edição de 2025.
O Team PEUGEOT TotalEnergies inscreve dois PEUGEOT 9X8 nesta 93.ª edição das 24 Horas de Le Mans, que promete ser uma corrida emocionante com a presença de 21 Hypercars competindo por um lugar no pódio.
Como tem acontecido ao longo da temporada 2025 do Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC), o PEUGEOT 9X8 #93 será conduzido por Paul Di Resta, Mikkel Jensen e Jean-Éric Vergne, partilhando-se o volante do PEUGEOT 9X8 #94 entre Loïc Duval, Malthe Jakobsen e Stoffel Vandoorne. Depois de ter conhecido o PEUGEOT 9X8 no Rookie Test, realizado no Bahrein, no ano passado, Théo Pourchaire apresenta-se como o piloto de testes (e de reserva) do Team PEUGEOT TotalEnergies.
“Estamos a fazer progressos”, afirma Jean-Marc Finot, Vice-presidente Sénior da Stellantis Motorsport. “A nossa última corrida em Spa-Francorchamps foi muito encorajadora, onde tivemos um carro fiável e competitivo na Qualificação e na fase inicial da corrida. Foi muito gratificante para a equipa estar a lutar entre os melhores, no que é um bom presságio para Le Mans, uma vez que Spa e o circuito das 24 Horas partilham algumas semelhanças.”
“Sim, estamos numa trajetória ascendente”, confirma Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da PEUGEOT Sport. “No Qatar fizemos uma boa corrida apesar de alguns azares. Em Imola, a nossa preparação foi perturbada pelas condições climatéricas, o que dificultou esse fim de semana. Já em Spa colocámos os dois carros na Hyperpole e estivemos a competir pelo top-5 no primeiro terço da corrida.”
A preparação para as 24 Horas de Le Mans do ano seguinte inicia-se assim que termina a edição anterior. Para esta que será a sua terceira participação consecutiva desde o regresso da equipa ao universo das corridas de resistência, o Team PEUGEOT TotalEnergies chega a Le Mans mais bem preparado e muito mais confiante.
“A preparação para Le Mans inclui a validação mecânica (fiabilidade), processo para que arrancámos no início de dezembro do ano passado, seguindo-se as sessões de desenvolvimento de desempenho no início deste ano e a preparação desportiva”, acrescenta Olivier Jansonnie. “Le Mans é uma corrida muito específica com um conjunto único de regulamentos. Em 2024, as condições não nos foram favoráveis, para além de que cometemos demasiados erros durante as entradas dos Safety Cars, nas Slow Zones, etc., o que levou a várias penalizações. Desde a corrida do ano passado, analisámos e trabalhámos em todos estes pontos. São pormenores, mas tendo em conta o ritmo intenso e a competitividade, são fundamentais.”
Para a PEUGEOT, uma marca automóvel francesa, as 24 Horas de Le Mans são um dos principais eventos da época. “É comparável aos Jogos Olímpicos ou ao Campeonato do Mundo de Futebol em termos de reconhecimento”, observa Jean-Marc Finot. “Le Mans é o nosso mercado de origem. Estatisticamente, 20% dos espectadores vêm a Le Mans num PEUGEOT.”
A PEUGEOT beneficia, de facto, de um apoio maciço dos adeptos. “Deveriam ouvir os aplausos na Place de la République quando os PEUGEOT 9X8 são descarregados para as Verificações Técnicas. Temos o dever de lhes dar o nosso melhor. A PEUGEOT já brilhou em Le Mans, mas com menos concorrência. Atualmente, com oito construtores muito competitivos, é muito mais difícil. Mas como competidores, vamos correr todos os riscos para conseguir um bom resultado. Se não estivermos entre os 10 primeiros, ficaremos desiludidos. Embora o nosso objetivo seja um lugar no pódio, um top-5 seria uma grande alegria para nós.”, conclui Finot.
O programa das 24 Horas de Le Mans de 2025 será muito completo. Após a tradicional sessão da “Le Pesage”, denominação das verificações que se realizam bem no coração de Le Mans, nos dias 6 e 7 de junho, os PEUGEOT 9X8 entram em pista no domingo (dia 8), para o Dia de Testes, realizado ao longo de seis horas. Regressam depois ao circuito de 13,626 km na quarta-feira à noite (dia 11) para as sessões de Treinos Livres e para a Qualificação, finda a qual são extraídos os 15 melhores Hypercars que, no dia seguinte, irão disputar a Hyperpole 1 (sessão de 20 minutos), com os 10 mais rápidos a avançarem para a Hyperpole 2 (15 minutos).
A corrida das 24 Horas de Le Mans 2025 terá início no sábado, dia 14, às 15h00 (14h00 em Portugal Continental), sendo que a partida será dada pela lenda do ténis, Roger Federer.