Fruto de um forte desempenho da equipa, o PEUGEOT 9X8 N.º 93 ocupava o 2º lugar na penúltima volta da corrida quando, infelizmente, na última volta se viu relegado para o sétimo lugar. Já o PEUGEOT 9X8 N.º 94 terminou na 17ª posição.
Partindo do sexto lugar da grelha, Nico Müller liderou a corrida durante 37 voltas, aos comandos de um PEUGEOT 9X8 que se mostrou inegavelmente competitivo ao longo deste fim de semana.
Os 1.812 km do Qatar foram a última corrida do PEUGEOT 9X8 de 2023. A versão de 2024 vai estrear-se nas 6 Horas de Imola, a próxima jornada do WEC 2024.
Hoje, o destino nada quis com o Team Peugeot TotalEnergies, aplicando-lhe um golpe cruel na fase final da corrida, no Circuito Internacional de Losail, no Qatar. O PEUGEOT 9X8 N.º 93, conduzido pela tripla Jensen/Müller/Vergne passou 334 das 335 voltas entre os três primeiros da classificação, ficando sem combustível no início da penúltima volta, o que o levou a terminar a prova no 7º lugar. Por seu turno, o 9X8 N.º 94, conduzido por Di Resta/Duval/Vandoorne, recebeu a bandeira axadrezada na 17ª posição.
Os PEUGEOT 9X8 demonstraram um início de corrida radicalmente diferente. Tendo arrancado da sexta posição da grelha de partida, Nico Müller (PEUGEOT 9X8 N.º 93) ascendeu ao 3º lugar no final da primeira volta, numa altura em que o seu companheiro de equipa, Paul di Resta (PEUGEOT 9X8 N.º 94) entrava em pião na primeira curva, devido a um toque de um adversário.
Após duas ultrapassagens de mestre, Müller assumia a liderança dos 1.812 km do Qatar na 16ª volta. Seguiu-se uma batalha incrivelmente intensa entre o PEUGEOT 9X8 N.º 93 e o Porsche N.º 6, sendo que ao longo de quase meia hora raramente houve mais de um segundo a separar os dois Hypercars.
Seguindo uma estratégia de duplo turno, Mikkel Jensen, Jean-Éric Vergne e Nico Müller revezaram-se ao volante para manter o PEUGEOT 9X8 N.º 93 no 2º lugar, algo que realizaram na perfeição até à penúltima volta. Subitamente, Vergne abrandava no traçado, rodando com o PEUGEOT 9X8 N.º 93 apenas com energia elétrica, cruzando a linha de chegada num dececionante 7º lugar, precisamente quando o Team Peugeot TotalEnergies estava prestes a registar o seu melhor desempenho no Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC), após um muito sólido desempenho demonstrado ao longo de todo o fim de semana. O PEUGEOT 9X8 N.º 93 deixou, no entanto, o Qatar somando 9 pontos no ranking do Campeonato do Mundo (pontuações provisórias).
Aos comandos do PEUGEOT 9X8 N.º 94, Paul di Resta completou uma série de 82 voltas para tentar regressar ao top-10. “Sofri um furo lento depois de ter colidido com outro carro no início. É uma desilusão porque tínhamos um ritmo muito bom.” Depois, a meio da corrida, o carro N.º 93 teria de parar nas boxes durante 30 minutos para mudar a bateria, impedindo-o de terminar a corrida numa melhor posição do que o 17º lugar final, numa prova em que se recolheram alguns dados muito úteis para o futuro.
Tendo completado uma distância competitiva de 30.970 km e tendo a totalidade da equipa realizado um trabalho incrível, a versão 2023 do PEUGEOT 9X8 evoluirá, agora, para a versão 2024, viatura que se estreará nas 6 Horas de Imola (21 de abril), havendo a determinação de aproveitar o claro potencial da viatura atual.
DECLARAÇÔES…
Jean-Marc Finot, VP Senior, Stellantis Motorsport: “Todos no Team Peugeot TotalEnergies fizeram uma corrida muito boa naquela que foi a última apresentação do PEUGEOT 9X8 na sua versão de 2023. Demonstrámos o potencial do carro e a equipa exibiu um excelente desempenho. Estávamos mesmo lá. Infelizmente, houve um problema no reabastecimento aquando da última paragem nas boxes, algo que ainda teremos de investigar, e o Jean-Éric teve de terminar a corrida apenas com o motor elétrico.
Vamos tirar os pontos positivos desta corrida e concentrar-nos na próxima ronda. Estamos ansiosos por Imola e por aproveitar o desempenho de hoje na versão 2024 do PEUGEOT 9X8.”
Nico Müller – PEUGEOT 9X8 N.º 93: “É inacreditável ficar sem combustível na última volta, sem dúvida devido a algum problema na última paragem nas boxes, para reabastecimento. Temos de analisar o que aconteceu. É difícil de aceitar, pois hoje merecíamos ter terminado no 2º lugar. Queríamos dar um bom resultado final ao PEUGEOT 9X8 de 2023”.
Stoffel Vandoorne – PEUGEOT 9X8 N.º 94: “Que dia! Fomos prejudicados por um pião na primeira curva. Depois, voltámos a entrar nos dez primeiros, mas poucas voltas depois tivemos um problema com a bateria e tivemos de a mudar. Quando voltámos à pista, estávamos em último entre os Hypercars, pelo que aproveitámos a nossa posição em pista para tentar ajudar o carro N.º 93. Estou solidário na desilusão dos meus companheiros de equipa, já que todos nos esforçámos tanto ao longo dos últimos dez dias.”