1.812 km do Qatar: Team Peugeot TotalEnergies determinado para a nova temporada do FIA WEC

O Team Peugeot TotalEnergies vai iniciar a temporada de 2024 do Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC FIA) nos dias 24 e 25 de fevereiro, no Prólogo, seguindo-se, a 2 de março, os 1.812 Km do Qatar, no circuito Lusail, com duas versões 2023 do seu PEUGEOT 9X8.

A segunda temporada completa da equipa arranca para o que se antevê como um ano emocionante, disputado por um plantel de topo e com uma oitava ronda adicionada ao calendário.

Mikkel Jensen / Nico Müller / Jean-Éric Vergne, no 9X8 Nº93, e Paul Di Resta / Loïc Duval / Stoffel Vandoorne, no 9X8 Nº94, têm como objetivo aproveitar os ensinamentos da época passada, de modo a tirarem o máximo partido destas versões 2023 da viatura, antes da sua substituição pela versão 2024 na prova seguinte, em Imola (21 de abril).

É no Qatar que começa uma nova e emocionante temporada para o Team Peugeot TotalEnergies, época que contará com nove fabricantes envolvidos no campeonato e nada menos que 19 Hypercars inscritos. Um número recorde na que promete ser uma época muito competitiva e disputada.

Com cerca de dez horas de corrida programadas em redor do Circuito Internacional de Lusail (5,38 quilómetros de perímetro), espera-se que o arranque da temporada de 2024 do FIA WEC represente um desafio considerável. Trata-se da segunda prova mais longa do calendário, apenas superada pelas 24 Horas de Le Mans. Será, por isso, um verdadeiro teste para homens e máquinas, sem esquecer os pneus, em especial porque se espera que o calor desempenhe um papel vital no processo.

Durante a época de defeso, a equipa enfrentou desafios em duas frentes: continuar a desenvolver o PEUGEOT 9X8, na sua versão de 2023 e, ao mesmo tempo, seguir o exigente caderno de encargos estabelecido para o PEUGEOT 9X8 versão 2024, preparando-o para a estreia na jornada de Imola, em abril. É, portanto, com uma atitude muito determinada e competitiva que a equipa se prepara para iniciar a sua temporada no Qatar.

“Esperamos uma corrida difícil”, confirmou Olivier Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da Peugeot Sport. “A fiabilidade será um fator chave, mas temos a vantagem de saber que o PEUGEOT 9X8 2023 é um carro testado e comprovado e que provou a sua solidez em Fuji e no Bahrain, no final do ano passado. Teremos de obter um desempenho limpo e sem erros, em termos de pilotos, fiabilidade e estratégia. Se conseguirmos fazê-lo, poderemos tirar o máximo partido das circunstâncias. Temos algumas novas ferramentas disponíveis para ajudar a melhorar, ainda mais, o que fazemos em pista. Em todo o caso, estamos determinados em obter o melhor resultado possível”.

Embora a pista seja nova para muitos concorrentes, todos terão a oportunidade de se familiarizarem com a mesma durante o Prólogo, sessão extra que se realiza antes dessa ronda inaugural, permitindo a todos voltar a entrar no ritmo. No que se refere à Peugeot Sport, os membros da equipa também poderão preparar-se a 100% para a nova temporada no simulador, com os seis pilotos a revezarem-se aos comandos. Terão a oportunidade de conhecer as subtilezas do circuito, bem como as do próprio PEUGEOT 9X8, após a pausa de inverno, enquanto os engenheiros poderão trabalhar na configuração da viatura e planear as várias e potenciais situações de corrida, para que a equipa possa reagir rapidamente a qualquer eventualidade em pista.

A derradeira incógnita será o BoP (Balance of Performance) entre os vários carros presentes na grelha de partida. “Haverá novos ajustes no equilíbrio do desempenho antes da ronda inaugural”, comentou Jean-Marc Finot, Vice-Presidente Sénior da Stellantis Motorsport. “O PEUGEOT 9X8 que irá correr no Qatar será idêntico ao que competiu nas últimas corridas de 2023. O BoP deve, portanto, posicioná-lo mais próximo do desempenho dos seus principais concorrentes. A ideia é, assim, tentarmos lutar pelos lugares da frente”. Esta abordagem reflete a determinação que anima todos os elementos do team Peugeot TotalEnergies no início desta nova campanha.

DECLARAÇÔES…

Nico Müller – PEUGEOT 9X8 #93: “O Qatar vai ser uma corrida intensa e emocionante, com o Prólogo a realizar-se imediatamente antes. Trabalhámos arduamente durante o inverno e todos na equipa estão muito motivados. Mal podemos esperar para começar. Do ponto de vista físico, os meus preparativos têm sido muito bons e sinto-me ainda mais incisivo do que antes. Espero poder demonstrá-lo no PEUGEOT 9X8, carro que vou agora partilhar com o JEV e o Mikkel. Dou-me muito bem com todos na equipa. A decisão de alterar a composição das formações teve, sobretudo, a ver com as preferências de afinação relacionadas com os nossos estilos de condução, para que tenhamos de comprometer o menos possível o desempenho. Em todo o caso, penso que haverá uma forte dinâmica entre os três. Os outros dois são muito rápidos e também fortes pilotos, mas penso que existe, igualmente, uma boa mistura em termos de personalidades.”

Stoffel Vandoorne – PEUGEOT 9X8 #94: “Mal posso esperar para iniciar a nova época. Será a minha primeira campanha completa com o Team Peugeot TotalEnergies, dividindo a condução com o Paul e o Loïc, com quem me dou muito bem. No Qatar, vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para tirar o máximo partido do PEUGEOT 9X8 2023, nesta que será a sua última corrida. A nossa vantagem é que se trata de um carro que conhecemos e compreendemos bem. Nunca corri aqui antes, mas o Prólogo vai ajudar-me a orientar-me. Estou certamente à espera que seja uma corrida difícil do ponto de vista físico, dadas as temperaturas muito elevadas que ali se fazem sentir, e é também uma pista muito rápida. A gestão dos pneus vai ser, sem dúvida, um desafio, mas preparámo-nos para isso!”

Scroll to Top

Newsletter

Subscreva a Nossa Newsletter e fique a par de todas as notícias, sobre o desporto motorizado.

Newsletter