user_mobilelogo
  •  Apesar da boa relação qualidade-preço, os automobilistas estão longe de considerar o SUV um carro ideal
  • O habitáculo espaçoso, a carroçaria elevada e o facto de ser um veículo familiar são os aspetos que mais caracterizam o design dos SUV

O novo estudo do Observador Cetelem Automóvel 2022, que inquiriu 11 000 pessoas em 17 países, vem expor as opiniões de proprietários e não proprietários, no que respeita aos SUV. Apesar de, nem sempre haver um consenso entre uns e outros, pode-se dizer que a maioria concorda num aspeto: na boa relação qualidade – preço deste tipo de veículos.

Observando os dados de Portugal, verifica-se que mais de metade dos inquiridos portugueses, não proprietários e proprietários, consideram que os SUV têm uma boa relação qualidade-preço (85% e 62% respetivamente). Países como a África do Sul e o México são os que vão mais ao encontro desta opinião (93% e 90% respetivamente). Segue-se a Turquia, China, Polónia, Estados Unidos da América e o Brasil, com quase 8 em cada 10 inquiridos a concordarem com esta declaração.

O carro ideal

Apesar da boa relação qualidade-preço, os automobilistas estão longe de considerar o SUV um carro ideal. Por exemplo, no que ao consumo diz respeito, apenas 7% dos inquiridos consideram que os SUV consomem pouco, sendo este critério considerado importante por 38% num veículo ideal. Esta opinião é mais vincada em Portugal, na Polónia, Brasil e África do Sul, por quase 1 em cada 2 pessoas.

Adicionalmente, 46% dos inquiridos consideram também que um veículo ideal deve ser seguro (26% reconhecem esta característica nos SUV); e 28% consideram que deve ser confortável (23% consideram que os SUV têm esta característica).

Apesar de não reunir todas as condições para ser considerado o carro ideal, sobretudo no que ao consumo diz respeito, os SUV são a escolha de cada vez mais consumidores.

O que caracteriza o design específico dos SUV?

No que respeita aos critérios físicos que caracterizam o design específico dos SUV, existem dois que são especialmente realçados pelos inquiridos: o habitáculo espaçoso (34%) e a carroçaria elevada do veículo (32%). No que toca ao habitáculo, este é eleito em primeiro lugar (1 em cada 2 pessoas) pelos inquiridos que vivem na China, EUA, África do Sul, Brasil e Portugal. Enquanto os italianos, alemães, sul-africanos e turcos elegem a carroçaria elevada.

Nesta sequência, cerca de 28% dos inquiridos, dos 17 países, referem o facto de ser um veículo familiar. Os sul-africanos, os portugueses e os mexicanos são os que mais subscrevem esta opinião, ao contrário dos japoneses e dos turcos. 27% mencionam o facto de se adaptar à circulação todo-o-terreno e, em terceiro lugar, indicam a segurança (26%), que está associada ao SUV, de igual forma, em todos os países. Os outros dois valores que os automobilistas mais valorizam são a potência (24%) - sendo os holandeses e os alemães que mais a valorizam, ao contrário das francesas e dos portugueses - e o conforto (23%) - sendo os brasileiros e os portugueses os que mais valorizam esta característica. 

Metodologia

O inquérito quantitativo aos consumidores foi realizado pela Harris Interactive de 3 a 20 de setembro de 2021 em 17 países: África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão, México, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia. Um total de 11.000 pessoas foram entrevistadas online (modo de recolha CAWI). Os inquiridos tinham entre 18 e 65 anos e foram selecionados a partir de amostras representativas a nível nacional em cada país. A representatividade da amostra é assegurada pelo método das quotas (sexo, idade). Foram realizadas 3.000 entrevistas em França e 500 em cada um dos outros países.

Sobre o Cetelem

Cetelem é uma marca do BNP Paribas Personal Finance, entidade especialista em crédito ao consumo do Grupo BNP Paribas. Líder europeu no sector, está presente em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas. Em Portugal desde 1993, tem como propósito promover o acesso a um consumo mais responsável e sustentável para apoiar clientes e parceiros. Uma missão diária de mais de 600 colaboradores – especialistas em crédito pessoal, financiamento automóvel, cartões de crédito e seguros. Produtos subscritos por milhões de clientes no site, na app, por telefone, nas lojas ou num dos 3800 estabelecimentos de parceiros.