user_mobilelogo
  • • O Ford E-Transit vai oferecer aos clientes europeus os melhores argumentos do mercado em termos de capacidade e aptidões, baixo custo de propriedade e serviços conectados orientados para o aumento da produtividade
  • • A nova equipa Ford Pro, inteiramente dedicada aos carregamentos, destina-se a apoiar as empresas com soluções de carregamento em armazéns, em casa e em postos públicos, incluindo hardware, instalação e ferramentas de gestão inteligente
  • • O E-Transit oferece um elevado valor, com preços atraentes, amplo equipamento de série, novo sistema de conectividade SYNC 4 e avançados sistemas de assistência ao condutor
  • • As funcionalidades de conectividade de próxima geração otimizam a produtividade e o desempenho; incluem acesso vitalício ao sistema de tempo operacional FORD Liive e acesso gratuito durante um ano à aplicação Ford Telematics 

 A Ford anunciou hoje que o seu veículo comercial E-Transit vai proporcionar às empresas uma nova referência em termos de produtividade, valor e experiência de propriedade de veículos elétricos. O E-Transit vai chegar ao mercado no próximo ano e está neste momento a ser oficialmente apresentado no mercado europeu no âmbito da edição de 2021 do Salão de Veículos Comerciais de Birmingham, no Reino Unido.

Com um sistema de baterias de grandes dimensões, ampla autonomia, motor potente e uma funcionalidade única que lhe permite exportar energia, a versão 100% elétrica do furgão de carga mais vendido no mundo oferece um desempenho inigualável. Esta capacidade é complementada por um abrangente serviço de apoio ao carregamento de veículos, um equipamento de série de nível superior, que integra os mais recentes sistemas inteligentes de assistência ao condutor e de segurança, e todo um conjunto integrado de software e serviços destinados a otimizar a eficiência e o custo de propriedade.
A Ford anunciou também que o E-Transit terá um preço altamente competitivo no mercado, como forma de acelerar a aquisição de veículos elétricos, com preços, no Reino Unido, a partir de £46.000/53.664€ (IVA não incluído), estando a abertura das encomendas agendada para outubro.
O novo E-Transit é uma parte fundamental do Ford Pro – a nova unidade de negócio da Ford dedicada a vendas e assistência à escala mundial, centrada na melhoria da produtividade dos clientes de veículos comerciais, propondo produtos e serviços de vanguarda.
“O E-Transit vai representar um salto de gigante para os operadores de veículos comerciais. Novos serviços conectados e tecnologias avançadas irão racionalizar os negócios dos clientes e acelerar drasticamente a sua produtividade à medida que estes forem mudando para frotas integralmente elétricas”, refere Hans Schep, Director Geral de Veículos Comerciais da Ford Europa. “Com preços orientados para eliminar qualquer barreira à entrada, o E Transit é uma proposta verdadeiramente convincente para as empresas europeias”.
O Ford E-Transit foi concebido para satisfazer uma vasta gama de necessidades de utilização dos clientes, com uma capacidade de bateria utilizável de 68 kWh, de série, proporcionando até 317 km WLTP1 de autonomia, o melhor valor alvo do mercado. As reais capacidades do ETransit são fruto do potente motor, que disponibiliza 430 Nm de binário (com opção de dois níveis de potência máxima: 135 kW ou 198 kW), da variedade de cargas úteis até 1.758 kg2 na versão furgão e uma abrangente gama de 25 variantes, incluindo furgão, cabina dupla e chassis-cabina, disponíveis em vários comprimentos e alturas de tejadilho, e de pesos brutos entre 3,5 e 4,25 toneladas.
Para proporcionar a máxima produtividade no local de trabalho – ou onde for preciso –, os operadores podem especificar a potência exportável através da funcionalidade única ProPower Onboard, que fornece até 2,3 kW a partir de tomadas convencionais na cabina e na zona de carga para alimentação de ferramentas elétricas, sistemas de iluminação, computadores portáteis e conversões, tais como unidades de refrigeração.
Após um programa de testes globais e de um desenvolvimento extremamente duro e exigente, o E-Transit arranca agora para um programa de testes com parceiros clientes em toda a Europa a fim de demonstrar os benefícios de produtividade dos veículos comerciais eletrificados e de ajudar a melhorar a experiência do operador antes da entrega das primeiras unidades E-Transit aos clientes, durante a primavera de 2022.
Ford Pro garante apoio total no carregamento
O carregamento de veículos é um fator fundamental para as empresas que optam por veículos elétricos e a Ford está em condições de fornecer um abrangente pacote de serviços para apoiar os clientes nas suas necessidades de carregamento nos armazéns, em casa e em postos públicos.
Este serviço, disponível a partir de outubro nos principais mercados da Ford, será levado a cabo por uma equipa Ford Pro, composta por especialistas em carregamento, com a missão de orientar os clientes na escolha de veículos e da implementação de infraestruturas de carregamento. A solução de carregamento no armazém inclui o hardware e a instalação, bem como ferramentas de software inteligente que permitem às empresas programar e otimizar o carregamento dos seus veículos.
Através da Ford Telematics, as frotas podem gerir facilmente o pagamento dos carregamentos em postos públicos na rede de carregamento Ford, bem como o reembolso dos funcionários que carregam os veículos em casa. Os motoristas podem também facilmente localizar, aceder e receber as faturas dos carregamentos em andamento, utilizando a aplicação Ford Charge Assist integrada no sistema SYNC 4 do E-Transit e acessível através do ecrã táctil de 12 polegadas.
A partir de um carregador rápido de 115 kW DC, o E-Transit pode carregar entre 15 e 80 por cento da capacidade da bateria em 34 minutos. Uma carga completa durante a noite, numa tomada comum de 230 V AC, demora pouco mais de 8 horas.
A Ford Pro anunciou recentemente a importante aquisição da Electriphi, líder em software de gestão de carregamento e monitorização de frotas de veículos elétricos. No futuro, a sofisticada plataforma Electriphi irá melhorar ainda mais a solução disponível para os clientes europeus.
Equipamento de série generoso: um valor acrescentado
Aquando do lançamento na primavera de 2022, o Ford E-Transit proporcionará a todos os clientes um abrangente equipamento de série com tecnologias avançadas que tornam mais fácil e mais benéfica a transição para a propulsão eletrificada.
O E-Transit é proposto em duas versões – Base e Trend – e todos os veículos oferecem níveis de equipamento que são significativamente superiores aos das versões Diesel equivalentes. A versão Base está equipada de série com Controlo Eletrónico da Temperatura do Ar, SINC 4, com ecrã táctil de 12 polegadas,3 Arranque sem Chave, Bantos Aquecidos, Pára-brisas Quickclear e Espelhos Elétricos e Aquecidos, a que se junta uma conectividade permanente com o Modem FordPass Connect, uma subscrição vitalícia do FordPass Pro ou Ford Telematics Essentials, acesso à nossa rede de carregamento FordPass durante um ano e uma
subscrição de um ano da Ford Telematics para clientes de frotas.
O nível Trend acrescenta ao equipamento Base valiosas funcionalidades destinadas a aumentar a produtividade e a reduzir os custos operacionais, incluindo o Sistema de Navegação Ford Connected,4 Controlo de Velocidade,5 Assistente Pré-Colisão com Deteção de Peões,5 Aviso de Saída da Faixa, 5 Ajuda à Manutenção na faixa5 e sensores de distância de estacionamento dianteiros e traseiros.
Sofisticado sistema SYNC 4 e avançadas tecnologias para o condutor
O E-Transit introduz o novo sistema de comunicações e informação SYNC 4 na gama de veículos comerciais Ford na Europa, oferecendo o dobro da potência informática do SYNC 3 e controlado a partir de um ecrã táctil de 12 polegadas, de fácil utilização.
A nova navegação SYNC, 4 conectada à cloud, pode planear o percurso mais eficiente e manter os condutores atualizados acerca de carregamentos, trânsito, disponibilidade de estacionamento em direto e encontrar pontos de interesse, como estações de carregamento próximas, cafés ou caixas multibanco. Uma funcionalidade de autonomia inteligente ajuda a minimizar a ansiedade de autonomia, analisando os dados em tempo real acerca do estilo de condução, as condições meteorológicas e as condições na estrada. Disponíveis como opção, o controlo por voz, agora melhorado, e a funcionalidade Amazon Alexa6 incorporada ajudam os condutores a receber a informação de que necessitam sem desviar o olhar da estrada.
O ecrã SYNC 4 é fácil de limpar e resistente ao brilho, dispondo de uma película resistente a estilhaços e, durante os testes de durabilidade, resistiu à simulação de uma década de exposição à luz. O SYNC 4 está preparado para o futuro com as atualizações regulares de software através do sistema wireless Ford Power-Up, de forma a proporcionar funcionalidades e benefícios adicionais; um primeiro exemplo, já na próxima primavera, será a capacidade de emparelhar dois telemóveis, permitindo que dispositivos de trabalho e pessoais sejam utilizados em paralelo.
Entre os novos sistemas de assistência ao condutor que ajudam a minimizar os custos de reparação, destacam-se o Assistente de Travagem em Marcha-Atrás, 5 que utiliza uma câmara e sensores para detetar peões, ciclistas e obstáculos estáticos nas manobras de marcha-atrás, e que, caso o condutor não reaja, pode emitir um aviso antes de imobilizar automaticamente o veículo. Os condutores também beneficiam de uma nova Câmara 360,5 que apresenta, no ecrã de 12 polegadas do tabliê, uma visão de cima em redor do E Transit para ajudar a evitar obstáculos ao manobrar em espaços apertados com visibilidade reduzida.
Sofisticados serviços conectados sem concorrência
O E-Transit é apoiado por um conjunto integrado de software e serviços, em constante evolução, destinados a melhorar a produtividade, o tempo de atividade e o custo de propriedade das empresas, independentemente do tamanho da sua frota ou setor de atividade.
Equipada com uma conectividade sempre ativa, a ferramenta de inteligência da Ford Telematics – fornecida gratuitamente durante um ano aos operadores de frotas E-Transit – permite aos clientes monitorizar e gerir o estado dos veículos, juntamente com a gestão dos carregamentos, alertas VE, alertas de acidentes e segurança e até mesmo planos de formação de condutores concebidos à medida.
Através do painel de controlo da Ford Telematics, os operadores podem visualizar em tempo real diversos aspetos da sua frota de E-Transit, tais como localização de veículos, autonomia VE e estado da carga, podendo também rastrear e desenhar limites geográficos para os seus veículos. As ferramentas de gestão inteligentes incluem a capacidade de programar remotamente o Pré-Condicionamento durante o carregamento dos veículos, evitando-se assim a utilização de energia de autonomia para aquecer ou arrefecer a cabina ao início do dia.
Para ajudar a minimizar ou evitar períodos de imobilização, a Ford Telematics não só fornece aos gestores de frotas alertas sobre a saúde do veículo, mas também dados essenciais sobre o estado da carga, com notificações em tempo real, incluindo alertas de “Pouca Autonomia” e até mesmo alertas específicos como “Veículo Não Está a Carregar” – quando um veículo não está ligado corretamente ou está a utilizar um carregador avariado. O estado “Pouca Carga” pode ser apresentado no painel de instrumentos Telematics ou enviado por e-mail ou mensagem de texto (SMS).
Os condutores podem também beneficiar de uma gama completa de funcionalidades que permitem economizar mão de obra: submeter facilmente detalhes de quaisquer problema com os veículos através da aplicação Telematics Drive, associar-se a veículos específicos, localizar pontos de carregamento disponíveis utilizando o sistema SYNC 4, 3 e obter diretamente o reembolso de quaisquer custo com carregamentos domésticos, sem necessidade de submeter relatórios de despesas separados.
Os clientes com frotas mais pequenas podem facilmente encontrar estações de carregamento, acompanhar o nível de carregamento do seu veículo, receber notificações de carregamento e pagar os carregamentos em andamento, utilizando a aplicação FordPass Pro.7.
Todos os veículos Ford E-Transit estão também totalmente integrados no sistema conectado de tempo de operacionalidade FORDLiive, o serviço gratuito disponível para os operadores de veículos comerciais Ford que lhes permite maximizar o tempo de operação utilizando os dados do estado dos veículos em tempo real.
Excelentes resultados em custo de propriedade
O E-Transit oferece às empresas que desejam optar por veículos elétricos uma proposta de compra atraente, que, durante o período de propriedade, irá compensar largamente o investimento ou irá gerar um impacto positivo na atividade comercial. Para além de poupanças significativas nos custos de combustível, a Ford estima que os custos de manutenção e de reparação durante a propriedade serão 40% mais baixos do que nas versões correspondentes com motor Diesel.
De acordo com os dados da Ford, o E-Transit tem os custos mais baixos tanto no Reino Unido como na Alemanha, face aos concorrentes diretos. A Ford oferece um intervalo de revisões de um ano e quilometragem ilimitada, o melhor da classe, e uma garantia de oito anos ou 160.000 km para todos os componentes elétricos de alta voltagem, bem como um pacote de assistência em viagem de um ano para veículos elétricos, incluindo carregamento de emergência. A partir do lançamento do E-Transit, a rede de assistência europeia encontra-se totalmente preparada para assistir Veículos Elétricos (VE), com 1500 concessionários certificados EV em toda a Europa, e mais de 4.500 reparadores autorizados com todas as capacidades de serviço.