user_mobilelogo

A PEUGEOT anuncia a abertura das encomendas do novo 308 berlina, modelo responsável por mais de 7 milhões de unidades vendidas ao longo das suas várias gerações. Distinguido, por inúmeras vezes, com vários prémios internacionais, como o galardão “Car of the Year”, atribuído em 2014, o 308 assume, agora, um design especialmente sedutor, topo de gama, em que a otimização geral da arquitetura beneficia a habitabilidade e sublinha a sua dinâmica, bem como a identidade deste novo modelo.

A nível tecnológico, o novo PEUGEOT 308 integra a mais recente geração de sistemas de ajuda à condução, o novo e evoluído PEUGEOT i-Cockpit® com i-Connect® Advanced integrado e um sistema de infotainment intuitivo, conectado e moderno, entre outras soluções. O novo PEUGEOT 308 é, igualmente, fiel ao conceito “Power of Choice”, com eficientes motorizações para todos os gostos e necessidades. Às motorizações térmicas, a gasolina ou Diesel, juntam-se agora as versões híbridas plug-in. 

O novo 308 prepara-se para conquistar, uma vez mais, o seu segmento, abrindo nova página na história de sucesso da gama e da marca. O novo PEUGEOT 308 chega a Portugal em novembro e é proposto a partir de 25.100 €.

Sedução intensa

O PEUGEOT 308 marca uma posição no seu segmento e muda de morfologia. A distância entre eixos cresce 55 milímetros para alongar a sua silhueta e oferecer mais espaço aos passageiros traseiros, enquanto a altura diminuída em 20 milímetros, associada a um soft-nose, alongam, visualmente, o capô, característica que, associada aos pronunciados e esculpidos guarda-lamas, confere mais dinamismo às linhas da carroçaria.

A carroçaria do novo PEUGEOT 308 está ajustada o mais próximo à sua estrutura e um extenso trabalho de otimização estrutural, bem como um superior desempenho na estampagem da carroçaria, contribuem para o objetivo de máxima eficiência aerodinâmica.

Na lateral, o flanco simples e liso tem um caráter poderoso, enquanto que na secção traseira, concebida em túnel de vento, se destaca o longo spoiler, um elemento distintivo desta nova geração e, igualmente, essencial para o seu exemplar desempenho aerodinâmico.

Sensual e elegante, o novo PEUGEOT 308 ostenta o novo símbolo da marca PEUGEOT, destacado pelo padrão da grelha que o recebe. O radar dedicado às assistências à condução está ocultado pelo novo símbolo e recorre a tecnologia protetora “radôme”, com índio na sua construção. A matrícula encontra-se, agora, colocada na zona inferior do para-choques.

Os projetores dianteiros contam com tecnologia LED logo a partir do nível de equipamento de acesso à gama, contribuindo para o dinamismo e identidade do novo PEUGEOT 308. Nos níveis de equipamento GT/GT Pack, os projetores Full LED são ainda mais finos e estão dotados com PEUGEOT Matrix LED Technology. São complementados pelas inconfundíveis luzes de circulação diurna em forma de presas. Na traseira, os faróis adotam a tecnologia full LED, exibindo 3 garras para uma assinatura luminosa moderna, específica da marca.

Quanto a cores de carroçaria, o novo 308 está disponível em Verde Olivine, Azul Vertigo, Vermelho Elixir, Branco Nacré, Branco Banquise, Cinzento Artense e Preto Perla Nera.

PEUGEOT i-Cockpit® de nova geração

Parte integrante do ADN da marca, o PEUGEOT i-Cockpit® assume-se, a cada nova geração, como um elemento cada vez mais ergonómico e tecnológico, beneficiando, igualmente, de um novo design e qualidade acrescida, bem como de um novo sistema de infotainment, o PEUGEOT i-Connect®.

O novo volante compacto integra sensores que são capazes de detetar as mãos do condutor aquando da utilização dos novos auxiliares de condução.

O painel de instrumentos dispõe de um ecrã de 10” desde o nível de equipamento Active Pack e conta com tecnologia 3D no nível GT. Estão disponíveis vários modos de visualização, totalmente parametrizáveis e personalizáveis.

O conceito do PEUGEOT i-Cockpit® do novo PEUGEOT 308 mantém o ecrã central orientado para o condutor, mas sempre sem transmitir a sensação de excluir o passageiro da experiência a bordo.

A partir do nível de equipamento Allure, o novo PEUGEOT 308 integra i-toggles virtuais, totalmente configuráveis, que substituem o painel físico da climatização. Os i-toggles físicos, posicionados junto do ecrã central, em posição de livro aberto, proporcionam uma estética e um nível tecnológico únicos no segmento. O mesmo princípio aplica-se à consola central, propositadamente acessível ao passageiro da frente. Equilibrar o espaço entre os dois ocupantes da primeira fila foi um dos principais objetivos do estilo interior do novo 308.

O novo sistema de infotainment oferece o melhor do universo dos smartphones, bem como do universo do automóvel. Cada condutor (até um máximo de 8 perfis) pode definir e manter as suas preferências a nível de imagem, ambiente e configurações. Permite agora espelhar a imagem do smartphone através de uma ligação sem fios, permitindo ligar dois equipamentos via Bluetooth em simultâneo. O ecrã tátil central de 10” é, igualmente, personalizável, com um funcionamento muito intuitivo e fluído através de janelas múltiplas com widgets, tal como na utilização de um simples tablet.

Um aliado perfeito para a utilização quotidiana, o comando de reconhecimento por voz “OK PEUGEOT” permite o acesso a todas as funcionalidades do sistema de infotainment.

Quanto a assistentes de condução, o novo 308 disponibiliza uma oferta tecnológica de última geração, ao melhor nível do savoir-faire PEUGEOT. Através do pack Drive Assist 2.0, disponível a partir do início de 2022, o novo 308 passa a contar com Cruise Control adaptativo com função Stop and Go (com caixa de velocidades automática EAT8) e com a ajuda à manutenção do veículo na faixa de rodagem, ao mesmo tempo que adiciona 3 novas funções para vias com dupla faixa de rodagem:

  • Mudança semiautomática de faixa: propõe ao condutor a ultrapassagem do veículo imediatamente à sua frente, propondo, de seguida, o regresso à faixa original; opera entre os 70 e os 180 km/h;
  • Recomendação antecipada da velocidade: o sistema propõe ao condutor adaptar a velocidade do veículo (aceleração ou desaceleração) consoante as indicações dos sinais de limitação de velocidade;
  • Adaptação da velocidade em curva: otimiza a velocidade em função do ângulo da curva; disponível até aos 180 km/h.

Estão, igualmente, disponíveis, de série ou em opção, equipamentos normalmente associados a segmentos superiores:

  • Vigilância de longo alcance do ângulo morto (75 metros);
  • Alerta de tráfego na retaguarda do veículo (alerta o condutor para um perigo potencial nas manobras de marcha-atrás);
  • Nova câmara de marcha-atrás de alta definição de 180º, com esguicho de limpeza integrado;
  • Ajuda ao estacionamento 360º através de 4 câmaras (dianteira, traseira e laterais);
  • Acesso e arranque mãos-livres;
  • Para-brisas aquecido e volante aquecido;
  • Chamada de emergência “E-Call+” com informação do número de passageiros e localização do veículo, incluindo a sua direção na via;
  • Ajuste dos retrovisores ao engrenar a marcha-atrás.

Em complemento, o novo PEUGEOT 308 propõe ainda, consoante o nível de equipamento, uma extensa oferta de outros elementos de ajuda à condução, ao nível da segurança e do conforto:

  • Cruise Control adaptativo com função Stop and Go (com caixa de velocidades automática EAT8) e com aconselhamento de distância ajustável para com os restantes veículos;
  • Cruise Control adaptativo com função 30 km/h nas versões de caixa manual com aconselhamento de distância ajustável para com os restantes veículos;
  • Travagem automática de emergência (com deteção de peões e ciclistas, tanto de dia, como de noite, dos 7 aos 140 km/h, consoante a versão) com alerta de risco de colisão;
  • Alerta ativo de transposição involuntária de faixa com correção de trajetória;
  • Alerta de atenção do condutor, para detetar o estado de vigilância do condutor em períodos de condução mais longos e a velocidades superiores a 65 km/h, com análise aos micromovimentos ou do volante;
  • Comutação automática dos máximos;
  • Reconhecimento alargado dos sinais de trânsito (Stop, sentido proibido, início e fim de proibição de ultrapassagem, etc.);
  • Teto de abrir forrado a veludo;
  • Alarme periférico, volumétrico e com função de supertrancamento;
  • Travão de estacionamento elétrico em todas as versões.

Plataforma EMP2 evolui, motorizações Híbridas Plug-in em destaque

O novo PEUGEOT 308 é construído sobre uma evolução da plataforma multienergias EMP2 (Efficient Modular Platform), que dispõe de novos elementos estruturais, beneficiando a eficiência, a segurança, o conforto e o prazer de condução.

Mudando de morfologia, o novo PEUGEOT 308 apresenta-se com:

  • um comprimento de 4,36 m (+11 cm);
  • o para-brisas surge agora numa posição mais inclinada e recuada;
  • a distância entre eixos aumenta 55 mm para 2,675 m, beneficiando a habitabilidade dos passageiros de trás;
  • a altura foi reduzida em 22 mm, para um total de 1,44 m.

O novo PEUGEOT 308 integra gama uma alargada de motorizações, incluindo propulsores eletrificados com tecnologia híbrida plug-in. Verdadeiros pilares da filosofia “Power of Choice” da PEUGEOT, estas duas novas motorizações Híbridas Plug-in são:

  • HYBRID 225 e-EAT8 / 2 rodas motrizes / associação de um motor PureTech de 180 cv (132 kW) e um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa e-EAT8 / com emissões de 26 g de C0₂ por km e uma autonomia 100% elétrica máxima de 59 km (de acordo com o protocolo WLTP, com homologação em curso),
  • HYBRID 180 e-EAT8 / 2 rodas motrizes / associação de um motor PureTech de 150 cv (110 kW) e um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa e-EAT8 / com emissões de 25 g de C0₂ por km e uma autonomia 100% elétrica máxima de 60 km (de acordo com o protocolo WLTP, com homologação em curso).

A bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 12,4 kWh e uma potência de 102 kW, estando disponíveis dois tipos de carregadores embarcados, que vão ao encontro de todas as utilizações e soluções de carregamento pretendidas pelo cliente, um carregador monofásico de 3,7 kW, de série, e outro de 7,4 kW, igualmente monofásico, opcional.

Os tempos de recarga estimados são os seguintes:

  • a partir de uma Wall Box 7,4 kW, permite uma carga completa em 1h55 com o carregador embarcado monofásico (7,4 kW),
  • a partir de uma tomada reforçada (16 A), permite uma carga completa em 3h50 com o carregador embarcado monofásico (3,7 kW),
  • a partir de uma tomada standard (8 A), permite uma carga completa em 7h05 com o carregador embarcado monofásico (3,7 kW).

Relativamente a propulsores térmicos, a gama do novo 308 dispõe de motores com emissões reduzidas de CO2, a partir de 117 g/km.

A gasolina, motores de 3 cilindros com 1.2 l de cilindrada:

  • PureTech 110 cv CVM6,
  • PureTech 130 cv CVM6,
  • PureTech 130 cv EAT8.

Diesel, motores de 4 cilindros com 1.5 l de cilindrada:

  • BlueHDi 130 cv CVM6,
  • BlueHDi 130 cv EAT8.

Gama nacional e preços

A gama do novo PEUGEOT 308 distribui-se pelos seguintes níveis de acabamento, nos quais se destacam, entre outros, os elementos e equipamentos abaixo descritos:

  • Active Pack: Ajuda ao estacionamento traseiro, Active Safety Brake,
    Ar condicionado bi-zona, Touchscreen de 10”, Mirror Screen sem fios, Peugeot
    i-Cockpit® com painel de instrumentos digital de 10’’ personalizável, Faróis LED;
  • Allure: Active Safety Brake (noturno e peões), Ajuda ao estacionamento dianteiro e câmara de marcha-atrás, Comutação automática de luzes de máximos, Jantes de liga leve de 17” Calgary, Navegação conectada com touchscreen de 10'' e ecrã com i-Toggles virtuais e personalizáveis;
  • Allure Pack: Acesso e arranque mãos-livres, Carregamento do smartphone por indução, Cruise Control adaptativo, Vigilância de ângulo morto de longo alcance e alerta de trânsito traseiro transversal;
  • GT: Grelha dianteira específica em Preto com verniz, aplicações cromadas e entradas de ar em Preto Brilhante, Driver Sport Pack, Alargadores de para choques dianteiro e na zona lateral inferior da carroçaria, Jantes em liga leve de 18’’ Kamakura adiamantadas, Peugeot i-Cockpit® com painel de instrumentos digital 3D de 10’’ personalizável, Faróis Matrix LED, Estofos tri-material Couro / Alcantara ® Knit;
  • GT Pack: Jantes em liga leve de 18’’ Portland adiamantadas, Pack Drive Assist Plus (condução semiautónoma), Banco do condutor AGR elétrico e com memória, Bancos dianteiros aquecidos e com sistema de massagens, Sistema Hi-Fi Premium FOCAL®, Visio Park 360º.

Novo PEUGEOT 308

PVP

Active Pack

1.2 PureTech 110 cv CVM6

25.100 €

1.2 PureTech 130 cv CVM6

25.800 €

1.5 BlueHDi 130 cv CVM6

29.200 €

HYBRID 180cv e-EAT8

37.450 €

Allure

1.5 BlueHDi 130 cv CVM6

31.600 €

1.5 BlueHDi 130 cv EAT8

33.500 €

1.2 PureTech 130 cv CVM6

28.200 €

1.2 PureTech 130 cv EAT8

30.100 €

HYBRID 180cv e-EAT8

39.650 €

Allure Pack

1.5 BlueHDi 130 cv CVM6

32.500 €

1.5 BlueHDi 130 cv EAT8

34.400 €

1.2 PureTech 130 cv CVM6

29.100 €

1.2 PureTech 130 cv EAT8

31.000 €

HYBRID 180cv e-EAT8

40.550 €

GT

1.5 BlueHDi 130cv EAT8

36.850 €

1.2 PureTech 130 cv EAT8

33.450 €

HYBRID 180cv e-EAT8

43.000 €

HYBRID 225cv e-EAT8

44.500 €

GT Pack

1.5 BlueHDi 130cv EAT8

38.900 €

1.2 PureTech 130 cv EAT8

35.500 €

HYBRID 180cv e-EAT8

45.050 €

HYBRID 225cv e-EAT8

46.550 €

Em matéria de financiamentos, o posicionamento do novo PEUGEOT 308 e a gama de produtos financeiros associadas a este modelo estão extraordinariamente bem adaptados à fiscalidade nacional.

Para clientes particulares, as soluções Easy Credit permitem dispor de rendas mensais a partir de 199,00€ (308 Active Pack 1.2 PureTech 110 CVM6) ou de 375,00€, no caso das versões híbridas (308 Active Pack Hybrid 180 cv e-AT8), ambos com entrada no valor de 4.690€, para 48 meses /60.000 km.

Para as empresas, no caso dos financiamentos Free2Move Lease (48 meses /60.000 km), a PEUGEOT propõe, por exemplo, o 308 Active Pack 1.5 BlueHDi 130 cv CVM6 pelo mesmo valor mensal do 308 HYBRID Active Pack 180 cv e-EAT8, beneficiando da dedução do IVA.

Com a estrutura de preços do novo modelo em Portugal, todas as versões Active Pack, a gasolina, Diesel e Hybrid são enquadráveis no primeiro escalão da Tributação Autónoma.

O novo PEUGEOT 308 é produzido em França, na fábrica de Mulhouse.