user_mobilelogo

Uma batalha do tipo “David contra Golias”, mas não da forma como seria expectável.
O novo Puma ST, o primeiro SUV à venda na Europa com assinatura Ford Performance, assume um lugar de destaque neste embate épico contra uma pequena, mas igualmente impressionante, versão minimalista de si mesmo, num entusiasmante vídeo tornado hoje público pela Ford.

O vídeo “Puma ST vs. Puma RC” coloca o Puma ST, um SUV compacto de elevada performance, de 200 cavalos, conduzido pela estrela dos ralis Louise Cook, contra uma réplica telecomandada, à escala 1/10, controlada pelo piloto profissional Lee Martin, numa dramática corrida contra o cronómetro.
Gravado no icónico circuito britânico de Brands Hatch, este confronto especial representa o derradeiro teste à agilidade do novo Puma ST. Fazendo uso das suas habilidades dinâmicas, sublimadas pelas sofisticadas Sports Technologies, o Puma ST consegue completar uma voltado Brands Hatch Indy Circuit num tempo-alvo de cerca de 60 segundos.

Já a miniatura telecomandada do Puma ST tem como objetivo completar três voltas da pista de karts de Brands Hatch, com uma distância total de 220 metros por volta, numa réplica precisa do Indy Circuit, que reproduz na perfeição as suas desafiantes seis curvas. Com um tempo alvo definido em cerca de 20 segundos por volta para o Puma ST à escala reduzida, este é um desafio que coloca à prova a performance de ambos os veículos e respetivos pilotos, promovendo um emocionante e renhido final.

Os concorrentes
Introduzindo a já reconhecida dinâmica de condução Ford Performance no inovador Ford Puma, o Puma ST é propulsionado por um motor 1.5 litros EcoBoost, a gasolina, com 200 cavalos, e acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.
Das suas Sports Technologies fazem parte um opcional diferencial autoblocante, único no segmento, molas de força vetorial e especificações únicas para a suspensão e direção de modo a proporcionar uma excecional resposta em curva. Os Modos de Condução selecionáveis incluem um Modo Track que altera as características da sua dinâmica para se alcançarem os melhores tempos por volta, bem como oferecer a mais pura experiência de condução.
Louise Cook, piloto britânica de ralis que conta no seu currículo com o título de Campeã da Taça FIA de Carros de Produção para veículos de duas rodas motrizes e com uma dupla vitória no Campeonato Britânico de Ralis destinado a pilotos do sexo feminino, atribui ao Puma ST as melhores hipóteses de vitória.
Quanto ao Puma ST RC, é um exemplar único, à escala 1/10, desenvolvido especialmente para esta corrida pela empresa britânica Designworks, que se baseia numa plataforma ARC R12FF e utiliza um motor elétrico 402 W que lhe permite atingir uma velocidade de 80 km/h.
Desenhado ao pormenor para se assumir como uma réplica perfeita do modelo à escala real, o Puma ST RC conta igualmente com tração dianteira. A sua leve carroçaria foi construída em poliestireno de alto impacto (HIPS), utilizando para isso informações digitais de engenharia retiradas do Puma ST real e tecnologia de fresagem controlada por computador.

Pormenores como as réplicas das jantes, dos retrovisores exteriores e das escovas limpa parabrisas foram impressos em 3D com grande detalhe. Até a pintura exterior Mean Green é idêntica à do SUV de produção, tendo sido utilizada a mesma tinta acrílica à base de água.

A comandá-lo está Lee Martin, um piloto RC profissional, com seis títulos europeus e outros treze britânicos registados em seu nome.


Puma ST Puma RC
Motor
1,5 litros Ford EcoBoost
200 CV
Motor elétrico
402 W sem escovas
Transmissão
Tração dianteira, caixa
manual de 6 velocidades
Tração dianteira,
caixa com 1 velocidade
Aceleração
0 - 100 km/h
em 6,7 segundos
0 - 80 km/h
em 3,0 segundos
Velocidade máxima 220 km/h 80 km/h
Rodas 19” 1,9”
Comprimento 4.226 mm 420 mm
Altura 1.533 mm 155 mm
Peso 1,358 kg 1,3 kg
Experimente o Puma ST no novo jogo de Instagram
A Ford está também a lançar um novo filtro de Instagram que permitirá aos fãs do Puma ST experienciar as emoções de completar uma volta ao circuito de Brands Hatch em formato digital. Disponível a partir do final deste mês para todos os utilizadores do Instagram, poder-se á conduzir o SUV da Ford Performance, inclinando a cabeça para a esquerda ou para a direita, e acelerar o Puma ST sobre os vários logótipos “ST” colocados ao longo da pista. Os tempos por volta ficam registados e podem ser partilhados com os seguidores, permitindo aos utilizadores desafiar os amigos a baterem os tempos registados.
Citações
“Esta não foi uma corrida qualquer, mas o Puma ST foi desenhado para proporcionar performance e agilidade num formato compacto e prático, independentemente das condições existentes. Mesmo quando posto à prova contra um veículo especificamente pensado para a competição e contra um piloto Campeão, ele consegue estar à altura do desafio”.
Stefan Muenzinger, Ford Performance, Manager
“Ter a oportunidade de conduzir o Puma ST pela primeira vez foi incrivelmente divertido. Não sabia o que esperar mas não me senti como se estivesse num SUV, pois o Puma ST conduz-se como um ‘hatchback’ mais desportivo e diverti-me muito a conduzi-lo no circuito de Brands Hatch. Estou habituada a conduzir modelos de ralis da Ford, por isso foi muito agradável sentir aquela sensação familiar de rapidez e a boa prestação em pista do Puma ST”.
Louise Cook, Piloto do Mundial de Ralis
“Esta foi uma excelente oportunidade de ver como se comporta um carro telecomandado contra um automóvel a sério. O modelo RC foi construído de forma a reproduzir o mais fiel possível o modelo de produção, com a configuração de tração dianteira, carroçaria SUV e, tal como o verdadeiro, com um comportamento muito bom. A corrida foi muito divertida. Na próxima vez, talvez a Louise e eu possamos trocar de carro”.
Lee Martin, Piloto RC