user_mobilelogo

Realizou-se hoje a conferência de imprensa para apresentar a Free2Move eSolutions, a joint venture entre a Stellantis (por meio da sua empresa FCA Italy S.p.A.) e a Engie EPS, destinada a apoiar e facilitar a transição para a e-mobilidade com a oferta de soluções elétricas inovadoras preparadas por medida, tanto para clientes privados como empresariais.

Após o termo da operação na segunda-feira, 3 maio de 2021, realizou-se a primeira reunião da Administração da joint venture, tendo sido confirmada a composição do Conselho de Administração da Free2Move eSolutions. Seis membros, liderados pelo Diretor Executivo Carlalberto Guglielminotti (da Engie EPS e Young Global Leader 2020 do Fórum Económico Mundial) e pelo CEO Roberto Di Stefano, da Stellantis. Os outros membros do Conselho de Administração são: Brigitte Courtehoux (CEO da marca Free2Move e membro do Comité Executivo da Stellantis) e Davide Mele (Vice-Diretor Geral de Operações para a Europa Alargada), da Stellantis; Luigi Michi (anteriormente Responsável de Estratégia e Operações de Sistemas na Terna e Vice-Presidente Executivo na Enel) e Giovanni Ravina (Diretor-Geral de Inovação), em representação da Engie EPS.

Carlalberto Guglielminotti e Roberto Di Stefano anunciaram, a partir da fábrica Vehicle-to-Grid (V2G) em Mirafiori, Turim – o epítome da colaboração que, desde 2017, liga a FCA (agora Stellantis) à Engie EPS –, o arranque das operações da nova empresa, criada para acelerar a democratização da mobilidade elétrica e completar a carteira de produtos Free2Move com uma série de abrangentes ofertas dedicadas à e-mobilidade.

Como mostrado no site da nova empresa, hoje lançado (www.esolutions.free2move.com), a Free2Move eSolutions propõe uma grande variedade de atividades, projetos e produtos. A oferta vai da easyWallbox – a solução de carregamento doméstica plug-and-play de fácil instalação, adequada para uso privado – à eProWallbox, um equipamento de carregamento inteligente, flexível e conectado que opera até 22 kW e fornece a utilizadores e gestores de frotas um prático controlo remoto por meio de uma plataforma digital.

A ePublic é ideal para instalação exterior e em espaços públicos ou semipúblicos, enquanto a eFleet representa o melhor em termos de flexibilidade, ao oferecer carregamento rápido e serviços V2G a veículos elétricos, autocarros e camiões com um único produto.

Os produtos eFast permitirão carregamento rápido – até 100 km em menos de 30 minutos, combinando inovação tecnológica e sustentabilidade ao dar uma segunda vida às baterias da indústria automóvel: são a solução ideal para estações de serviço, hotéis, edifícios comerciais e pequenas frotas de veículos elétricos.

E há ainda a ePost CityWay, a revolucionária e patenteada solução de carregamento rápido que alavanca a infraestrutura existente de elétricos e tróleis para fornecer carregamento em locais urbanos onde é impossível efetuar transformações na rede ou obras na estrada. Haverá assinaturas de taxa fixa mensal para recarregar veículos elétricos em casa e na estrada, com ofertas concebidas em função dos hábitos de carregamento do consumidor, que permitem a utilização de energia 100% sustentável e que tornam possível aproveitar os incentivos governamentais disponíveis.

Durante a conferência de imprensa, Carlalberto Guglielminotti afirmou: “A Free2Move eSolutions é o ponto de encontro entre o campo da energia e o mundo automóvel. De facto, combina o know-how da Engie EPS, protagonista mundial em microrredes e tecnologia de armazenamento de energia, com a experiência da Stellantis, um dos principais grupos mundiais no setor automóvel. Com a Free2Move eSolutions, a mobilidade elétrica destinar-se-á a todos: enfrentamos desafios tecnológicos complexos para tornar a mobilidade elétrica simples e permitir que as gerações futuras se movam e vivam em harmonia com o planeta."

O CEO Roberto Di Stefano explicou que “a Free2Move eSolutions não tenciona ser um fornecedor convencional, nem um mero retalhista de serviços relacionados com mobilidade. O seu objetivo é tornar-se algo mais, acelerar a transição energética e tornar-se líder no setor: um parceiro global que interage em estreito contacto com o cliente, isto é, qualquer pessoa que usa um veículo elétrico ou eletrificado para se deslocar”.