user_mobilelogo

• 4 grandes atores da mobilidade publicaram um Manifesto de Mobilidade Urbana, no qual se comprometem a partilhar visão comum da mobilidade do amanhã.
• Com o projeto “Mobilité360”, Blablacar, Mobilize (Groupe Renault), o grupo RATP e Uber colocam ao serviço das cidades e dos cidadãos as suas competências complementares, para oferecer soluções de mobilidade mais simples, ecológicas, sustentáveis e partilhadas.

Como resultado de uma reflexão coletiva iniciada no projeto “Mobilité360”, Blablacar, Mobilize, o grupo RATP e Uber, apoiados na sua abordagem pelo Boston Consulting Group, coassinaram um manifesto de mobilidade urbana para partilhar sua visão, método e compromissos comuns, colocando-os ao serviço do desenvolvimento da mobilidade sustentável e otimizada, face às necessidades dos utilizadores, das cidades e dos operadores.
Com base na recente proliferação de novos serviços de mobilidade e a falta de diálogo entre operadores e autoridade públicas, estes quatro grandes atores da mobilidade construíram, juntos, uma nova visão da mobilidade urbana, baseada em quatro pilares:
• Ter um impacto ambiental positivo, ao reduzir a poluição gerada pelo sistema de transportes, a pegada de carbono das frotas e as operações relacionadas com os serviços de mobilidade
• Promover uma utilização otimizada do espaço público e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, através da criação de cidades mais acolhedoras e menos congestionadas
• Garantir que todos os utilizadores têm acesso aos serviços, desenvolvendo ofertas acessíveis a todos e em todas as regiões
• Melhorar a qualidade da experiência do utilizador, oferecendo um sistema de transporte seguro, de confiança e fácil de usar.

Este grupo, que reúne uma vasta gama de competências, pretende, por exemplo, estudar a criação de infraestruturas para promover a adoção de meios de transporte ecológicos e partilhados, providenciar o desenvolvimento de serviços de mobilidade partilhada, a pedido, para o primeiro e o último quilómetro, ou mesmo viabilizar a implementação da complementaridade entre os serviços, para garantir a continuidade da oferta fora do horário de ponta, inclusive à noite. A curto prazo, os parceiros pretendem lançar uma experiência que permita aos cidadãos testar uma oferta de mobilidade diversificada, mais flexível e mais ecológica.
Para tal, o projeto “Mobilité360” preconiza, também, o estabelecimento de uma abordagem mais colaborativa baseada num diálogo comum e organizado, entre operadores e autoridades públicas, partilha facilitada e supervisionada de informação e conhecimentos, para além da construção, conjunta, de soluções inovadoras.
O Manifesto de Mobilidade Urbana é a primeira materialização do compromisso assumido entre a Blablacar, a Mobilize, o grupo RATP e a Uber para trabalharem em colaboração direta, no sentido de transformar o atual sistema de mobilidade urbana e para desenvolver, de forma colaborativa e em cooperação com o poder público, uma oferta rica e inovadora, colocada ao serviço de todos viajantes e cidades mais prósperas e inclusivas, que caminhem para a descarbonização.
Descubra os 10 objetivos principais do projeto "Mobilité360" e as 13 ações que lhe estão associadas, no anexo deste comunicado de imprensa.
“O mundo automóvel está a mudar. Os utilizadores estão a procurar soluções de mobilidade flexíveis e as cidades estão ansiosas para reduzir a pegada do automóvel. A Mobilize é um ‘player’ comprometido com essa transformação do setor. Estamos, portanto, muito satisfeitos em participar do projeto ‘Mobilité360’ e em trabalhar com parceiros para um uso otimizado e sustentável do automóvel, reduzindo seu impacto ambiental”, refere Clotilde Delbos, Diretora Geral da Mobilize.