user_mobilelogo
  • Goodyear fornecedor exclusivo de pneus para a classe LMP2

  • Todas as especificações de pneus são novas para 2021

  • Maior investimento em serviço e edição do guia GO RACING, com toda a atividade da marca na competição

Depois de uma bem-sucedida campanha inaugural no Campeonato Do Mundo de Resistência (WEC) da FIA na temporada passada, a Goodyear entra numa nova era enquanto parceiro oficial do campeonato, através do fornecimento de pneus a todos os carros da categoria de protótipos LMP2. A temporada do WEC de 2021 tem início em Spa-Francorchamps, na Bélgica, no sábado, 1 de maio, com uma corrida de seis horas. 

A época passada representou para a Goodyear o regresso do gigante dos pneus à ação das corridas de automóveis de alto nível pela primeira vez em praticamente duas décadas, e saldou-se em vitórias em Xangai e no Bahrain, assim como num memorável duplo pódio nas 24 Horas de Le Mans. 

Esses êxitos foram ainda mais impressionantes uma vez que Goodyear apenas fornecia duas das equipas que participaram em toda a temporada na sempre altamente competitiva grelha de LMP2. Na sequência de tais sucessos, a Goodyear foi nomeada fornecedor único de pneus para a categoria LMP2 no WEC, nas European Le Mans Series (ELMS) e nas 24 Horas de Le Mans. 

Este fim de semana, em Spa-Francorchamps, a classe LMP2, com 14 inscritos, utilizará uma especificação de pneus de competição para piso seco Goodyear Eagle F1 SuperSport totalmente nova. A grelha é composta por uma combinação de protótipos da Ligier e da Oreca, que motores V8 de 4,2 litros que debitam cerca de 536 cv. O estatuto de Campeonato do Mundo é sublinhado por equipas oriundas de dez países, e por pilotos de 19 diferentes nacionalidades. 

Antes do evento belga, a Goodyear teve a sua primeira experiência de fornecimento exclusivo de LMP2 nas European Le Mans Series, em Barcelona, no início deste mês. Nessa corrida, foi permitido às equipas utilizarem o pneu mais macio de "Especificação A" da Goodyear, mas, em Spa, a mais dura "Especificação C" será obrigatória. Tal acontece para garantir que existe uma devida diferença de performance entre a nova classe Hypercar e a LMP2, duas das quatro categorias que compõem a grelha do WEC. Ainda assim, as equipas irão em busca da oportunidade de terminar no pódio da classificação geral, bem como de vencer a classe LMP2. 

Mike McGregor, diretor do Programa de Corridas de Resistência da Goodyear, afirma: “A nova era marca uma mudança de mentalidade para a nossa equipa de engenharia e assistência. Na época passada, centramo-nos em oferecer às nossas duas equipas parceiras uma vantagem em termos de estratégia, assistência e contributos de desenvolvimento, para que pudessem bater os carros da marca de pneus rival. Este ano, avançámos para promover uma cultura de paridade, igualdade e equidade entre todas as equipas, para oferecer-lhes o mesmo elevado nível de serviço. A Goodyear tem experiência em consegui-lo, por via das nossas parcerias de fornecimento exclusivo em competições de carros de turismo e de GT. 

“Spa é um circuito de alta velocidade, com curvas que geram grandes cargas laterais. É agressivo para com os pneus, mas tivemos lá sucesso no ano passado, com as voltas mais rápidas a serem estabelecidas no final dos stints. Os dois carros da Goodyear foram os únicos da sua classe que cumprir uma volta com uma velocidade média superior a 200 km/h. Estamos confiantes de uma consistência similar este ano, com a nova especificação C, mais dura, depois de vermos quão ampla foi a sua janela de operação na corrida das ELMS de Barcelona”. 

A localização de Spa, no ondulado campo das Ardenas, significa que a pista pode estar muito molhada. A Goodyear fornecerá às equipas pneus para piso totalmente molhado e versáteis intermédios. Este ano, toda a gama de pneus para condições secas e molhadas é completamente nova, o que enfatiza a seriedade com que a Goodyear se está a tomar a responsabilidade de ser fornecedor único de pneus. 

O compromisso de Goodyear com o WEC também foi reforçado através do aumento da presença da marca em pista em todos los eventos, melhorando a visibilidade da marca à medida que o seu regresso se alarga a um leque mais amplo de campeonatos internacionais, incluindo o WTCR – Taça do Mundo de Carros de Turismo da FIA, o PURE ETCR, as ELMS e o WEC. 

A Goodyear editou o guia GO RACING, onde é compilada toda a informação relativa aos distintos campeonatos em que a marca compete durante esta temporada de 2021. Pode ser consultado clicando aqui.

Os treinos livres e a qualificação das 6 Hporas de Sap-Francorchamps terão lugar quinta e sexta feiras, e a corrida será realizada das 13h30-19h30 CEST de sábado.