user_mobilelogo
  • Será o responsável máximo das marcas SEAT e CUPRA
  • Conta com 20 anos de experiência na indústria automóvel e, até ao momento, era responsável de Marketing de Produto da SEAT S.A.
  • Assume a posição com o objetivo de fortalecer a SEAT e promover a CUPRA e contribuir para a para a transformação da empresa e das suas marcas com introdução dos veículos eletrificados em Portugal

Pedro Fondevilla foi nomeado o novo Diretor Geral da SEAT Portugal, cargo que ocupará a partir de 1 de maio. Na sua nova função, Fondevilla liderará as marcas SEAT e CUPRA e substituirá David Gendry, que deixou a empresa por sua própria solicitação.

Fondevilla tem 20 anos de experiência na indústria automóvel, principalmente na área comercial, e desde janeiro de 2018 que ocupava o cargo de Diretor de Marketing de Produto da SEAT S.A. Nesta posição, liderou a estratégia global de Marketing de Produto, coordenando as áreas comerciais para atingir os objetivos de margem de contribuição. Foi também responsável pelo desenvolvimento da estratégia de veículos elétricos para aumentar a competitividade da SEAT e da CUPRA. A partir de agora, Fondevilla terá como objetivo o crescimento da SEAT e a promoção da marca CUPRA em Portugal, com especial enfâse na introdução dos modelos híbridos e elétricos da empresa.

O presidente da SEAT S.A., Wayne Griffiths, sublinhou que “Pedro Fondevilla é um gestor muito talentoso. Nos últimos anos, tornou-se uma referência na área Comercial ao transformar as áreas de vendas e pós-venda para o veículo elétrico.” Griffiths acrescentou que “graças à sua experiência em estratégias de marketing e comerciais, e ao seu conhecimento do mercado da eletricidade, estou convencido de que é a pessoa ideal para continuar a promover o crescimento da SEAT e de CUPRA em Portugal, e torná-lo ainda mais um país competitivo e de sucesso”.
 
Pedro Fondevilla sublinhou que “a eletrificação é um fator chave para o crescimento das marcas SEAT e CUPRA num país onde as vendas de veículos eletrificados aumentaram mais de 50% em 2020. É um desafio motivador para o qual tenho uma Equipa e uma Rede de Concessionários com experiência e compromisso”.
 
Fondevilla é licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade de Barcelona e pós-graduado em Marketing pela ESADE Business School. Fondevilla iniciou a sua carreira profissional como controller em França no Grupo Renault, antes de voltar a Espanha com o mesmo Grupo. Em 2006, ingressou no Grupo Volkswagen España Distribución (então VAESA), ocupando diversos cargos na área Comercial até chegar ao Departamento de Marketing da marca Volkswagen, cargo que ocupou até 2018, ano em que ingressou na SEAT S.A.
SEAT é a marca com o perfil mais jovem na Europa (10 anos mais jovem que a média do setor) e a porta de entrada a novos clientes para o Grupo Volkswagen (56% deles vêm de fora). Oferece automóveis "Created in Barcelona", com design apelativo e os mais avançados motores de combustão interna. 
Atualmente, a marca SEAT apresenta a linha mais forte que já alguma vez teve, com seis modelos, desde os mais eficientes e tradicionais motores de combustão até aos híbridos plug-in, bem como motores com gás natural comprimido. A SEAT lançou recentemente o SEAT Leon e-HYBRID e o SEAT Tarraco e-HYBRID, e, este ano, apresentará a versão renovada do Ibiza e do Arona. Os três SUVs da SEAT (Arona, Ateca e Tarraco) são responsáveis por quase metade das vendas da SEAT.

Além disso, a SEAT está comprometida com a mobilidade urbana através da SEAT MÓ, a sua unidade de negócios que trabalha para desenvolver e impulsionar a estratégia de micromobilidade futura da empresa centrada em produtos e serviços elétricos.