user_mobilelogo
Com o centro nevrálgico em Fafe, a prova que homenageia o piloto local Carlos Vieira vai para a estrada os próximos dias 25 e 26 com um total de 13 classificativas sediadas no concelho.
A prova é pontuável para o Campeonato de Portugal de Clássicos (CPCR), Campeonato Start Norte de Ralis e conta ainda com uma prova extra que acompanha a do CPCR, sendo também candidata a integrar, já em 2023, o calendário do Campeonato do Europeu de Clássicos FIA (FIA European Historic Rally Championship), uma aspiração antiga tanto do Demoporto (Clube de Desportos Motorizados do Porto) como do município de Fafe.
Atualmente, o Europeu tem um calendário de nove provas, entre as quais figuram nomes de referência como os ralis Costa Brava, Ilha d’Elba ou Sanremo, espalhados por países como a Espanha (2), a Itália (2), a República Checa, a Suíça, a Hungria, a Áustria e a Finlândia.
“Desde 2020, quando este mesmo rali integrou o ERC, em plena pandemia, que ambicionávamos entrar no Europeu de Clássicos. E como foi possível constatar nesse ano, Fafe dispõe de excelentes condições, pois as classificativas de asfalto são maioritariamente as mesmas, para entrar no calendário dessa competição FIA. Há toda uma envolvência, das classificativas à paisagem, que torna esse rali, a decorrer integralmente no concelho de Fafe, apelativo para vir a fazer parte das grandes competições FIA de veículos históricos”, refere Carlos Cruz, presidente do Demoporto.
Dividido por dois dias, o Rally Montelongo Carlos Vieira, que presta homenagem ao piloto local e campeão nacional de ralis em 2017, engloba um total de 13 classificativas (130,04 km) na prova do CPCR e ainda na prova-extra que admitirá veículos não clássicos. No sábado os pilotos fazem uma dupla passagem pelas “especiais” de Vila Pouca (9,71 km), Aboim/Gontim (9,01 km) e Monte (12,05 km), para no dia seguinte completarem uma “ronde” por Montim (6,92 km), Várzea Cova (11,01 km) e Queimadela/Travassos (10,88 km), estando o final do rali previsto para as 15h10, no Parque da Feira Velha (Fafe).
A prova o Campeonato Start Norte de Ralis decorre apenas no sábado, com seis classificativas, referentes a uma dupla passagem por Vila Pouca, Aboim/Gontim e Monte.